O gestor de remunerações e benefícios é a pessoa responsável pela conceção, implementação e gestão de políticas de remuneração dos colaboradores. Estas políticas assumiram uma maior relevância no papel de atração e retenção de talento.
É um perfil comum em grandes empresas que necessitam de um número capaz de recolher toda a informação relacionada com salários, turnos de trabalho, benefícios ou variáveis ligadas à produtividade ou desenvolvimento, tendo em conta as características de cada país ou região.
Um gestor de remuneração e benefícios deve ser analítico e ter uma visão global do negócio e do mercado
"Os gestores de remunerações e benefícios devem ser capazes de encontrar um equilíbrio perfeito entre todos os profissionais que fazem parte da mesma empresa, onde quer que estejam", defende Susana Costa, Senior Manager da Robert Walters Lisbon.
Há alguns anos, nos departamentos de recursos humanos, as empresas tinham um perfil de folha de pagamento focado no salário fixo e variável. Num contexto de escassez de talentos, as empresas tiveram de se reinventar e procurar soluções que lhes permitissem ser mais atrativas para profissionais que também exigem outros benefícios.
Daí a necessidade de um perfil especializado capaz de analisar as tendências de remuneração e benefícios de outras empresas de acordo com o setor, área de atuação e localização, a fim de delinear um plano competitivo e equitativo.
Como é o perfil de um gestor de remuneração e benefícios?
O gestor de remuneração e benefícios destaca-se pela sua capacidade de analisar, projetar e implementar novos programas de remuneração. Ser analítico é fundamental, além de ser inovador, de estar sempre na vanguarda das últimas tendências da indústria e da área de recursos humanos. Para além disso, conhecer todos os prós e contras do programa Excel é uma obrigação.
Por outro lado, um gestor de remuneração e benefícios deve ter uma visão global do negócio, tendo em conta não só as necessidades da empresa, mas também das equipas que a compõem. Quando se trata de multinacionais, precisa conhecer bem todos os mercados locais e tendências do setor para ser capaz de construir programas de remuneração e benefícios equitativos entre todos os funcionários.
"O perfil de um gestor de remuneração e benefícios varia muito dependendo da natureza de cada empresa. Cada vez mais, vemos que esses profissionais não são perfis de recursos humanos, mas que são financiadores com alta capacidade analítica", argumenta Susana.
Qual o salário de um gestor de remuneração e benefícios?
Dependendo da dimensão da empresa e dos anos de experiência, o salário de um gestor de remuneração e benefícios em Portugal varia de 25.000 e 80.000 euros brutos por ano. Se pretender informações detalhadas sobre a sua faixa salarial de acordo com seu cargo e setor, solicite acesso à nossa Pesquisa Salarial.
Quer elevar todo o seu potencial como gerente? Criámos um checklist definitivo para garantir que tem as habilidades e os insights necessários para alcançar todo o seu potencial. O nosso checklist foi elaborado para fornecer os insights práticos que o ajudarão a elevar seu estilo de gerência, quer se
Ler maisAtualmente, no ambiente de trabalho, uma das dinâmicas mais intrigantes a emergir é a relação entre a Geração Z e os Millenials. Como duas gerações com características, perspectivas e experiências distintas, as suas interações no local de trabalho moldam a cultura empresarial, os padrões de comunica
Ler maisA procura de especialistas em cibersegurança disparou nos últimos cinco anos, à medida que os empregadores começaram a reconhecer a importância de sistemas robustos para proteger o acesso aos dados, sendo que a incapacidade de o fazer conduz a enormes custos em termos financeiros e de reputação. Par
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.