5 conselhos para superar uma entrevista por competências

pessoas em uma escada rolante

As empresas estão conscientes da importância de contratar o candidato adequado. Com o objetivo de ganhar precisão na procura, os processos vão-se sofisticando, especialmente quando se trata de cobrir postos estratégicos para a empresa.

Neste contexto, as entrevistas por competências estão a ganhar cada vez mais popularidade, já que permitem um conhecimento mais profundo do candidato ao mesmo tempo que se fazem as perguntas fundamentais de uma entrevista convencional.  

Saber como responder a estas perguntas pode ser desafiante, oferecendo também aos candidatos a oportunidade de aprofundar as suas conquistas e pontos fortes, bem como pôr em prática as suas capacidades durante uma entrevista.

A equipa da Robert Walters oferece-lhe cinco conselhos que ajudarão a conseguir o posto de trabalho que deseja:

1. Prepare-se

Como em qualquer outra modalidade de entrevista, a preparação é fundamental. Analise a descrição da oferta (capacidades ou conhecimentos requeridos) e procure semelhanças entre a posição oferecida e a sua carreira profissional, desde objetivos, conquistas pessoais ou até o facto de já ter trabalhado com alguns funcionários da empresa para a qual está a ser entrevistado.

“O entrevistador quer que dê exemplos concretos da sua experiência profissional e que relacione as capacidades adquiridas com o posto ao qual se está a candidatar” explica Marco Laveda, Managing Director da Robert Walters Spain & Portugal.

“Leve o seu tempo para recordar de que forma se sobressaiu na sua trajectória profissional e identifique as ocasiões onde pode demonstrar as competências necessárias para desempenhar o seu cargo”, acrescenta Laveda.

2. Pratique as respostas

Pratique as respostas para poder expor as suas competências de maneira convincente. Deverá expressar-se com fluidez, com detalhe e seguindo uma estrutura lógica. Todos os exemplos, processos, problemas ou objectivos que exponha jogarão a seu favor e trarão solidez ao seu discurso. Além disso, existem certas habilidades profissionais que são cada vez mais procuradas: gestão de equipas, gestão do tempo e multitasking.

Ser capaz de procurar o momento ideal para demonstrar estas aptidões dar-lhe-á uma vantagem competitiva em relação a outros candidatos.

3. Preste atenção ao entrevistador

Aprenda a interpretar os sinais de quem o está a entrevistar. Entender a sua linguagem verbal ou as suas perguntas irá ajudá-lo a saber que tipo de exemplos lhe interessa que exponha. O candidato mais preparado adaptará o seu discurso áquilo que a empresa procura e demonstrará a sua capacidade de influência. Neste sentido, será essencial identificar o nível de formalidade requerido pelo entrevistador para conseguir que a conversação seja dinâmica e fluída.

4. Antecipe as perguntas

Existem três perguntas bastante recorrentes num entrevista por competências:

  • Descreva como geriu um projeto de entrega com um prazo muito apertado enquanto geria a sua carga habitual de trabalho.
  • Dê um exemplo de uma tarefa complexa que tenha tido de realizar e explique como a executou.
  • Já trabalhou em diferentes projetos simultaneamente? Como organizou a sua agenda de modo a conseguir cumprir com as suas funções de maneira efetiva?

5. Seja autêntico

“Uma parte vital da entrevista por competências consiste em promover as suas capacidades, mas de certeza que não lhe interessa encontrar um trabalho com base em mentiras ou meias verdades. Os profissionais de seleção sabem quando um candidato está a tentar encaixar com o cargo em questão ou a responder de maneira correta em vez de uma maneira genuína” continua Marco Laveda.

Deixe o entrevistador conhecê-lo, partilhe com ele as suas experiências e competências. As empresas não querem respostas modelo, desejam receber informação verdadeira e convincente, expressa de maneira correta.

banner velocidade alertas emprego

Subscrever alertas de emprego 

Read more »

Conselhos de carreira 

Read more »

Contacte-nos 

Read more »

Compare o
seu salário 

Read more »

Veja as últimas ofertas de emprego 

Read more »