Condução de uma entrevista

predio cor cinzenta

A chave para uma boa entrevista é uma boa estruturação.

Para conduzir uma entrevista de maneira clara e estruturada, assegure-se de se preparar antes e que nenhuma questão é deixada sem resposta. A sua conversa deve ser natural e, mais uma vez, estruturada: isso garante que se apresenta ao candidato com credibilidade e profissionalismo.

Como em qualquer estruturação de discurso, é aconselhável dividir a entrevista em três partes distintas: introdução, perguntas principais (corpo da entrevista - equivalente ao corpo do texto) e conclusão.

Preparar o cenário

Uma boa entrevista começa com uma boa introdução. Nesta parte inicial, o seu objetivo é deixar o candidato tranquilo e mais à vontade, de modo a obter as melhores respostas ao longo da conversa que se vai seguir.

A primeira parte serve também para quebrar o gelo entre entrevistador e candidato: o primeiro deve relaxar também, caso não esteja acostumado a conduzir entrevistas, bem como preparar o cenário e os assuntos que gostaria de abordar com antecedência, para não passar uma imagem de desorganização ou indiferença, que por sua vez pode denegrir a imagem da empresa em geral para o candidato.

Um bom assunto para iniciar seriam os seus interesses, perguntas simples. Esperamos que isso deixe o candidato mais relaxado para que também se possa perceber a sua personalidade.

Nesta fase, também é bom dar ao candidato uma visão da empresa, a sua história e planos para o futuro, além de como a sua formação e experiência se podem encaixar na mesma.

Uma boa entrevista começa com uma boa introdução.

Perguntas principais

Depois de um breve aquecimento na introdução, chega o momento de se pedir ao candidato que detalhe o seu CV, fazendo-lhe questões abertas sobre a sua experiência de trabalho. Por exemplo:

  •     Conte-me acerca das equipas com quem já trabalhou?
  •     O que gostava e não gostava nas suas posições anteriores?
  •     Descreva um típico dia de trabalho na sua empresa
  •     Que resultados positivos alcançou? 
  •     Quais foram as suas maiores conquistas?
  •     Por que quer mudar de emprego?
  •     Por que quer trabalhar connosco?

Para concluir a entrevista

Neste momento, deve-se incentivar o candidato a fazer perguntas, dando-lhe uma última oportunidade de vender o seu perfil e competências.

Vale a pena explicar as etapas do processo de recrutamento e o seu cronograma. Se sentir que a entrevista correu bem e que gostou do candidato, talvez seja uma boa oportunidade para reconfirmar o seu salário, o período de aviso prévio e perguntar ao candidato se gostaria de tirar alguma dúvida, ou se gostaria de indicar ressalvas sobre a função.

Finalmente, peça-lhe para entrar em contacto com seu consultor de recrutamento (se aplicável), com feedbacks, de modo a esclarecer os seus pareceres.

Precisa de mais dicas sobre a condução de entrevistas?

Se ainda não tem muita experiência a conduzir entrevistas ou se quer garantir que está a usar os métodos mais recentes (incluindo competências técnicas de entrevista), contacte-nos para marcarmos um encontro ou uma sessão individual de treino.

banner mulheres sentadas - conselhos de contratação

Conselhos de contratação 

Read more »

Solicite uma cópia da nossa Pesquisa Salarial Europeia 

banner salary survey
Read more »

Compreenda o processo de contratação  

banner luzes da cidade - artigo processo de contratação
Read more »

A importância de uma formação contínua 

banner 3 jovens sorridentes - artigo importância formação contínua
Read more »

Envie-nos uma oferta de emprego 

banner seta de luz - enviar oferta de emprego
Read more »