pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Geração desmotivada com o trabalho em equipa?

  • 37% dos jovens trabalhadores não gostam de trabalhar em ambiente de equipa
  • Metade dos jovens trabalhadores afirma que «trabalha melhor sozinho»
  •  Dois terços dos gestores afirmam que o trabalho colaborativo diminuiu desde que a geração Z entrou no mercado de trabalho
  • 41% dos gestores sentem a falta de habilidades de comunicação adequadas da geração Z


Mais de um terço dos profissionais da Geração Z (37%) relataram que não gostam de trabalhar em equipa – com quase metade (49%) afirmando que "trabalham melhor sozinhos".

Outros 62% dos profissionais afirmam que o maior impacto para a entrada da geração Z no mercado de trabalho é o declínio no trabalho colaborativo – com a falta de habilidades de comunicação (41%), trabalho em equipa (33%) e pensamento crítico (21%) dos trabalhadores mais jovens sendo as principais barreiras para isso.

As conclusões – de uma pesquisa recente da empresa de recrutamento global Robert Walters – serão um golpe para muitas empresas que estão a lutar para trazer cinco gerações sob o mesmo teto em um mundo de trabalho híbrido. 

Fabienne – Senior Manager IT & Digital comenta:

"A geração Z tem o potencial de revolucionar as nossas formas de trabalho e práticas de negócios, mas os locais de trabalho correm o risco de ficar parados ou retroceder a menos que entendam como tirar o melhor proveito desse grupo.”

"Cada um de nós tem fraquezas no seu conjunto de competências profissionais e, por isso, é injusto concentrarmo-nos naquilo que 'não está a funcionar' com os trabalhadores mais jovens – e os seus pontos fortes?

«Os jovens trabalhadores possuem um conjunto único de competências e características moldadas pela sua educação e experiências. Compreender esses pontos fortes – e adaptar-se a isso – pode, em última análise, levar a uma força de trabalho mais produtiva e bem-sucedida."

Talento escondido

Apesar de serem hiperproficientes em tecnologia, um terço dos gerentes afirma que não consegue colher os benefícios da sua força de trabalho jovem devido às fracas habilidades interpessoais da Geração Z.

Ao analisar mais a fundo, os resultados mostram que a Geração Z é altamente hábil em se comunicar através de canais digitais. Na verdade, 40% dos gerentes declararam como ficaram impressionados com a facilidade com que os trabalhadores juniores se sentem confortáveis usando várias ferramentas de comunicação digital, como mensagens instantâneas, videochamada e plataformas de colaboração.

Fabienne acrescenta: "A capacidade da geração Z de se comunicar de forma eficaz em ambientes virtuais é valiosa nos ambientes de trabalho cada vez mais remotos e digitais de hoje – em particular com o surgimento da IA e o potencial que esta geração traz para ensinar aos trabalhadores mais velhos os benefícios disso."

"No entanto, é evidente que a comunicação presencial e o trabalho em equipa precisam ser construídos se quisermos tirar o melhor proveito de uma força de trabalho multigeracional e ajudar os profissionais da Geração Z a prosperar plenamente no local de trabalho."

De acordo com uma pesquisa da Robert Walters Diversity & Inclusion, o conflito intergeracional é um fator-chave na rotatividade de funcionários – com um quarto dos trabalhadores afirmando que os conflitos com colegas sobre formas de trabalhar são um fator que contribui para deixar o emprego. 

Fabienne dá suas principais dicas sobre o que as empresas devem fazer para ajudar a melhorar as soft skills necessárias para a Geração Z:

  • Reduzir o trabalho remoto: se a razão pela qual as soft skills estão a diminuir se deve, em grande parte, ao trabalho remoto, então as empresas têm de procurar mudar as suas formas de trabalhar. Mais tempo presencial no escritório trará colaborações naturais e comunicação presencial – apresente o water-cooler à Geração Z!
  • Fornecer treinamento: Adicionando o desenvolvimento de soft skills, como resolução de problemas e habilidades de liderança, a programas de treinamento e desenvolvimento desde o início no estágio de integração e ao longo da trajetória de carreira da Geração Z. Da mesma forma, os trabalhadores experientes precisarão de orientação sobre como orientar uma nova geração de trabalhadores que priorizam o digital.
  • Programas de Mentoria: Estabeleça programas de mentoria que unam os funcionários da Geração Z com profissionais experientes dentro da empresa. Os mentores podem fornecer orientação, partilhar os seus conhecimentos e competências e oferecer conselhos sobre o desenvolvimento de competências transversais essenciais.
  • Colaboração entre gerações: Incentive a colaboração entre funcionários da Geração Z e indivíduos de outras gerações dentro da empresa. Isso permite a troca de ideias, perspectivas e conhecimentos, permitindo que os funcionários da Geração Z aprendam com os colegas mais experientes e desenvolvam habilidades interpessoais através da interação com diferentes gerações.
  • Feedback e avaliações de desempenho: Forneça feedback oportuno e construtivo aos funcionários da geração Z durante as avaliações de desempenho. Embora normalmente uma avaliação de desempenho possa centrar-se em metas e resultados tangíveis, comunicar claramente as expectativas em relação às competências transversais e oferecer sugestões específicas de melhoria. O feedback regular ajuda os indivíduos a compreender os seus pontos fortes e as suas áreas de crescimento.
  • Contrate os líderes certos: Que tenham paciência e capacidade de entender as necessidades e os pontos fortes das várias gerações dentro de uma força de trabalho. Terão de ser simultaneamente estratégicos e estimulantes, a fim de reunir uma força de trabalho multigeracional.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.