41% dos trabalhadores entre os 51 e os 60 anos consideram que não há oportunidades de desenvolvimento profissional disponíveis nos seus locais de trabalho.
72% dos profissionais com mais de 50 anos afirmam não ter oportunidade de promoção nas empresas, de acordo com o novo relatório da Robert Walters.
Estes perfis têm mais de 15 anos de vida profissional pela frente, como podem fomentar a carreira tendo em conta a sua experiência e conhecimento? O relatório “Promover a Diversidade no Local de Trabalho” mostra que um terço afirma não saber o que fazer para conseguir uma promoção ou responsabilidades acrescidas. Porém, não é apenas a falta de conhecimento que impede o avanço desses profissionais. Um quinto deles (21%) indica que a falta de formação também é um obstáculo.
“Isto acarreta o risco do potencial deste grupo de talentos seniores ser desperdiçado por mais de uma década ou mesmo duas, já que as suas carreiras estagnam sem valorizar o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos.”
A Robert Walters partilha 4 conselhos para os profissionais com mais de 50 anos que desejam o desenvolvimento das suas carreiras:
Ter em mente que continuar a progredir na carreira é algo que as empresas devem estar dispostas a apoiar. Quer seja ter a oportunidade de aprender novas competências, aumentar o potencial de ganhos ou moldar a direção da empresa por meio da contribuição de novas ideias, o primeiro passo para fazer isto é dar a conhecer à empresa a ambição e o nível de envolvimento.
Isto demonstrará o compromisso com a organização e incentiva a empresa a pensar em formas de aproveitar ao máximo a experiência e conhecimento do profissional. A Robert Walters recomenda que se aborde o tema na próxima avaliação de desempenho, ou mesmo antes, se se sentir insatisfeito e quiser resolver o problema imediatamente.
Se o objetivo é ascender a um cargo de maior responsabilidade, é importante falar com a chefia para saber se tem as competências necessárias para exercê-la, ou se, pelo contrário, considera que é preciso mais formação para realizá-lo com sucesso.
Um terço dos trabalhadores com mais de 50 anos dizem que não sabem o que devem fazer para obter uma promoção, por isso é importante conversar com a chefia para descobrir o que é necessário e como pode melhorar. Desenvolver novas competências em gestão de projetos, liderança, competências digitais, formação de equipas ou tomada de decisões, são alguns dos exemplos. É importante não ter medo de perguntar ao seu chefe como pode utilizar os recursos da organização a favor da progressão na sua carreira.
''Um modelo de trabalho tradicional das 9h às 17h nem sempre é simples com compromissos fora do trabalho, mas as suas responsabilidades não devem impedir que a sua carreira ou potencial de ganho melhore.'' explica François-Pierre Puech, Country Director da Robert Walters Portugal. As empresas estão a introduzir novas formas de trabalhar para atrair e reter os seus melhores talentos e estão a perceber que os modelos de trabalho precisam de mudar para atender às necessidades das diferentes pessoas que compõem a sua organização.
Portanto, saiba quais os modelos e práticas da empresa que melhor se adequam ao que pretende. Seja trabalhar remotamente ou com horários flexíveis ou um trabalho mais focado em projetos, há muitas maneiras de conciliar o trabalho e os compromissos da vida pessoal. Converse com a empresa sobre como pode mudar o seu estilo de trabalho atual com a missão de atingir todo o seu potencial.
Com mais de uma década pela frente para progredir e crescer na carreira, é importante que reserve tempo para refletir se está satisfeito com a empresa e funções atuais. Embora às gerações mais antigas seja reconhecida lealdade, em comparação com os trabalhadores mais jovens, se a sua empresa não lhe está a dar as oportunidades de crescimento que deseja, pense no que o mercado de trabalho lhe pode reservar.
Ao procurar novas oportunidades, lembre-se de que nunca é tarde para mudar a sua situação. O relatório “Promover a Diversidade no Trabalho” afirma que existem alguns setores mais favoráveis aos profissionais mais seniores, como tecnologia, serviços e indústria.
“À medida que a expectativa de vida e o número de trabalhadores mais velhos aumenta, as empresas devem garantir que atendem às necessidades dos funcionários de todas as gerações. Os trabalhadores de meia-idade geralmente adquirem habilidades, experiência e conhecimento importantes que podem ser muito valiosos para as empresas. Sem falar no facto de que esta pool de talentos continuará a representar um número e proporção crescentes do mercado de trabalho, por isso não é aconselhável desativar as suas oportunidades de formação e desenvolvimento”, conclui François.
Quer elevar todo o seu potencial como gerente? Criámos um checklist definitivo para garantir que tem as habilidades e os insights necessários para alcançar todo o seu potencial. O nosso checklist foi elaborado para fornecer os insights práticos que o ajudarão a elevar seu estilo de gerência, quer se
Ler maisDe acordo com os resultados do inquérito realizado globalmente pela Robert Walters, consultora de recrutamento, as pessoas que se formaram nos últimos 12 meses sentem que os seus estudos não proporcionam os conhecimentos necessários para enfrentar o mercado de trabalho. Destes, 72% consideram que a
Ler maisO número de candidatos que procuram por novas oportunidades online aumentam a cada dia. Infelizmente, com esta tendência, surgem oportunidades falsas cujo intuito é a exploração dos candidatos, a fim de obter seus dados pessoais e, até, informações bancárias. François-Pierre Puech, country director
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.