Em um estudo recente, o especialista da Robert Walters procurou entender a influência da Geração Z em ambientes profissionais. Tratava-se de examinar as preferências e características dos trabalhadores com menos de 25 anos. François, Country Director da Robert Walters Portugal e Brasil, compartilha as principais conclusões do estudo.
Preferências de trabalho
O inquérito mostra que 63% dos jovens trabalhadores com menos de 25 anos preferem um método de trabalho híbrido, dependendo das tarefas e do estado de espírito. Apenas 29% preferem um ambiente de equipa colaborativa e 8% preferem trabalhar de forma independente.
François explica: "A geração Z valoriza a flexibilidade e a adaptabilidade em seu trabalho. Eles valorizam a diversão no trabalho e o trabalho em uma boa equipa, mas também mantêm limites com suas vidas privadas e lutam por um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal."
Colaborar com a Geração Z
"Embora a colaboração seja tradicionalmente um aspeto importante do trabalho de escritório, a ascensão da Geração Z causou uma mudança", comenta François.
Os entrevistados com mais de 25 anos citam habilidades de comunicação inadequadas (41%) e falta de conhecimento do ambiente de trabalho pré-COVID (27%) como obstáculos para colaborar com a geração Z.
François: "Curiosamente, 18% dos entrevistados notam que a geração Z parece relutante em trabalhar em equipa, o que pode indicar uma tendência de trabalhar de forma autônoma dentro desse grupo."
Competências apreciáveis
Apesar desses desafios, a Geração Z traz algumas habilidades interessantes. Os inquiridos com mais de 25 anos admiram o pensamento criativo (40%), o espírito inovador e o empreendedorismo (33%) e a destreza digital (20%) dos jovens trabalhadores. "Essas características indicam uma nova onda de talentos com uma perspectiva única de resolução de problemas e inovação", diz François.
O valor acrescentado da geração Z
"À medida que o cenário profissional evolui, entender e aproveitar os pontos fortes únicos da Geração Z é uma vantagem estratégica para as empresas", explica François. Quando questionados sobre o contributo dos profissionais da Geração Z, 50% dos inquiridos reconhecem a sua forma mais moderna de trabalhar. Além disso, 33% enfatizam sua capacidade de pensar fora da caixa, trazendo novas perspectivas e ideias não convencionais que enriquecem o ambiente de trabalho.
É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro
Ler maisOs profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car
Ler maisÉ essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.