Embora não exista um formato padrão para uma entrevista de emprego, há algumas perguntas que costumam ser feitas sempre, de alguma maneira ou de outra. Nestes casos, pode garantir o sucesso preparando-as antecipadamente para quando lhe forem apresentadas.
Preparar respostas claras e organizadas às perguntas mais comuns no dia da entrevista irá dar-lhe vantagens e passar uma imagem de confiança. Mas lembre-se: não exagere ou minta a responder às perguntas.
Quais perguntas a fazer numa entrevista? Deixamos-lhe uma lista das perguntas mais comuns e um guia sobre como estruturar as suas respostas para cada uma delas:
Os entrevistadores costumam iniciar a entrevista com algum tipo de conversa de circunstância, de forma a fazer o candidato sentir-se mais à vontade. Por outro lado, também estão a avaliar as suas capacidades interpessoais, pelo que a única coisa a fazer é relaxar e responder com naturalidade. Evite responder com monossílabos, e não tenha medo de fazer algumas perguntas ao entrevistador também.
A maioria dos entrevistadores começa por lhe pedir para falar sobre quem é, o seu percurso académico e laboral - no fundo, estão a perguntar como seria trabalhar consigo, e que diferença poderia fazer na empresa.
Esta é geralmente uma questão aberta e, como as primeiras impressões são fundamentais, é uma das mais importantes. Aproveite esta oportunidade para falar das suas qualidades, competências e experiência.
Comece a sua resposta com uma visão geral das suas qualificações mais importantes; de seguida, mencione as experiências profissionais que teve até agora na sua carreira. Pode seguir a mesma estrutura do seu currículo, dando exemplos de realizações e das capacidades que desenvolveu ao longo da sua trajetória.
Não entre em muitos detalhes: o importante para responder bem a esta pergunta é resumir o seu histórico de carreira num máximo de 5 minutos, sublinhando os aspetos mais importantes e que melhor se relacionem com o posto para que está a ser entrevistado. Pense sobre a marca pessoal que quer transmitir e na história que quer contar, não se esquecendo de mostrar entusiasmo e flexibilidade.
O entrevistador vai gostar de ouvir uma resposta que indica que o candidato pensou acerca disto, e que fez uma boa pesquisa para poder responder da melhor forma.
Vá além do óbvio, como a dimensão da empresa. Diga algo diferente que mostre mesmo que fez o seu trabalho de casa.
Se se preparou para a entrevista corretamente, deve ter um bom conhecimento dos valores da empresa, da sua missão, dos planos de desenvolvimento e dos seus produtos. Por exemplo, pode apontar um novo produto, iniciativa ou projeto de equipa apresentado nas redes sociais que lhe tenha chamado a atenção.
O essencial é usar essa informação para descrever como os seus objetivos, valores e ambições pessoais correspondem e estão alinhados com os da empresa, e como gostaria de ter a oportunidade de trabalhar nela.
Responder bem a esta pergunta é mostrar a sua capacidade para fazer o trabalho a que se propõe, o seu compromisso, e a sua capacidade de funcionar de forma eficiente dentro de uma equipa.
Escolha os seus três atributos que considere mais apropriados, necessários e benéficos para a posição para que se está a candidatar, e dê exemplos de como os usou positivamente numa situação de trabalho. Estes podem ser capacidades tangíveis, tais como a proficiência numa linguagem de computador, ou capacidades intangíveis, como uma boa gestão de pessoas.
O entrevistador vai gostar de ouvir uma resposta que indica que o candidato pensou acerca disto, e fez o seu trabalho de casa e pesquisa para poder responder bem.
O melhor caminho para tratar esta questão é escolher alguma coisa que já tenha começado a tentar melhorar, com exemplos dessa tentativa de melhoria.
Por exemplo, se as suas capacidades informáticas não estão no nível que deveriam, declare-o como um ponto fraco, mas conte ao entrevistador sobre os cursos de informática que já frequentou ou o tempo gasto fora do horário de trabalho para melhorar estes aspetos.
Leia bem a descrição da oferta de emprego antes da entrevista, e veja como o seu percurso e competências se enquadram com a mesma. A ideia é mostrar que o seu perfil corresponde ao que a empresa procura, e mais ainda.
Deve procurar e tentar descobrir o que os recrutadores procuram para a vaga específica a partir da descrição da oferta, dizendo algo do tipo "Eu tenho uma combinação única de fortes capacidades técnicas, e consigo construir relações de sucesso a longo prazo com clientes” - isto é uma boa frase de abertura, que pode levar a um exemplo mais específico de algo que já tenha feito na sua carreira até agora.
Pense de forma realista sobre onde este trabalho o pode levar, e como isso se liga com os seus planos de carreira. A ideia é mostrar a sua ambição e determinação para dar o máximo no seu trabalho com o objetivo de chegar onde deseja, mas não que é impaciente ou implacável.
Fale sobre o tipo de trabalho que eventualmente gostaria de estar a fazer e as diferentes etapas que precisa de passar para alcançar o seu objetivo, relacionando-as com a posição e empresa para a qual está a ser entrevistado.
Esta é uma excelente oportunidade para mostrar outro lado da sua personalidade, e de encontrar algo em comum com o entrevistador, ou que seja motivo de curiosidade.
Procure transmitir algo surpreendente ou inesperado que seja verdadeiro (sem exagerar), de forma a garantir que o entrevistador se recordará de si positivamente, e que se destacará dos outros candidatos.
Os entrevistadores gostam de ver que os candidatos têm interesses e atividades diferentes da função em que trabalham, seja desporto, música ou paixão pela escrita - qualquer interesse distinto faz com que um perfil igual a outros se destaque pela sua versatilidade.
Pode preparar-se para esta questão referindo as suas qualificações em relação ao mercado. Tente não sugerir um número específico por impulso – isso pode colocá-lo numa situação desconfortável ao negociar posteriormente.
O seu entrevistador irá entender que não queira discutir esse assunto enquanto não receber uma oferta concreta. Se lhe indicarem uma base salarial na descrição da oferta, pode usá-la como referência e dizer que a sua expectativa está dentro do proposto.
Seja uma estrela a contar histórias – uma ótima maneira de recordar como estruturar a sua resposta a perguntas por competências é utilizar a técnica STAR:
Os primeiros momentos de uma entrevista podem ter um impacto decisivo na forma como esta vai decorrer a seguir. Veja como começar da melhor maneira e leia os conselhos dos nossos headhunters sobre o que não fazer. 1. A entrevista começa no momento em que sai de casa Uma entrevista começa muito antes
Ler maisAs empresas estão conscientes da importância de contratar o candidato adequado. Com o objetivo de ganhar precisão na procura, os processos vão-se sofisticando, especialmente quando se trata de cobrir postos estratégicos para a empresa. Neste contexto, as entrevistas por competências estão a ganhar c
Ler maisAs pessoas tendem a adotar estratégias semelhantes para enfrentarem uma entrevista, mas o que vai ajudar a que se destaque dos outros candidatos? Cristiano Aron, diretor da Robert Walters em Portugal, dá-lhe algumas dicas sobre como se diferenciar da maioria dos candidatos. Faça uma pesquisa aprofun
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.