pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Condução de uma entrevista

A chave para uma boa entrevista é uma boa estruturação.

Para conduzir uma entrevista de maneira clara e estruturada, assegure-se de se preparar antes e que nenhuma questão é deixada sem resposta. A sua conversa deve ser natural e, mais uma vez, estruturada: isso garante que se apresenta ao candidato com credibilidade e profissionalismo.

Como em qualquer estruturação de discurso, é aconselhável dividir a entrevista em três partes distintas: introdução, perguntas principais (corpo da entrevista - equivalente ao corpo do texto) e conclusão.

Preparar o cenário

Uma boa entrevista começa com uma boa introdução. Nesta parte inicial, o seu objetivo é deixar o candidato tranquilo e mais à vontade, de modo a obter as melhores respostas ao longo da conversa que se vai seguir.

A primeira parte serve também para quebrar o gelo entre entrevistador e candidato: o primeiro deve relaxar também, caso não esteja acostumado a conduzir entrevistas, bem como preparar o cenário e os assuntos que gostaria de abordar com antecedência, para não passar uma imagem de desorganização ou indiferença, que por sua vez pode denegrir a imagem da empresa em geral para o candidato.

Um bom assunto para iniciar seriam os seus interesses, perguntas simples. Esperamos que isso deixe o candidato mais relaxado para que também se possa perceber a sua personalidade.

Nesta fase, também é bom dar ao candidato uma visão da empresa, a sua história e planos para o futuro, além de como a sua formação e experiência se podem encaixar na mesma.

Uma boa entrevista começa com uma boa introdução.

Perguntas principais

Depois de um breve aquecimento na introdução, chega o momento de se pedir ao candidato que detalhe o seu CV, fazendo-lhe questões abertas sobre a sua experiência de trabalho. Por exemplo:

  •     Conte-me acerca das equipas com quem já trabalhou?
  •     O que gostava e não gostava nas suas posições anteriores?
  •     Descreva um típico dia de trabalho na sua empresa.
  •     Que resultados positivos alcançou? 
  •     Quais foram as suas maiores conquistas?
  •     Por que quer mudar de emprego?
  •     Por que quer trabalhar connosco?
     

Para concluir a entrevista

Neste momento, deve-se incentivar o candidato a fazer perguntas, dando-lhe uma última oportunidade de vender o seu perfil e competências.

Vale a pena explicar as etapas do processo de recrutamento e o seu cronograma. Se sentir que a entrevista correu bem e que gostou do candidato, talvez seja uma boa oportunidade para reconfirmar o seu salário, o período de aviso prévio e perguntar ao candidato se gostaria de tirar alguma dúvida ou se gostaria de indicar ressalvas sobre a função.

Finalmente, peça-lhe para entrar em contacto com seu consultor de recrutamento (se aplicável), com feedbacks, de modo a esclarecer os seus pareceres.

Precisa de mais dicas sobre a condução de entrevistas?

Se ainda não tem muita experiência a conduzir entrevistas ou se quer garantir que está a usar os métodos mais recentes (incluindo competências técnicas de entrevista), contacte-nos para marcarmos um encontro ou uma sessão individual de treino.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

O que impulsiona a geração Z no mercado de trabalho?

Com a ascensão da Geração Z no mercado de trabalho, as empresas estão a enfrentar o desafio de atrair e reter os jovens talento. O que move a geração Z ao tomar decisões de carreira? O especialista em recrutamento da Robert Walters realizou recentemente uma pesquisa entre jovens profissionais com 1

Ler mais

Compreender a Geração Z no local de Trabalho

Em um estudo recente, o especialista da Robert Walters procurou entender a influência da Geração Z em ambientes profissionais. Tratava-se de examinar as preferências e características dos trabalhadores com menos de 25 anos. François, Country Director da Robert Walters Portugal e Brasil, compartilha

Ler mais

Geração desmotivada com o trabalho em equipa?

37% dos jovens trabalhadores não gostam de trabalhar em ambiente de equipa Metade dos jovens trabalhadores afirma que «trabalha melhor sozinho» Dois terços dos gestores afirmam que o trabalho colaborativo diminuiu desde que a geração Z entrou no mercado de trabalho 41% dos gestores sentem a falta de

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.