pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

O impacto da Inteligência Artificial no mundo do trabalho

Perante o desenvolvimento das novas tecnologias, os profissionais interrogam-se se esta evolução significará que as oportunidades de emprego se tornarão cada vez mais escassas. Realizamos um inquérito realizado com 350 pessoas baseadas em Portugal, onde foram discutidas as perspectivas de emprego dos profissionais face à disrupção da inteligência artificial.

"Os profissionais com cargos de direção e de gestão que possuam competências altamente especializadas e uma vasta experiência empresarial têm um conhecimento profundo das áreas em que se destacam. Tudo isto impediu que uma vaga preocupação com a IA se espalhasse entre estes perfis", diz Fabienne Viegas, Senior Manager na divisão de Tecnologia da Robert Walters Lisboa.

O desejo dos profissionais de aprender

  • 98% dos profissionais dizem que pretendem antecipar o aparecimento da IA melhorando as suas competências e capacidades.
  •  39% acreditam que haverá um momento em que a IA assumirá o seu trabalho.
  • 10% seriam formados num novo concurso para fazer face à perda de postos de trabalho
  • 27% melhorariam as qualidades sociais e as competências que lhes faltam
  • 55% trabalhariam em hard e soft skills.
  • 34% seriam formados em competências de resolução de problemas, 32% na administração, 29% na criatividade e 27% na análise de dados.

Entre estas respostas, observa-se que mesmo os profissionais que sentem que o seu trabalho pode ser assumido pela inteligência artificial (39%), mostram uma postura proativa quando procuram áreas em que a IA não se destaca, onde, em última análise, o ser humano pode fornecer uma elevada mais-valia.

O aumento acentuado da procura de especialistas em IA no mercado de recrutamento.

"A investigação e desenvolvimento da IA é uma constante e muitas empresas estão a trabalhar para desenvolver e introduzir aplicações práticas de IA vendo a tecnologia como o motor do crescimento do negócio", diz Fabienne. Embora muitas empresas de uma grande variedade de setores estejam a competir para ter especialistas em IA e Data Science nas suas equipas, ainda não há equilíbrio com o número de profissionais que possuem as competências e experiência necessárias. Este fenómeno está a impulsionar uma concorrência feroz na contratação.

No campo da tecnologia é essencial focar-se em perfis profissionais que tenham a capacidade de sentir mudança e o desejo de aprender e atualizar as suas competências, e que possuam também competências e experiência que possam ser usadas no trabalho, mesmo que ainda não tenham experiência profissional. Para atrair especialistas em IA que estão em escassez a nível global, é essencial oferecer um salário competitivo, embora seja cada vez mais importante que o projeto em si seja atrativo.

Os candidatos analisam se a empresa tem uma visão clara de como quer alavancar a tecnologia de IA. "A tecnologia e a inteligência artificial vieram para tornar os processos mais eficientes, mais rápidos e produtivos. Isto não significa que a maioria dos postos de trabalho desapareça, mas tornar-se-ão mais estratégicos, por isso os profissionais terão de se adaptar, uma vez que há competências humanas que uma tecnologia nunca poderá substituir", conclui Fabienne.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

5 principais motivos pelos quais os profissionais procuram uma mudança de trabalho em 2024

A Pesquisa Salarial 2024 está disponível, onde compartilhamos insights sobre o mercado de contratações, habilidades em maior demanda, tendências salariais e muito mais. A alta inflação segue impactando muitos países e aumentando o custo de vida, o que leva muitos profissionais a tomarem decisões imp

Ler mais

Como evitar fraudes em ofertas de emprego online

O número de candidatos que procuram por novas oportunidades online aumentam a cada dia. Infelizmente, com esta tendência, surgem oportunidades falsas cujo intuito é a exploração dos candidatos, a fim de obter seus dados pessoais e, até, informações bancárias. François-Pierre Puech, country director

Ler mais

Inflação de cargos na Geração Z

+53% de aumento nos cargos seniores no ano passado 52% da Geração Z espera promoção anual 47% dos jovens trabalhadores não vêem a gestão de outra pessoa como um indicador de antiguidade 40% da Geração Z acredita que as suas "ideias" são o seu maior trunfo Mais de um quarto dos empregadores acredita

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.