Conte uma história com impacto

mulher de óculos ao telefone

Os entrevistadores estão cada vez mais a depender de perguntas por competências para poderem distinguir entre candidatos concorrentes. Mas o que são estas perguntas, e qual é a melhor forma de as enfrentar? 

Distinga-se

As perguntas de entrevista por competências são um método bastante útil para um entrevistador saber se o candidato encaixaria bem na empresa, e distinguir entre diferentes candidatos com níveis semelhantes de experiência e aptidões profissionais. Isto porque não há duas histórias nem dois contadores de histórias iguais. Use as perguntas por competências para contar a sua própria história, e torne-a única. 

As histórias são uma ferramenta de comunicação muito poderosa porque apelam tanto ao lado emocional como ao lado racional do cérebro, oferecendo-lhe uma oportunidade de mostrar melhor a sua personalidade, bem como de estabelecer uma ligação mais empática com o seu entrevistador, que vai além dos dados do seu CV. 

Também pode utilizar as histórias para demonstrar mais aquilo de que é capaz, e para guiar a entrevista na direção que melhor demonstra a sua adequação para o posto. 

O que lhe vão perguntar?

Há vários tópicos dentro dos quais lhe podem fazer uma pergunta de competências. Porém, as perguntas tendem a cair dentro de várias categorias bastante previsíveis, como qualidades pessoais, capacidades interpessoais e comportamento em equipa, liderança e gestão, aptidão comercial e de cliente, ou ainda capacidades de resolução de problemas e tomada de decisão. 

Alguns exemplos:

  • “Dê-nos um exemplo de uma situação em que tenha tido de lidar com feedback mais complicado sobre o seu trabalho”
  • “Dê-nos um exemplo de quando foi capaz de resolver um conflito interno dentro da sua equipa”
  • “Dê-nos um exemplo de um momento em que um colega seu estava a enfrentar uma fase difícil de motivação no trabalho e você conseguiu ajudar”
  • “Descreva uma situação em que tenha conseguido influenciar diretamente os resultados da sua empresa”
  • “Pode-me dar um exemplo de uma situação em que tenha tido de tomar uma decisão estratégica difícil e convencer os outros no processo?”
Use as perguntas por competências para contar a sua própria história e torne-a única. 

Muitas vezes, é possível deduzir o tipo de perguntas que lhe podem fazer numa entrevista específica, tendo em conta aquilo que sabe do posto de trabalho, da descrição da oferta, e, claro, do seu próprio currículo. 

No caso de estar a trabalhar com um consultor de recrutamento, não se esqueça de lhe pedir aconselhamento – enquanto especialista, saberá melhor do que ninguém o tipo de competências que a empresa está a procurar. 

Por exemplo, se estiver a ser entrevistado para um posto onde vai ter de gerir pessoas pela primeira vez, pode esperar uma pergunta do tipo: “Conte-me alguma situação em que tenha tido de intervir e revelar liderança na sua equipa” – isto dá-lhe a oportunidade de provar que, ainda que não tenha formalmente demonstrado uma competência específica anteriormente, já tem o potencial para o fazer. 

Se estiver a fazer uma mudança para um posto no qual é crítico ter a capacidade de lidar positivamente com prazos apertados e pressão de tempo, podem-lhe perguntar: “Fale-nos de uma situação em que tenha sido necessário gerir vários prazos simultaneamente.” 

Se, por outro lado, o trabalho em equipa ou contacto com o cliente é essencial para o posto para o qual está a ser entrevistado, pode esperar uma pergunta do tipo: “Conte-nos de uma situação em que tenha tido de arranjar maneira de trabalhar com um colega com quem nem sempre se deu bem”, ou “Fale-me sobre um momento em que tenha superado as expectativas para agradar um cliente”.

RECORDE:

  • As perguntas por competências ajudam os entrevistadores a diferenciarem candidatos aparentemente semelhantes;
  • Utilize as perguntas por competências para contar a sua própria história;
  • Estude a descrição da oferta de emprego para encontrar pistas daquilo que lhe poderão perguntar;
  • Pergunte ao seu consultor de recrutamento que tipo de competências a empresa contratante está a procurar.

Veja aqui outros exemplos de perguntas de entrevista por competências e os nossos conselhos para lhes responder da melhor forma, incluindo a técnica STAR.
Mais informação sobre entrevistas por competências aqui.

Descarregue o nosso guia completo para entrevistas para ser bem sucedido em todas as fases do processo de recrutamento. 

banner jovens sorridentes - conselhos de carreira

Conselhos
de carreira 

Read more »

Guia completo para entrevistas de emprego 

banner complete interview guide
Read more »

Compare o
seu salário  

banner luzes da cidade - salary survey
Read more »

Ofertas
de emprego 

banner seta azul neon - ofertas de emprego
Read more »

Subscreva os nossos 
alertas de emprego 

banner telhado azul ripado - alertas de emprego
Read more »