pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Em que situações se devem fazer entrevistas de grupo?

Sem tempo para fazer várias entrevistas individuais, mas tem vários candidatos em cima da mesa – o que fazer? Este é um excelente exemplo de quando as entrevistas ou dinâmicas de grupo podem salvar o seu dia.

Reunir os responsáveis por decidir novas contratações no mesmo espaço a entrevistar vários candidatos em simultâneo pode ser uma boa solução, já que se pode chegar mais rapidamente a um consenso sobre quais são mais adequados para o(s) cargo(s) específico(s). E, mesmo que seja apenas um entrevistador, este é um método bastante prático.

No entanto, isto não quer dizer que as entrevistas de grupo sejam ideais para todas as situações. Antes de decidir realizar entrevistas de grupo para a vaga que abriu na sua empresa, pense se é apropriado para a sua situação particular, ou se vale sequer a pena.

Por exemplo, se estiver em busca de um perfil muito específico, o mais provável é que não haja muitos candidatos com essas características, pelo que seria melhor fazer entrevistas individuais. O mesmo se pode dizer relativamente a cargos mais sénior ou diretivos, em que o número de candidatos será mais reduzido.

Assim, as entrevistas ou dinâmicas de grupo podem ser benéficas nos seguintes casos:

1. Entrevista de grupo como ferramenta de pré-seleção

Pode utilizar as entrevistas de grupo como uma espécie de fase eliminatória no processo de recrutamento: observar todos os candidatos cujos currículos lhe pareceram ter potencial juntos em dinâmicas de grupo pode facilitar uma seleção mais informada daqueles que são mais adequados para a vaga que quer preencher. Por exemplo, dos doze candidatos que entrevistou simultaneamente, cinco ou seis passam à etapa seguinte, poupando tempo de entrevistas individuais.

2. Quando precisa de preencher várias vagas, ou tem muitos candidatos

As entrevistas de grupo são uma boa opção quando a sua empresa tem vagas para candidatos entry-level. Qualquer posição deste nível inicial tem sempre uma maior quantidade de candidatos interessados, muitas vezes com perfis muito semelhantes. Como decidir quais contratar? E quanto tempo vai perder a entrevistar todos um a um?

Para algumas consultoras que fazem contratações anuais de vários analistas e consultores, por exemplo, utilizar entrevistas de grupo numa primeira fase de seleção é uma excelente ideia.

Da mesma forma, muitos estudantes de direito que terminaram o curso no mesmo ano e na mesma cidade querem, na sua grande maioria, entrar em bons escritórios para fazer o estágio à ordem. Uma entrevista de grupo inicial para selecionar os melhores candidatos facilitaria bastante este processo.

3. Para preencher uma vaga na qual a comunicação com o cliente é essencial

Se a função principal da vaga que abriu na sua empresa é a comunicação, por exemplo no caso de um relações públicas ou gestor de eventos, o candidato que selecionar terá de ter um excelente nível de comunicação, interação e empatia com os clientes. Ora, no contexto da dinâmica de grupo, pode ficar com uma ideia mais clara de como os candidatos lidam e comunicam uns com os outros, e com os entrevistadores, e assim perceber se teriam o perfil indicado para o trabalho.

4. Postos onde seja necessário trabalhar muito em equipa

Cargos para os quais o trabalho de equipa seja essencial também beneficiam muito deste tipo de entrevistas, porque é uma forma eficaz de se perceber rapidamente se os candidatos conseguem fazê-lo, se têm capacidades de liderança, se aceitam ideias diferentes das suas, como lidam com stress em conjunto, como tomam decisões, etc.

Observar todos os candidatos cujos currículos lhe pareceram ter potencial juntos em dinâmicas de grupo pode facilitar uma seleção mais informada daqueles que são mais adequados para a vaga que quer preencher.

5. Para preencher uma vaga para um período de tempo limitado

O seu assessor de comunicação pediu uma licença sem vencimento, ou tem uma advogada sénior de licença de maternidade, mas o trabalho não pára. O que fazer?

Neste caso, vale a pena fazer a entrevista em grupo se tiver um número de candidatos que o justifique, já que isto nem sempre acontece com cargos temporários.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Gerentes “acidentais” em ascensão – Um terço não está preparado para fazer o trabalho

Pesquisa Resultados de uma pesquisa da Robert Walters com 400 gerentes em Maio de 2024: · Mais de um terço dos gestores (32%) não receberam formação formal para serem gestores. · 10% dos atuais gestores admitem sentir-se "discretamente promovido" para gerir outras pessoas. Promoções silenciosas são

Ler mais

4 tendências importantes para a área financeira

O diretor financeiro moderno está cada vez mais envolvido no processo de contratação. Por isso, é importante saber o que está a acontecer no mercado da gestão operacional provisória. Apresentamos as tendências mais importantes: Tendência 1: O método backfill Uma tendência a que estamos a assistir mu

Ler mais

4 formas das empresas lidarem com a maternidade de forma inclusiva e estratégica

As políticas no local de trabalho que não conseguem criar inclusão e igualdade correm o risco de custar às empresas, uma vez que os profissionais talentosos deixam a sua força de trabalho e vão para empresas concorrentes ou até criam a sua própria empresa. Alguns líderes empresariais e os profission

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.