pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras.

A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem encontrar uma solução criativa. Em vez de criar algo inovador, as equipas só podem modificar uma ideia ou processo existente, pois têm o tempo limitado para pensar em ideias novas.

Como podemos desenvolver uma cultura verdadeiramente inovadora e ágil no local de trabalho? Um excelente começo seria raciocinar com a mentalidade correta e estar aberto a novas formas de pensar. Isto pode ser conseguido treinando as partes mais criativas do nosso cérebro, aprendendo a estar focados no momento. 

A ciência por detrás do mindfulness: O poder do nosso cérebro 

A constante interrupção faz com que a nossa mente passe de uma ideia para outra sem pensar no que realmente se está a procurar alcançar. Além disso, se o stress for adicionado a esta equação, a nossa capacidade de sermos criativos e inovar será ainda mais reduzida.

A neuroplasticidade veio demonstrar a capacidade de resposta e adaptação do nosso cérebro quando é sujeito a experiências ou estímulos novos. Portanto, podemos treiná-lo para diminuir os centros de stress, concentrando-nos em aumentar a nossa parte criativa.

O mindfulness é isso mesmo: uma forma de treinar as partes mais criativas do nosso cérebro. 

O que significa ser mindfulness?

O mindfulness é definido pela capacidade de estarmos plenamente presentes no momento, trazendo a nossa mente de volta ao presente sempre que esta vagueia. O mindfulness é conseguido através de exercícios simples e do treino do cérebro para melhorar a capacidade de permanecermos focados sem nos distrairmos. 

Três formas por onde as empresas podem começar a criar uma cultura mais mindful para obter melhores resultados em termos de criatividade e inovação: 

    1. Programas corporativos de mindfulness 

Implementar um programa de mindfulness é benéfico para todos os seus empregados, ajudando a reduzir níveis de stress. Isto não só apoiará a sua equipa no cuidado do seu bem-estar e produtividade pessoal, como também ajudará a manter o melhor talento nos seus quadros.

Os incentivos financeiros já não motivam os funcionários como dantes - não basta um bom salário para os profissionais planearem ficar na sua empresa. Várias pesquisas têm demonstrado que  muitas pessoas escolhem o seu emprego devido a indicadores "culturais" não financeiros, como por exemplo uma cultura solidária e colaborativa.

Assim sendo, o mindfulness oferece uma abordagem realista à pressão moderna do ambiente de trabalho, e permite aos funcionários criarem estratégias pessoais para se tornarem mais resilientes.

    2. Incorporar o mindfulness dentro dos valores corporativos 

O primeiro passo para criar uma cultura mais consciente é adicionar o mindfulness aos valores corporativos. Por exemplo, se a preocupação da empresa é impulsionar a mudança,  tente destacar os benefícios do mindfulness (facilita uma melhor compreensão das percepções de cada um). Estar consciente disto pode ajudar as equipas a perceberem o seu medo do desconhecido. Adote uma abordagem mais objetiva, ao mesmo tempo que muda a maneira como se costumam delinear estratégias para criar maiores oportunidades de mudança. 

Práticas simples de mindfulness podem abrir a mente dos funcionários para um estado de espírito mais saudável, mais conectado e inovador, que beneficiará a empresa como um todo. 

    3. Disponibilizar recursos para os funcionários 

Ofereça à sua equipa a oportunidade de desenvolver a sua criatividade através da prática de mindfulness, dando-lhes acesso a todos os recursos que possam utilizar. Isto pode ser na forma de webinars, conteúdo escrito, speakers convidados, ateliês ou retiros. 

As empresas têm a oportunidade de melhorar o bem-estar de seus funcionários para garantir um melhor desempenho e retenção de talento. Aproveite para criar uma vantagem competitiva na sua empresa. 

Se precisar de mais conselhos de contratação ou gestão de recursos humanos, fale connosco - teremos todo o gosto em ajudar a sua empresa.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.