pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Descubra 11 perguntas frequentes numa entrevista de emprego

Embora não exista um formato padrão para uma entrevista de emprego, há algumas perguntas que costumam ser feitas sempre, de alguma maneira ou de outra. Nestes casos, pode garantir o sucesso preparando-as antecipadamente para quando lhe forem apresentadas.

Preparar respostas claras e organizadas às perguntas mais comuns no dia da entrevista irá dar-lhe vantagens e passar uma imagem de confiança. Mas lembre-se: não exagere ou minta a responder às perguntas. 

Quais perguntas a fazer numa entrevista? Deixamos-lhe uma lista das perguntas mais comuns e um guia sobre como estruturar as suas respostas para cada uma delas:

Chegou bem? Como foi a sua viagem?

Os entrevistadores costumam iniciar a entrevista com algum tipo de conversa de circunstância, de forma a fazer o candidato sentir-se mais à vontade. Por outro lado, também estão a avaliar as suas capacidades interpessoais, pelo que a única coisa a fazer é relaxar e responder com naturalidade. Evite responder com monossílabos, e não tenha medo de fazer algumas perguntas ao entrevistador também.

Conte-me mais sobre si

A maioria dos entrevistadores começa por lhe pedir para falar sobre quem é, o seu percurso académico e laboral - no fundo, estão a perguntar como seria trabalhar consigo, e que diferença poderia fazer na empresa.

Esta é geralmente uma questão aberta e, como as primeiras impressões são fundamentais, é uma das mais importantes. Aproveite esta oportunidade para falar das suas qualidades, competências e experiência.

Comece a sua resposta com uma visão geral das suas qualificações mais importantes; de seguida, mencione as experiências profissionais que teve até agora na sua carreira. Pode seguir a mesma estrutura do seu currículo, dando exemplos de realizações e das capacidades que desenvolveu ao longo da sua trajetória.

Não entre em muitos detalhes: o importante para responder bem a esta pergunta é resumir o seu histórico de carreira num máximo de 5 minutos, sublinhando os aspetos mais importantes e que melhor se relacionem com o posto para que está a ser entrevistado. Pense sobre a marca pessoal que quer transmitir e na história que quer contar, não se esquecendo de mostrar entusiasmo e flexibilidade. 

Por que quer trabalhar connosco?

O entrevistador vai gostar de ouvir uma resposta que indica que o candidato pensou acerca disto, e que fez uma boa pesquisa para poder responder da melhor forma.

Vá além do óbvio, como a dimensão da empresa. Diga algo diferente que mostre mesmo que fez o seu trabalho de casa. 

Se se preparou para a entrevista corretamente, deve ter um bom conhecimento dos valores da empresa, da sua missão, dos planos de desenvolvimento e dos seus produtos. Por exemplo, pode apontar um novo produto, iniciativa ou projeto de equipa apresentado nas redes sociais que lhe tenha chamado a atenção.

O essencial é usar essa informação para descrever como os seus objetivos, valores e ambições pessoais correspondem e estão alinhados com os da empresa, e como gostaria de ter a oportunidade de trabalhar nela.

Quais são os seus pontos fortes?

Responder bem a esta pergunta é mostrar a sua capacidade para fazer o trabalho a que se propõe, o seu compromisso, e a sua capacidade de funcionar de forma eficiente dentro de uma equipa.

Escolha os seus três atributos que considere mais apropriados, necessários e benéficos para a posição para que se está a candidatar, e dê exemplos de como os usou positivamente numa situação de trabalho. Estes podem ser capacidades tangíveis, tais como a proficiência numa linguagem de computador, ou capacidades intangíveis, como uma boa gestão de pessoas. 

O entrevistador vai gostar de ouvir uma resposta que indica que o candidato pensou acerca disto, e fez o seu trabalho de casa e pesquisa para poder responder bem.

Comente alguns aspetos que tenha de melhorar

O melhor caminho para tratar esta questão é escolher alguma coisa que já tenha começado a tentar melhorar, com exemplos dessa tentativa de melhoria.

Por exemplo, se as suas capacidades informáticas não estão no nível que deveriam, declare-o como um ponto fraco, mas conte ao entrevistador sobre os cursos de informática que já frequentou ou o tempo gasto fora do horário de trabalho para melhorar estes aspetos.

Por que devemos contratá-lo/a? O que nos pode acrescentar? O que o/a diferencia dos restantes candidatos? 

Leia bem a descrição da oferta de emprego antes da entrevista, e veja como o seu percurso e competências se enquadram com a mesma. A ideia é mostrar que o seu perfil corresponde ao que a empresa procura, e mais ainda. 

Deve procurar e tentar descobrir o que os recrutadores procuram para a vaga específica a partir da descrição da oferta, dizendo algo do tipo "Eu tenho uma combinação única de fortes capacidades técnicas, e consigo construir relações de sucesso a longo prazo com clientes” - isto é uma boa frase de abertura, que pode levar a um exemplo mais específico de algo que já tenha feito na sua carreira até agora.

Quais são as suas metas? Ou, onde se vê daqui a cinco anos?

Pense de forma realista sobre onde este trabalho o pode levar, e como isso se liga com os seus planos de carreira. A ideia é mostrar a sua ambição e determinação para dar o máximo no seu trabalho com o objetivo de chegar onde deseja, mas não que é impaciente ou implacável. 

Fale sobre o tipo de trabalho que eventualmente gostaria de estar a fazer e as diferentes etapas que precisa de passar para alcançar o seu objetivo, relacionando-as com a posição e empresa para a qual está a ser entrevistado.  

Fale-nos sobre os seus hobbies e interesses pessoais

Esta é uma excelente oportunidade para mostrar outro lado da sua personalidade, e de encontrar algo em comum com o entrevistador, ou que seja motivo de curiosidade.

Procure transmitir algo surpreendente ou inesperado que seja verdadeiro (sem exagerar), de forma a garantir que o entrevistador se recordará de si positivamente, e que se destacará dos outros candidatos.  

Os entrevistadores gostam de ver que os candidatos têm interesses e atividades diferentes da função em que trabalham, seja desporto, música ou paixão pela escrita - qualquer interesse distinto faz com que um perfil igual a outros se destaque pela sua versatilidade. 

Quais as suas expetativas de remuneração?

Pode preparar-se para esta questão referindo as suas qualificações em relação ao mercado. Tente não sugerir um número específico por impulso – isso pode colocá-lo numa situação desconfortável ao negociar posteriormente.

O seu entrevistador irá entender que não queira discutir esse assunto enquanto não receber uma oferta concreta. Se lhe indicarem uma base salarial na descrição da oferta, pode usá-la como referência e dizer que a sua expectativa está dentro do proposto. 

Perguntas por competências

Seja uma estrela a contar histórias – uma ótima maneira de recordar como estruturar a sua resposta a perguntas por competências é utilizar a técnica STAR

  • Situação – explique o contexto, o seu papel e o potencial desafio que você e a sua empresa estavam a enfrentar;
  • Tarefa – que tarefa específica puseram à sua responsabilidade para ajudar a empresa a ser bem-sucedida ao enfrentar o desafio?
  • Ação – que ações decidiu tomar, e porquê? De que maneira foram essas ações recebidas pelos seus chefes e colegas de trabalho?
  • Resultado – qual foi o resultado das suas ações? Que diferença conseguiu fazer? O que aprendeu?
     

RECORDE

  • Pratique resumir oralmente as suas competências, experiência e percurso de carreira
  • Tome nota dos seus pontos fortes e fracos
  • Pense sobre o futuro e de que forma quer ver a sua carreira crescer
  • Saiba por que quer trabalhar para a empresa a que se está a candidatar

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como potenciar os primeiros 5 minutos da sua entrevista

Os primeiros momentos de uma entrevista podem ter um impacto decisivo na forma como esta vai decorrer a seguir. Veja como começar da melhor maneira e leia os conselhos dos nossos headhunters sobre o que não fazer. 1. A entrevista começa no momento em que sai de casa Uma entrevista começa muito antes

Ler mais

5 conselhos para superar uma entrevista por competências

As empresas estão conscientes da importância de contratar o candidato adequado. Com o objetivo de ganhar precisão na procura, os processos vão-se sofisticando, especialmente quando se trata de cobrir postos estratégicos para a empresa. Neste contexto, as entrevistas por competências estão a ganhar c

Ler mais

Destacar-se da maioria numa entrevista

As pessoas tendem a adotar estratégias semelhantes para enfrentarem uma entrevista, mas o que vai ajudar a que se destaque dos outros candidatos? Cristiano Aron, diretor da Robert Walters em Portugal, dá-lhe algumas dicas sobre como se diferenciar da maioria dos candidatos. Faça uma pesquisa aprofun

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.