pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Descubra a técnica STAR para responder a entrevistas por competências

Vimos o que são perguntas por competências, e alguns conselhos para lhes poder responder, criando impacto. Neste artigo, apresentamos uma resposta-exemplo a uma pergunta específica deste tipo, estruturada com a técnica STAR: situação, tarefa, ação e resultado. 

Como responder a uma pergunta por competências

Veja a sua resposta a uma pergunta por competências como uma espécie de história muito focalizada. Qualquer boa história tem uma personagem de quem gostamos – neste caso, é você. 

A personagem tem um desafio para cumprir, ou encontra-se numa situação complicada. De seguida, tem de embarcar numa viagem e tomar decisões ou ações para encontrar a resposta, e geralmente ganhar uma boa lição de vida no processo. Isto é a estrutura base que pode aplicar na história que quer contar para responder a este tipo de perguntas. E, para o seu grande final, foque-se no resultado positivo que você ajudou a atingir, e resuma o que aprendeu neste processo. 

Seja uma estrela a contar histórias – uma ótima maneira de recordar como estruturar a sua resposta a perguntas por competências é utilizar a técnica STAR.

Para tornar a sua história mais credível e fácil de outra pessoa se poder identificar, acrescente detalhes específicos com toques pessoais (mas sempre focado no ponto a que quer chegar, sem divagar). 

E não tenha medo de se mostrar numa luz menos perfeita nalguns momentos: tal como em muitos filmes ou livros, as coisas tendem a piorar para o herói antes de voltarem a correr bem, e demonstrar como ultrapassou os obstáculos que lhe apareceram, independentemente de estes serem internos ou externos, dão ainda mais valor e poder à história, criando impacto no ouvinte.

Estruture a sua resposta para conseguir os melhores resultados

Seja uma estrela a contar histórias – uma ótima maneira de recordar como estruturar a sua resposta a perguntas por competências é utilizar a técnica STAR

  • Situação – explique o contexto, o seu papel e o potencial desafio que você e a sua empresa estavam a enfrentar;
  • Tarefa – que tarefa específica puseram à sua responsabilidade para ajudar a empresa a ser bem-sucedida ao enfrentar o desafio?
  • Ação – que ações decidiu tomar, e porquê? De que maneira foram essas ações recebidas pelos seus chefes e colegas de trabalho?
  • Resultado – qual foi o resultado das suas ações? Que diferença conseguiu fazer? O que aprendeu?
     

Resposta-exemplo – técnica STAR

Pergunta: “Conte-nos uma situação em que tenha tido de tomar a iniciativa e liderar para benefício da empresa”

Resposta: “Quando comecei o meu trabalho atual, observei que tínhamos uma dificuldade recorrente em conseguir os relatórios de novos clientes assinados a tempo, uma vez que estes tinham de ser pessoalmente aprovados por um diretor específico. Este diretor era considerado intimidante e pouco disponível, pelo que estávamos permanentemente a deixar passar prazos importantes. 

Fiz então uma auditoria aos nossos processos de aprovação existentes, e identifiquei todos os potenciais riscos e falhas. Com isto, concluí que apenas um certo tipo de relatórios precisava realmente de um nível tão sénior de aprovação, pelo que delegar estas aprovações noutros managers, dando-lhes mais poder e responsabilidade, ajudaria a diminuir a pressão no sistema. 

Pediram-me para apresentar a proposta ao diretor em questão, o que foi um pouco assustador. Expliquei que entregar os relatórios aos clientes depois dos prazos estabelecidos apresentava um grande risco para o negócio. Quando concluí com a nova abordagem proposta, o executivo deu-me os parabéns pelo meu esforço e disse que estava há muito tempo à procura de uma forma de delegar algumas das suas responsabilidades de forma a tornar o funcionamento da empresa mais eficaz. 

Como resultado, uma versão modificada do meu processo foi introduzida quase imediatamente, e os colegas de trabalho comentaram que o processo de produção é muito mais eficiente agora. 

Com esta experiência, aprendi que, se queremos fazer uma mudança positiva, é importante ver além de personalidades individuais, e construir um caso convincente que toda a gente vai querer apoiar. E, se quiser apontar um problema, as pessoas vão ter muito mais vontade de o escutar se também tiver uma ideia para o solucionar.” 

Descarregue agora o nosso guia completo para entrevistas para ser bem sucedido em todas as fases do processo de recrutamento. 

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como potenciar os primeiros 5 minutos da sua entrevista

Os primeiros momentos de uma entrevista podem ter um impacto decisivo na forma como esta vai decorrer a seguir. Veja como começar da melhor maneira e leia os conselhos dos nossos headhunters sobre o que não fazer. 1. A entrevista começa no momento em que sai de casa Uma entrevista começa muito antes

Ler mais

5 conselhos para superar uma entrevista por competências

As empresas estão conscientes da importância de contratar o candidato adequado. Com o objetivo de ganhar precisão na procura, os processos vão-se sofisticando, especialmente quando se trata de cobrir postos estratégicos para a empresa. Neste contexto, as entrevistas por competências estão a ganhar c

Ler mais

Descubra 11 perguntas frequentes numa entrevista de emprego

Embora não exista um formato padrão para uma entrevista de emprego, há algumas perguntas que costumam ser feitas sempre, de alguma maneira ou de outra. Nestes casos, pode garantir o sucesso preparando-as antecipadamente para quando lhe forem apresentadas. Preparar respostas claras e organizadas às p

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.