pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

O que impulsiona a geração Z no mercado de trabalho?

Com a ascensão da Geração Z no mercado de trabalho, as empresas estão a enfrentar o desafio de atrair e reter os jovens talento. O que move a geração Z ao tomar decisões de carreira?

O especialista em recrutamento da Robert Walters realizou recentemente uma pesquisa entre jovens profissionais com 1 a 3 anos de experiência para obter informações sobre suas visões sobre o mercado de trabalho e os seus planos de carreira.

Salário continua a ser prioridade

Apesar da sua forte bússola moral e do apreço pelos valores sociais dos empregadores, o salário continua a ser um fator importante para a geração Z. O inquérito mostra que 83% dos inquiridos consideram que um salário mais elevado e/ou um pacote mais extenso de benefícios são motivadores para mudar de emprego. Curiosamente, 56% não estão dispostos a considerar um emprego com um salário mais baixo, mesmo que outros benefícios, como flexibilidade ou um bom ambiente de equipa, sejam oferecidos.  Apenas 12% dos jovens trabalhadores estão dispostos a aceitar um salário mais baixo para um emprego numa empresa mais próxima dos seus ideais.

François-Pierre Puench, Country Director da Robert Walters Portugal e Brasil observa: "A geração Z é conhecida como 'dreamers' no local de trabalho. Eles são socialmente envolvidos e ambientalmente conscientes, e também esperam esforços nessas áreas de seu empregador. No entanto, o salário continua a ser um fator crucial devido ao aumento do custo de vida. A elevada oferta de vagas permite que estes jovens profissionais sejam exigentes, levando as empresas a avaliar e rever os seus pacotes salariais."

Conteúdo e desafio importam

O conteúdo do trabalho parece ser o próximo grande motivador para a Geração Z: a maioria (64%) está disposta a trocar o seu emprego atual por uma posição mais substantiva e/ou desafiadora. Um quarto dos inquiridos está disposto a abdicar de parte do seu salário para o fazer.

François comenta: "A geração Z valoriza a diversão e a satisfação em seu trabalho, e eles não têm medo de desistir de seu emprego para seguir a sua paixão. Por conseguinte, a geração Z vê as suas perspectivas de emprego de forma positiva: 89% sentem-se otimistas quanto à situação económica do seu setor nos próximos 12 meses e 88% avaliam o seu futuro profissional pessoal como brilhante. Este sentimento positivo reflete-se nos planos de mais de 1 em cada 3 jovens de mudar para uma nova oportunidade de emprego nos próximos 3 anos.”

Trabalhar perto de casa é atraente

Por fim, 41% dos entrevistados dizem que gostariam de trabalhar mais perto de casa e 15% estão dispostos a aceitar um salário menor por essa oportunidade.

François sublinha a importância de um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal  para os jovens profissionais e observa também que a geração Z adota a cultura da "agitação paralela": "Hoje, 2 em cada 3 jovens têm um rendimento secundário para além do seu emprego regular. Por conseguinte, é lógico que não queiram perder tempo parados em trânsito todas as manhãs e noites. Os empregadores devem tirar partido desta tendência, oferecendo horários de trabalho flexíveis e a opção de trabalhar a partir de casa. Desta forma, continuarão a ser atrativos para a geração mais jovem de trabalhadores.”

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.