pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

11 propostas para reter e atrair os talentos mais requisitados

Já não se trata apenas de salários: cada vez mais, os profissionais exigem benefícios não monetários para continuar em seu atual empregador.

Confrontadas com a concorrência para os melhores talentos e o aumento de contraofertas, as organizações procuram constantemente estratégias para serem mais competitivas no mercado e reter talento. Partilhamos algumas ideias que podem ser implementadas em qualquer tipo de empresa.

"Os colaboradores procuram organizações que possam proporcionar experiências para além do trabalho, que lhes ofereçam flexibilidade, equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal e onde a cultura organizacional esteja alinhada com os seus planos e visão", diz Ana Viñas, Diretora de RH da Robert Walters Iberia, Itália e LATAM.

Saúde e bem-estar

Com o teletrabalho, as pessoas trabalham 28 horas extras por mês, de acordo com um inquérito da Fundação para a Saúde Mental e do LinkedIn; Isto fez com que o risco de burnout aumentasse significativamente. Os colaboradores valorizam as organizações que promovem o bem-estar e 60% dos colaboradores esperam um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.

Soluções:

Seguro de Saúde: Negociar cobertura adicional ou fazer alianças com entidades do plano de saúde que ofereçam apoio médico, nutricional e psicológico.

Lanches e comida: Crie pacotes semanais com lanches saudáveis ou, se possível, considere abrir uma cafetaria.

Vouchers de bem-estar: Algumas organizações têm um orçamento mensal que os colaboradores podem gastar numa atividade à sua escolha, como comprar equipamentos desportivos, aulas de desporto, yoga, entre outras.

Estilo de vida

Mobilidade internacional: Para as novas gerações, ter experiência profissional noutro país é uma das suas prioridades. Se uma empresa tem escritórios noutros países, é aconselhável criar planos de câmbio.

Viagem de reconhecimento: e se as melhores performances forem reconhecidas com uma viagem? Por exemplo, a empresa de consultoria Robert Walters realiza uma convenção global anual onde as melhores performances são premiadas, com uma viagem a Las Vegas, Tailândia ou Miami.

Teletrabalho e flexibilidade: 88% dos colaboradores esperam uma maior flexibilidade por parte dos líderes da sua organização. Se pudessem escolher, 13% prefeririam não ir ao escritório e permanecer num regime de teletrabalho, 26% gostariam de ir 2 dias por semana, 27% 3 dias, 30% iriam um dia e apenas 4% concordariam em participar 5 dias por semana.

"A pandemia demonstrou que existem e haverá outras formas de trabalhar, onde o reconhecimento e a confiança, a definição de objetivos claros e flexibilidade são elementos importantes para a construção da relação de trabalho entre ambas as partes", explica Ana Viñas.

Dias de folga: Muitas organizações concedem aniversários ou eventos familiares como dias de folga.

Impacto na sociedade

Para os colaboradores, é cada vez mais importante que o seu trabalho tenha maior propósito e impacto. Como é que as organizações se podem adaptar aos valores dos seus profissionais?

Associações com ONG: É aconselhável consultar a equipa que causa são mais importantes para elas e procurar organizações para as quais possam contribuir, seja com atividades como voluntariado ou donativos.

Reciclagem: Incentivar a equipa a ter uma cultura de reciclagem, partilhamento de informações e organização de recipientes para reciclagem é essencial para muitos profissionais.

No desenvolvimento

Aulas linguísticas: Incluir aulas durante o horário de trabalho no grupo de benefícios organizacionais, onde os colaboradores podem aprender línguas.

Coaching e mentoria: Dependendo da posição e do desenvolvimento profissional, pode encontrar mentores internos ou externos que possam contribuir para o desenvolvimento profissional.

"As organizações precisam de inovar e ser criativas com propostas de valor. Ouvimos falar de atividades que as empresas estão a organizar, como um dia de futebol num estádio ou a jogar videojogos nos filmes. As experiências que podemos oferecer aos profissionais dentro de uma empresa devem ajudar a impulsionar o seu crescimento profissional, mantendo ao mesmo tempo um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Desta forma, terão um maior compromisso com a empresa", conclui Ana Viñas.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.