4 conselhos para teletrabalhar com sucesso quando se vive em um ambiente compartilhado

homem loiro com smart phone

Para muitos profissionais, ter a possibilidade de trabalhar em casa pode ser um ponto negativo, uma vez que grande parte deles desempenha suas funções em um espaço limitado e compartilhado com outras pessoas, todos com horários, rotinas e/ou horários de trabalho diferentes e/ou com suas responsabilidades diárias.

Como manter a concentração e a motivação para o trabalho e garantir uma boa convivência ao teletrabalhar regularmente no mesmo apartamento/casa com amigos, conhecidos ou familiares?

O novo "How to Survive Teleworking Guide" oferece quatro dicas simples para trabalhar em conjunto com sucesso:

Estabeleça as "regras do jogo" desde o início

Estabelecer certas regras através das quais você chega a um acordo comum com seus colegas de quarto/casa sempre será uma boa ideia:

  • Uma função, um espaço: pode-se considerar a possibilidade de distribuir as diferentes áreas do apartamento dependendo do tipo de trabalho a ser feito: por exemplo, você pode concordar que a área com a melhor conexão de internet é para videoconferências, ou que todas as chamadas telefônicas são realizadas nos respectivos quartos para não incomodar os demais.
  • Atribuição de tarefas domésticas: as tarefas domésticas podem ser realizadas por quem tiver maior disponibilidade de horários, mas enquanto todos estão à distância, é importante partilhar responsabilidades e garantir que ninguém arca com o fardo de manter a casa limpa e em ordem.

Organize uma "reunião de bom dia"

Você pode optar por marcar uma reunião matinal com seus colegas de quarto/casa, especialmente se houver muitos de vocês. Durante a reunião você poderá falar sobre seus horários para o dia, incluindo chamadas ou videoconferências importantes para as quais você precise de tranquilidade e silêncio, ou cumprir um prazo urgente para o qual não deva ser interrompido.

Faça um calendário simples, com post-its coloridos para classificar as diferentes atividades. Desta forma, você evitará qualquer conflito que surja no dia-a-dia.

Seja empático com seus colegas de quarto

Pode parecer simples, mas quando as pessoas são repentinamente forçadas a passar muito tempo juntas, é fácil que surjam tensões e conflitos ao menor desacordo. Por isso, é importante sempre manter a empatia pelas pessoas com quem você vive.

"Do tipo: não monopolize os espaços comuns, limpe o que suja, faça o barulho estritamente necessário durante a sua jornada de trabalho ... E durante a sua!" E como você é, se você fizer uma xícara de chá, por que não fazer uma para cada um de seus co-teletrabalhadores? Eles vão apreciar o seu gesto! ”, afirma François-Pierre Puech, country manager da Robert Walters Portugal.

Desfrute da companhia de outros

Em uma época em que muitos se sentem isolados e desconectados, compartilhar um apartamento oferece a possibilidade de manter uma interação regular com outras pessoas.

Aproveite esta situação para desfrutar da companhia de outras pessoas, para partilhar momentos que podem ser muito benéficos para a sua saúde física e mental. Isso não só fortalecerá seus relacionamentos pessoais e a atmosfera geral da casa, mas também o ajudará a manter um estado de espírito positivo durante seus dias de teletrabalho.

abstract-green-buidling2

A Revolução do Smart Working 

»

Webinars
Robert Walters 

470070440
»

Descubra os
nossos e-guides 

»

O nosso propósito 

»

Fale connosco 

»