Transição de um emprego para outro

mulher numa rua de New York

Um dos maiores desafios da carreira profissional é começar um novo emprego. No entanto, isto também pode ser extremamente stressante e exigir demasiado tempo. Deixamos-lhe alguns conselhos para assegurar uma transição o mais suave possível.

Antecipe os desafios

As primeiras semanas num novo trabalho são sempre  difíceis – mesmo os profissionais mais experientes admitem que começar um novo emprego é árduo, e nunca vai ser exatamente o esperado. No entanto, se antecipar os desafios que aí vêm, a sua transição dentro de uma nova organização pode ser muito mais suave. É necessário estabelecer novas metas, ser pró-ativo e ter iniciativa.

Esteja preparado para se ajustar

Um novo trabalho representa novos processos – coisas que eram garantidas no seu trabalho antigo, como a localização de documentos, artigos de escritório, processos em andamento e a quem recorrer em certas situações, vão tornar-se um obstáculo no início das suas atividades, porque tudo é diferente e cada empresa tem os seus próprios métodos.

Não faça comparações desnecessárias entre o novo e antigo trabalho, essa atitude pode ser mal vista e até afetar outras pessoas, para além de poder ser frustrante para si. 

Finalmente, um novo trabalho também representa novas relações pessoais – faça por conhecer e socializar com as pessoas da sua nova empresa, e procure integrar-se com a sua nova equipa: assim será mais fácil fazer perguntas às pessoas certas, que poderão ajudar na sua integração em todos os sentidos.

Esteja preparado para os ajustes que precisa de fazer e esteja atento aos desafios que estão à sua frente.

Não tenha medo de aprender

Não tenha medo de mostrar que está a aprender e que ainda não domina todos os processos. É natural querer impressionar os seus colegas de trabalho mostrando que tem valor e que está comprometido, é competente e talentoso – no entanto, não deixe isso atrapalhar a sua aprendizagem. Tome notas – isso vai ajudá-lo a entender as coisas mais rapidamente, como por exemplo o nome dos novos colegas de trabalho. Os primeiros meses são ideais para ouvir, aprender e absorver tudo o que puder para permitir o bom desempenho nas suas novas funções.

Não faça comparações desnecessárias entre o novo e antigo trabalho; essa atitude pode ser mal vista e até afetar outras pessoas, para além de poder ser frustrante para si. 

Divirta-se

Finalmente, divirta-se. Lembre-se de que aceitou esta nova oportunidade porque queria uma mudança, seja por um novo desafio ou pela oportunidade de desenvolver a sua carreira. Abrace tudo o que lhe for entregue, sorria e passe a melhor impressão possível.

Precisa de mais conselhos de carreira? Fale connosco.

Notícias 

Read more »

Está à procura de trabalho?
Contacte-nos

painel encarnado
Read more »

Veja as nossas 
ofertas de emprego 

cidade desfocada
Read more »