pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Perfis profissionais mais procurados por fintechs

Programadores de software e engenheiros de dados. São dois dos perfis profissionais mais procurados pelas empresas do setor das fintechs. De acordo com  o nosso Global Fintech Talent Report, "embora a tendência do mercado esteja se movendo para as áreas de pagamentos, criptomoedas e empréstimos, a forte necessidade de talentos, especialmente a de profissionais de tecnologia, permanece intacta".

Profissionais especializados em cibersegurança

De acordo com este mesmo relatório, as empresas do setor estão a procurar com urgência de perfis profissionais conectados à cibersegurança. No entanto, as empresas acham "muito mais difícil" encontrar o talento certo nesta área. Esta circunstância é agravada "pela falta geral de estudantes e profissionais de STEM  no país. Por esta razão, estas empresas serão forçadas a explorar vias educativas alternativas, tais como a área de programação/IT para formar os talentos mais competitivos."

A prova dessa necessidade é que há cada vez mais instituições e empresas que oferecem formação para profissionais que querem trabalhar no setor de fintechs. A IE University, por exemplo, oferece um curso de seis semanas que aplica tecnologias como big data, IA, blockchain e computação quântica.

A IEBS Digital School, por sua vez, oferece 31 cursos relacionados ao setor de fintechs que incluem informações sobre pagamentos digitais, criptomoedas e tecnologias de livro-razão distribuído.

De acordo com a Pesquisa Salarial da Robert Walters, perfis profissionais analíticos, digitais e orientados para negócios são altamente valiosos para as empresas, especialmente em um momento de alta inflação e crise energética. A razão é que eles são responsáveis por apoiar as decisões estratégicas internas.

Muita procura por muita oferta

Em declarações ao jornal El País, Leyre Celdrán, a diretora de gestão de negócios da Associação Espanhola de Fintech (AEFI) diz que é muito difícil preencher todas as vagas devido à baixa oferta que existe. "Tanto que muitos perfis são até contratados nos últimos anos de carreira. (...) Há complicações em encontrar engenheiros informáticos disponíveis e prontos para uma rápida incorporação num ecossistema que exige uma rápida capacidade de reação, resolução e inovação", afirma.

Insights de Talentos

Para os responsáveis pelo relatório elaborado por Robert Walters, os profissionais interessados em desenvolver suas carreiras em empresas fintech devem ter certeza de que suas habilidades estão à altura das expectativas das empresas. É comum que realizem testes técnicos exaustivos durante o processo de seleção dos candidatos.

Os trabalhadores devem igualmente ter em conta duas outras circunstâncias. Por um lado, os seus objetivos profissionais devem estar alinhados com os da empresa. "Dessa forma, se conseguirem priorizar os benefícios e resultados da organização, se tornarão um perfil mais atrativo para o negócio", explicam no relatório.

Também é importante que saibam que as fintechs espanholas são mais recetivas a candidatos que já trabalharam em uma start-up antes. A razão é a ênfase que estas start-ups dão aos talentos mais jovens.

E qual é o salário desses profissionais?

A Pesquisa Salarial Robert Walters 2024 explica que 35% dos profissionais financeiros vão procurar um novo emprego este ano se a sua empresa não lhes der um aumento salarial acima da inflação. Estes trabalhadores acreditam que, tendo em conta o aumento do custo de vida, o aumento salarial mais justo seria de 2% acima da inflação (27% dos inquiridos) ou mesmo superior a 5% (24%).

“Além de melhorar a remuneração, as empresas que querem reter talentos em suas equipas precisarão criar melhores planos de remuneração e benefícios para esses trabalhadores. Esses tipos de recompensas são o que os profissionais da empresa mais valorizam” comenta Susana Costa, Senior Manager da área de Finanças na Robert Walters Portugal.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.