A chave para uma boa entrevista é uma boa estruturação.
Para conduzir uma entrevista de maneira clara e estruturada, assegure-se de se preparar antes e que nenhuma questão é deixada sem resposta. A sua conversa deve ser natural e, mais uma vez, estruturada: isso garante que se apresenta ao candidato com credibilidade e profissionalismo.
Como em qualquer estruturação de discurso, é aconselhável dividir a entrevista em três partes distintas: introdução, perguntas principais (corpo da entrevista - equivalente ao corpo do texto) e conclusão.
Uma boa entrevista começa com uma boa introdução. Nesta parte inicial, o seu objetivo é deixar o candidato tranquilo e mais à vontade, de modo a obter as melhores respostas ao longo da conversa que se vai seguir.
A primeira parte serve também para quebrar o gelo entre entrevistador e candidato: o primeiro deve relaxar também, caso não esteja acostumado a conduzir entrevistas, bem como preparar o cenário e os assuntos que gostaria de abordar com antecedência, para não passar uma imagem de desorganização ou indiferença, que por sua vez pode denegrir a imagem da empresa em geral para o candidato.
Um bom assunto para iniciar seriam os seus interesses, perguntas simples. Esperamos que isso deixe o candidato mais relaxado para que também se possa perceber a sua personalidade.
Nesta fase, também é bom dar ao candidato uma visão da empresa, a sua história e planos para o futuro, além de como a sua formação e experiência se podem encaixar na mesma.
Uma boa entrevista começa com uma boa introdução.
Depois de um breve aquecimento na introdução, chega o momento de se pedir ao candidato que detalhe o seu CV, fazendo-lhe questões abertas sobre a sua experiência de trabalho. Por exemplo:
Neste momento, deve-se incentivar o candidato a fazer perguntas, dando-lhe uma última oportunidade de vender o seu perfil e competências.
Vale a pena explicar as etapas do processo de recrutamento e o seu cronograma. Se sentir que a entrevista correu bem e que gostou do candidato, talvez seja uma boa oportunidade para reconfirmar o seu salário, o período de aviso prévio e perguntar ao candidato se gostaria de tirar alguma dúvida, ou se gostaria de indicar ressalvas sobre a função.
Finalmente, peça-lhe para entrar em contacto com seu consultor de recrutamento (se aplicável), com feedbacks, de modo a esclarecer os seus pareceres.
Se ainda não tem muita experiência a conduzir entrevistas ou se quer garantir que está a usar os métodos mais recentes (incluindo competências técnicas de entrevista), contacte-nos para marcarmos um encontro ou uma sessão individual de treino.
10 práticas essenciais para prevenir o burnout
Burnout, síndrome que tem aumentado com as consequências económicas, sociais e profissionais. 82% dos profissionais já sofreram de burnout alguma vez na sua vida laboral Embora o conceito não seja novo, foi em 2020 que a OMS identificou o burnout como uma doença mental legítima e diagnosticável. Os
Ler mais5 maneiras de atrair o melhor talento para a sua empresa
Desde oferecer oportunidades de voluntariado a programas de formação feitos à medida, há várias formas de atrair os melhores candidatos que vão além do salário. Embora o salário seja um aspeto fundamental para se aceitar uma proposta de emprego, para muitos candidatos não é o único fator a considera
Ler maisPara líderes: Identifique pontos fortes e oportunidades de gestão
Quando se trata de estilos de liderança, não existem regras rígidas e rápidas sobre a abordagem a ser seguida. No entanto, existem certas habilidades e atributos importantes que são úteis para liderar equipas produtivas, engajadas e felizes. Listamos 9 dias para ajudar-lhe a ser um líder inspirador.
Ler maisJunte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.