pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Condução de uma entrevista

A chave para uma boa entrevista é uma boa estruturação.

Para conduzir uma entrevista de maneira clara e estruturada, assegure-se de se preparar antes e que nenhuma questão é deixada sem resposta. A sua conversa deve ser natural e, mais uma vez, estruturada: isso garante que se apresenta ao candidato com credibilidade e profissionalismo.

Como em qualquer estruturação de discurso, é aconselhável dividir a entrevista em três partes distintas: introdução, perguntas principais (corpo da entrevista - equivalente ao corpo do texto) e conclusão.

Preparar o cenário

Uma boa entrevista começa com uma boa introdução. Nesta parte inicial, o seu objetivo é deixar o candidato tranquilo e mais à vontade, de modo a obter as melhores respostas ao longo da conversa que se vai seguir.

A primeira parte serve também para quebrar o gelo entre entrevistador e candidato: o primeiro deve relaxar também, caso não esteja acostumado a conduzir entrevistas, bem como preparar o cenário e os assuntos que gostaria de abordar com antecedência, para não passar uma imagem de desorganização ou indiferença, que por sua vez pode denegrir a imagem da empresa em geral para o candidato.

Um bom assunto para iniciar seriam os seus interesses, perguntas simples. Esperamos que isso deixe o candidato mais relaxado para que também se possa perceber a sua personalidade.

Nesta fase, também é bom dar ao candidato uma visão da empresa, a sua história e planos para o futuro, além de como a sua formação e experiência se podem encaixar na mesma.

Uma boa entrevista começa com uma boa introdução.

Perguntas principais

Depois de um breve aquecimento na introdução, chega o momento de se pedir ao candidato que detalhe o seu CV, fazendo-lhe questões abertas sobre a sua experiência de trabalho. Por exemplo:

  •     Conte-me acerca das equipas com quem já trabalhou?
  •     O que gostava e não gostava nas suas posições anteriores?
  •     Descreva um típico dia de trabalho na sua empresa.
  •     Que resultados positivos alcançou? 
  •     Quais foram as suas maiores conquistas?
  •     Por que quer mudar de emprego?
  •     Por que quer trabalhar connosco?
     

Para concluir a entrevista

Neste momento, deve-se incentivar o candidato a fazer perguntas, dando-lhe uma última oportunidade de vender o seu perfil e competências.

Vale a pena explicar as etapas do processo de recrutamento e o seu cronograma. Se sentir que a entrevista correu bem e que gostou do candidato, talvez seja uma boa oportunidade para reconfirmar o seu salário, o período de aviso prévio e perguntar ao candidato se gostaria de tirar alguma dúvida ou se gostaria de indicar ressalvas sobre a função.

Finalmente, peça-lhe para entrar em contacto com seu consultor de recrutamento (se aplicável), com feedbacks, de modo a esclarecer os seus pareceres.

Precisa de mais dicas sobre a condução de entrevistas?

Se ainda não tem muita experiência a conduzir entrevistas ou se quer garantir que está a usar os métodos mais recentes (incluindo competências técnicas de entrevista), contacte-nos para marcarmos um encontro ou uma sessão individual de treino.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

10 práticas essenciais para prevenir o burnout

Burnout, síndrome que tem aumentado com as consequências económicas, sociais e profissionais. 82% dos profissionais já sofreram de burnout alguma vez na sua vida laboral Embora o conceito não seja novo, foi em 2020 que a OMS identificou o burnout como uma doença mental legítima e diagnosticável. Os

Ler mais

5 maneiras de atrair o melhor talento para a sua empresa

Desde oferecer oportunidades de voluntariado a programas de formação feitos à medida, há várias formas de atrair os melhores candidatos que vão além do salário. Embora o salário seja um aspeto fundamental para se aceitar uma proposta de emprego, para muitos candidatos não é o único fator a considera

Ler mais

Para líderes: Identifique pontos fortes e oportunidades de gestão

Quando se trata de estilos de liderança, não existem regras rígidas e rápidas sobre a abordagem a ser seguida. No entanto, existem certas habilidades e atributos importantes que são úteis para liderar equipas produtivas, envolvidas e felizes. Enumeramos 9 dias para ajudar-lhe a ser um líder inspirad

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.