pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Gerir uma baixa performance

A realização de avaliações regulares e a identificação de objetivos com alguma frequência são aspetos fundamentais para prevenir a baixa performance da sua equipa e dos seus membros individualmente.  

Mas o que acontece quando o processo de gestão de desempenho falha, e quais são as medidas que se devem tomar?

Em primeiro lugar, devem-se identificar os problemas e, de seguida, estabelecer as causas da baixa performance. Apenas assim se poderão decidir quais medidas necessárias para melhorar a situação para o indivíduo em questão. Quando se torna aparente que um empregado não está a cumprir os requisitos exigidos, é importante identificar as causas desta baixa performance.

Cada uma destas situações exigirá diferentes ações consoante a causa, por isso, é importante identificar corretamente a razão da baixa performance.

Em primeiro lugar, deve identificar-se o problema e, em seguida, estabelecer as causas da baixa performance.

Identificar a baixa performance

Com o objetivo de determinar se o funcionário está a atingir um nível aceitável ou não de desempenho, é fundamental que algum padrão tenha sido estabelecido anteriormente e que o funcionário tenha sido informado sobre as exigências da empresa.

Há uma gama de ferramentas de medição que se podem utilizar:  

  • Uma descrição detalhada da posição – definir os resultados da mesma
  • Metas – o uso de metas pré-estabelecidas (comum na função de vendas) que são realistas e exequíveis, pode permitir que o empregador determine se um empregado está a atingir o padrão solicitado
  • Controlos de qualidade – podem ser úteis quando a prestação de um serviço de qualidade é essencial como, por exemplo, funções dirigidas ao atendimento ao cliente.
  • Orientações de competência – que incidem sobre os comportamentos-chave que são necessários para alcançar um desempenho adequado.

As causas da baixa performance

Quando se torna aparente que um funcionário não está a cumprir com os requisitos exigidos, é importante identificar as causas. Um desempenho fraco pode estar relacionado com:

Falta de empenho para a função e atividades

Falta de capacidade/competências em geral                                                                                                                                                                                                                                                                                             Falta de capacidade devido a doença ou lesão

Cada uma destas situações exigirá diferentes ações corretivas, pelo que sublinhamos a importância de se identificar corretamente a causa da baixa performance, até porque esta pode ser válida, ou temporária. Dê o benefício da dúvida antes de tomar uma medida drástica.

Correção da baixa performance: definição de objetivos claros

  • Tenha uma reunião informal com o profissional em causa, indicando as áreas onde o seu desempenho precisa de melhorar. Faça um acordo sobre as metas/objetivos a alcançar e uma data de revisão.
  • Avalie o desempenho continuamente e analise se houve alguma melhoria. Se houve uma melhoria significativa e aceitável, não é necessário nenhum tipo de ação adicional. Se houve alguma melhoria, o empregador pode identificar as áreas onde o profissional ainda precisa de aperfeiçoamento e definir uma data para revisão.
  • Se não houve nenhuma melhoria significativa, o empregador pode aplicar procedimentos disciplinares ou até mesmo a demissão. A sanção adequada varia de acordo com o procedimento disciplinar relevante, mas não é recomendado optar pela demissão logo na primeira ocorrência.  Para garantir justiça na demissão, nestas circunstâncias, a empresa deve demonstrar que foram dadas as oportunidades suficientes para o profissional melhorar.

Se precisar de mais conselhos de contratação ou quiser enviar-nos alguma oferta de emprego, fale connosco - teremos todo o gosto em ajudar a sua empresa. 

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Para líderes: Identifique pontos fortes e oportunidades de gestão

Quando se trata de estilos de liderança, não existem regras rígidas e rápidas sobre a abordagem a ser seguida. No entanto, existem certas habilidades e atributos importantes que são úteis para liderar equipas produtivas, envolvidas e felizes. Enumeramos 9 dias para ajudar-lhe a ser um líder inspirad

Ler mais

Co-working é vantajoso tanto para o empregador quanto para o empregado

Uma pesquisa recente do Robert Walters Group descobriu que os empregadores não gostam que os empregados trabalhem em casa pois houve um nível reduzido de produtividade e produção de trabalho desde o início do teletrabalho. Embora esse não seja o caso para todos, pode-se argumentar que existem aquele

Ler mais

5 maneiras de atrair o melhor talento para a sua empresa

Desde oferecer oportunidades de voluntariado a programas de formação feitos à medida, há várias formas de atrair os melhores candidatos que vão além do salário. Embora o salário seja um aspeto fundamental para se aceitar uma proposta de emprego, para muitos candidatos não é o único fator a considera

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.