As pessoas tendem a adotar estratégias semelhantes para enfrentarem uma entrevista, mas o que vai ajudar a que se destaque dos outros candidatos? Cristiano Aron, diretor da Robert Walters em Portugal, dá-lhe algumas dicas sobre como se diferenciar da maioria dos candidatos.
Se o que sabe sobre a empresa está disponível no site corporativo, pode ter a certeza de que os outros candidatos também terão acesso às mesmas informações. Em vez disso, seja proativo e utilize outros meios para fazer sua pesquisa. Converse com as pessoas do setor e faça perguntas que lhe podem fornecer mais informações sobre a cultura da empresa, fatores de sucesso, clientes e concorrentes, bem como o seu crescimento e participação no mercado. Consulte também, jornais, revistas e artigos sobre a empresa na comunicação social, com o objetivo de ter uma noção das suas atividades e estratégias de marketing. Os seus conhecimentos sobre o setor e as suas observações pessoais irão diferenciá-lo dos outros candidatos.
Os seus conhecimentos sobre o setor e as suas observações pessoais irão diferenciá-lo dos outros candidatos.
Os depoimentos são ferramentas poderosas que podem diferenciar positivamente um candidato de outro. Recorra à sua rede de contactos e colegas de diversos setores, pergunte-lhes se podem escrever algumas linhas sobre o que pensam sobre si e como o vêem em relação ao seu trabalho. Guarde-os e utilize-os como uma ferramenta de marketing pessoal. Os interlocutores tendem a impressionar-se mais com o que os outros dizem sobre si do que com o que o candidato diz sobre si mesmo.
É essencial estar bem preparado para fazer perguntas que possam mostrar que irá contribuir para a organização, e que demonstrem que tem interesse em fazer parte da empresa. As perguntas seguintes são bons pontos de partida para adaptar a entrevistas específicas que tiver:
Estude a descrição do cargo e reflita sobre cada aspeto mencionado. Rever os dados da oferta e pensar nas suas respostas e ideias em função disso é sempre um bom ponto de partida.
O objetivo é que seja capaz de fazer perguntas específicas e perspicazes, demonstrando que tem um real interesse na oferta. A entrevista é, igualmente, a sua oportunidade de descobrir se a oportunidade é ideal para si ou não.
Mais importante, é preciso ser positivo, equilibrado e confiante. Foque-se nas suas capacidades, mas reconheça os seus pontos mais fracos, explicando as medidas que devem ser tomadas para melhorar estas áreas.
Os primeiros momentos de uma entrevista podem ter um impacto decisivo na forma como esta vai decorrer a seguir. Veja como começar da melhor maneira e leia os conselhos dos nossos headhunters sobre o que não fazer. 1. A entrevista começa no momento em que sai de casa Uma entrevista começa muito antes
Ler maisAs empresas estão conscientes da importância de contratar o candidato adequado. Com o objetivo de ganhar precisão na procura, os processos vão-se sofisticando, especialmente quando se trata de cobrir postos estratégicos para a empresa. Neste contexto, as entrevistas por competências estão a ganhar c
Ler maisEmbora não exista um formato padrão para uma entrevista de emprego, há algumas perguntas que costumam ser feitas sempre, de alguma maneira ou de outra. Nestes casos, pode garantir o sucesso preparando-as antecipadamente para quando lhe forem apresentadas. Preparar respostas claras e organizadas às p
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.