pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Conte uma história com impacto

Os entrevistadores estão cada vez mais a depender de perguntas por competências para poderem distinguir entre candidatos concorrentes. Mas o que são estas perguntas, e qual é a melhor forma de as enfrentar? 

Distinga-se

As perguntas de entrevista por competências são um método bastante útil para um entrevistador saber se o candidato encaixaria bem na empresa, e distinguir entre diferentes candidatos com níveis semelhantes de experiência e aptidões profissionais. Isto porque não há duas histórias nem dois contadores de histórias iguais. Use as perguntas por competências para contar a sua própria história, e torne-a única. 

As histórias são uma ferramenta de comunicação muito poderosa porque apelam tanto ao lado emocional como ao lado racional do cérebro, oferecendo-lhe uma oportunidade de mostrar melhor a sua personalidade, bem como de estabelecer uma ligação mais empática com o seu entrevistador, que vai além dos dados do seu CV. 

Também pode utilizar as histórias para demonstrar mais aquilo de que é capaz, e para guiar a entrevista na direção que melhor demonstra a sua adequação para o posto. 

O que lhe vão perguntar?

Há vários tópicos dentro dos quais lhe podem fazer uma pergunta de competências. Porém, as perguntas tendem a cair dentro de várias categorias bastante previsíveis, como qualidades pessoais, capacidades interpessoais e comportamento em equipa, liderança e gestão, aptidão comercial e de cliente, ou ainda capacidades de resolução de problemas e tomada de decisão. 

Alguns exemplos:

  • “Dê-nos um exemplo de uma situação em que tenha tido de lidar com feedback mais complicado sobre o seu trabalho”
  • “Dê-nos um exemplo de quando foi capaz de resolver um conflito interno dentro da sua equipa”
  • “Dê-nos um exemplo de um momento em que um colega seu estava a enfrentar uma fase difícil de motivação no trabalho e você conseguiu ajudar”
  • “Descreva uma situação em que tenha conseguido influenciar diretamente os resultados da sua empresa”
  • “Pode-me dar um exemplo de uma situação em que tenha tido de tomar uma decisão estratégica difícil e convencer os outros no processo?”
Use as perguntas por competências para contar a sua própria história e torne-a única. 

Muitas vezes, é possível deduzir o tipo de perguntas que lhe podem fazer numa entrevista específica, tendo em conta aquilo que sabe do posto de trabalho, da descrição da oferta, e, claro, do seu próprio currículo. 

No caso de estar a trabalhar com um consultor de recrutamento, não se esqueça de lhe pedir aconselhamento – enquanto especialista, saberá melhor do que ninguém o tipo de competências que a empresa está a procurar. 

Por exemplo, se estiver a ser entrevistado para um posto onde vai ter de gerir pessoas pela primeira vez, pode esperar uma pergunta do tipo: “Conte-me alguma situação em que tenha tido de intervir e revelar liderança na sua equipa” – isto dá-lhe a oportunidade de provar que, ainda que não tenha formalmente demonstrado uma competência específica anteriormente, já tem o potencial para o fazer. 

Se estiver a fazer uma mudança para um posto no qual é crítico ter a capacidade de lidar positivamente com prazos apertados e pressão de tempo, podem-lhe perguntar: “Fale-nos de uma situação em que tenha sido necessário gerir vários prazos simultaneamente.” 

Se, por outro lado, o trabalho em equipa ou contacto com o cliente é essencial para o posto para o qual está a ser entrevistado, pode esperar uma pergunta do tipo: “Conte-nos de uma situação em que tenha tido de arranjar maneira de trabalhar com um colega com quem nem sempre se deu bem”, ou “Fale-me sobre um momento em que tenha superado as expectativas para agradar um cliente”.

RECORDE:

  • As perguntas por competências ajudam os entrevistadores a diferenciarem candidatos aparentemente semelhantes;
  • Utilize as perguntas por competências para contar a sua própria história;
  • Estude a descrição da oferta de emprego para encontrar pistas daquilo que lhe poderão perguntar;
  • Pergunte ao seu consultor de recrutamento que tipo de competências a empresa contratante está a procurar.

Veja aqui outros exemplos de perguntas de entrevista por competências e os nossos conselhos para lhes responder da melhor forma, incluindo a técnica STAR.
Mais informação sobre entrevistas por competências aqui.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Seis meses: O tempo médio que um licenciado demora a encontrar emprego na situação atual

Metade dos licenciados do Estado levaram até 6 meses a encontrar emprego depois de concluir os seus estudos Dos que encontraram emprego, 53% dizem que os seus empregos atuais não estão relacionados com a sua licenciatura 72% dos licenciados sentem que não têm "muita margem" no mercado de trabalho 45

Ler mais

Perfis profissionais mais procurados por fintechs

Programadores de software e engenheiros de dados. São dois dos perfis profissionais mais procurados pelas empresas do setor das fintechs. De acordo com o nosso Global Fintech Talent Report, "embora a tendência do mercado esteja se movendo para as áreas de pagamentos, criptomoedas e empréstimos, a fo

Ler mais

8 estratégias para manter a saúde mental e bem-estar em teletrabalho após as férias

A Robert Walters criou um guia digital para apoiar a saúde mental dos profissionais nas empresas, onde se destacam 8 dicas práticas para proteger a sua saúde mental e bem-estar durante o trabalho remoto. 1. Crie um espaço específico para trabalhar em casa que seja ainda melhor que o escritório Sente

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.