pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

4 conselhos de carreira para o telento sénior

41% dos trabalhadores entre os 51 e os 60 anos consideram que não há oportunidades de desenvolvimento profissional disponíveis nos seus locais de trabalho.

72% dos profissionais com mais de 50 anos afirmam não ter oportunidade de promoção nas empresas, de acordo com o novo relatório da Robert Walters.

Estes perfis têm mais de 15 anos de vida profissional pela frente, como podem fomentar a carreira tendo em conta a sua experiência e conhecimento? O relatório “Promover a Diversidade no Local de Trabalho” mostra que um terço afirma não saber o que fazer para conseguir uma promoção ou responsabilidades acrescidas. Porém, não é apenas a falta de conhecimento que impede o avanço desses profissionais. Um quinto deles (21%) indica que a falta de formação também é um obstáculo.

“Isto acarreta o risco do potencial deste grupo de talentos seniores ser desperdiçado por mais de uma década ou mesmo duas, já que as suas carreiras estagnam sem valorizar o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos.”

A Robert Walters partilha 4 conselhos para os profissionais com mais de 50 anos que desejam o desenvolvimento das suas carreiras:

Informe a sua empresa sobre a sua ambição profissional

Ter em mente que continuar a progredir na carreira é algo que as empresas devem estar dispostas a apoiar. Quer seja ter a oportunidade de aprender novas competências, aumentar o potencial de ganhos ou moldar a direção da empresa por meio da contribuição de novas ideias, o primeiro passo para fazer isto é dar a conhecer à empresa a ambição e o nível de envolvimento.

Isto demonstrará o compromisso com a organização e incentiva a empresa a pensar em formas de aproveitar ao máximo a experiência e conhecimento do profissional. A Robert Walters recomenda que se aborde o tema na próxima avaliação de desempenho, ou mesmo antes, se se sentir insatisfeito e quiser resolver o problema imediatamente.

Descubra quais são as maneiras de progredir

Se o objetivo é ascender a um cargo de maior responsabilidade, é importante falar com a chefia para saber se tem as competências necessárias para exercê-la, ou se, pelo contrário, considera que é preciso mais formação para realizá-lo com sucesso.

Um terço dos trabalhadores com mais de 50 anos dizem que não sabem o que devem fazer para obter uma promoção, por isso é importante conversar com a chefia para descobrir o que é necessário e como pode melhorar. Desenvolver novas competências em gestão de projetos, liderança, competências digitais, formação de equipas ou tomada de decisões, são alguns dos exemplos. É importante não ter medo de perguntar ao seu chefe como pode utilizar os recursos da organização a favor da progressão na sua carreira.

Explore diferentes maneiras de trabalhar

''Um modelo de trabalho tradicional das 9h às 17h nem sempre é simples com compromissos fora do trabalho, mas as suas responsabilidades não devem impedir que a sua carreira ou potencial de ganho melhore.'' explica François-Pierre Puech, Country Director da Robert Walters Portugal. As empresas estão a introduzir novas formas de trabalhar para atrair e reter os seus melhores talentos e estão a perceber que os modelos de trabalho precisam de mudar para atender às necessidades das diferentes pessoas que compõem a sua organização.

Portanto, saiba quais os modelos e práticas da empresa que melhor se adequam ao que pretende. Seja trabalhar remotamente ou com horários flexíveis ou um trabalho mais focado em projetos, há muitas maneiras de conciliar o trabalho e os compromissos da vida pessoal. Converse com a empresa sobre como pode mudar o seu estilo de trabalho atual com a missão de atingir todo o seu potencial.

Mantenha as suas opções abertas

Com mais de uma década pela frente para progredir e crescer na carreira, é importante que reserve tempo para refletir se está satisfeito com a empresa e funções atuais. Embora às gerações mais antigas seja reconhecida lealdade, em comparação com os trabalhadores mais jovens, se a sua empresa não lhe está a dar as oportunidades de crescimento que deseja, pense no que o mercado de trabalho lhe pode reservar.

Ao procurar novas oportunidades, lembre-se de que nunca é tarde para mudar a sua situação. O relatório “Promover a Diversidade no Trabalho” afirma que existem alguns setores mais favoráveis ​aos profissionais mais seniores, como tecnologia, serviços e indústria.

“À medida que a expectativa de vida e o número de trabalhadores mais velhos aumenta, as empresas devem garantir que atendem às necessidades dos funcionários de todas as gerações. Os trabalhadores de meia-idade geralmente adquirem habilidades, experiência e conhecimento importantes que podem ser muito valiosos para as empresas. Sem falar no facto de que esta pool de talentos continuará a representar um número e proporção crescentes do mercado de trabalho, por isso não é aconselhável desativar as suas oportunidades de formação e desenvolvimento”, conclui François.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

+53% de vagas de emprego de alto nível no último ano 52% da Geração Z esperam uma promoção anual 5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colabor

Ler mais

Melhore a sua carreira: Destaque-se na próxima avaliação de desempenho

Em um mundo competitivo para evoluir profissionalmente, a sua avaliação anual de desempenho é mais do que apenas uma verificação. É uma oportunidade para ostentar as suas vitórias, delinear o seu futuro e ser reconhecido pelas suas conquistas. Com o mês anual de avaliação à porta, é hora de se prepa

Ler mais

Dois terços das mães que trabalham alegam falta de reconhecimento e oportunidades

Uma pesquisa realizada com 2.000 profissionais pela empresa de recrutamento Robert Walters descobriu que 56% das mães trabalhadoras ainda não receberam uma promoção de seu empregador atual, apesar de sentirem que a ganharam – uma diferença de 14% em comparação com os pais que trabalham. Mais de um q

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.