pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

8 passos para implementar uma estratégia de talento sem fronteiras

A adoção de uma estratégia de talento sem fronteiras para funções que não exijam presença física no local de trabalho pode mitigar a escassez de talento e aumentar a diversidade da sua empresa. Atualmente, é cada vez mais fácil separar localização e função 

Para os mercados de trabalho que enfrentam escassez de talento em conjuntos de habilidades emergentes, como é o caso da área tecnológica e digital, assegurar os melhores profissionais num mercado competitivo é um desafio cada vez maior para as empresas.

“A implementação de estratégias de trabalho remoto para ampliar o conjunto de talento disponível para lá da localização física do escritório é uma solução a considerar, preenchendo assim as lacunas de qualificação do mercado local e aumentando a diversidade da empresa”, comenta François-Pierre Puech, Country Director da Robert Walters Portugal e Brasil. 

Depois de a sua empresa perceber que funções podem funcionar independentemente da localização geográfica do candidato, terá uma oportunidade de ampliar a sua estratégia de atração de talento sem a restrição da localização.

A Robert Walters lançou um novo guia digital sobre como as empresas podem separar o trabalho da localização geográfica.

Antes de sugerir esta estratégia, considere estes 8 aspetos:

  1. Compliance: as leis laborais e vistos de trabalho apoiam o trabalho remoto? Quais os requisitos necessários? Quais são as implicações fiscais? É importante que as organizações observem cuidadosamente as leis do país em que se localizam, bem como do país onde o novo colaborador remoto estará baseado para evitar qualquer risco legal.
  2. Onboarding remoto: a sua organização conta com um plano sólido e eficaz para onboarding remoto de novos colaboradores? 
  3. Gestão remota: os chefes de equipa estão equipados com a formação, as ferramentas e a tecnologia certas para gerir uma força de trabalho remota com eficácia? 
  4. Tecnologia: de que vão precisar os colaboradores remotos no que diz respeito a acesso a sistemas e infraestrutura de tecnologia para realizar o seu trabalho com sucesso e produtividade?
  5. Custo: os colaboradores localizados noutros países ou cidades podem ser mais eficientes no que diz respeito a custos. Para garantir que este é verdadeiramente o caso, deve analisar a sua situação geográfica. Se estiverem localizados numa cidade, a poupança de custos será menor em comparação com um profissional a viver em zonas rurais ou países em desenvolvimento, onde o custo de vida é menor.
  6. Cultura: que impacto terá uma força de trabalho remota na cultura da empresa? Irá a cultura diminuir ou prosperar?
  7. Preparação: os executivos da empresa estarão prontos para aceitar esta estratégia? A organização ainda é muito tradicional na forma como opera? Se a sua empresa não estiver pronta para adotar esta estratégia, isso pode afetar o desempenho dos colaboradores remotos, que poderão sentir-se isolados.
  8. Mapeamento de talento: onde moram os profissionais com as habilidades desejadas e para que empresas trabalham? Mesmo que possa ampliar o alcance da localização, é importante que a sua pesquisa permaneça direcionada.
A implementação de estratégias de trabalho remoto para ampliar o conjunto de talento disponível para lá da localização física do escritório é uma solução

Sobre o e-guide - Decoupling Job and Location

A experiência global de teletrabalho em consequência do Covid-19 levantou questões importantes sobre o futuro do trabalho, e se conceitos totalmente remotos, como nómades digitais, se tornarão parte das novas estratégias de atração de talento. Se o trabalho em si deixar de estar confinado pela presença geográfica e física num lugar e tempo fixos, haverá uma mudança de paradigma? Um trabalho e um local podem ser separados e os profissionais manterem-se produtivos? Este guia oferece uma visão geral das tendências atuais e emergentes no trabalho remoto, discute que funções se beneficiariam mais com uma força de trabalho remota e como as organizações podem adotar uma estratégia de talento sem fronteiras para combater a escassez de talento e aumentar a diversidade no local de trabalho. Solicite uma cópia gratuita aqui.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Compreender a Geração Z no local de Trabalho

Em um estudo recente, o especialista da Robert Walters procurou entender a influência da Geração Z em ambientes profissionais. Tratava-se de examinar as preferências e características dos trabalhadores com menos de 25 anos. François, Country Director da Robert Walters Portugal e Brasil, compartilha

Ler mais

Empregadores recorrem a contratações temporárias para enfrentar incerteza

Empregadores em todo o mundo estão mais cautelosos ao contratar funcionários permanentes e estão recorrendo a trabalhadores temporários enquanto enfrentam incertezas económicas nos próximos meses. O recrutamento na indústria de tecnologia foi afetado por demissões em massa globais de grandes empresa

Ler mais

Mindfulness at play

Mindfulness is an idea growing in popularity; it continues to convert the sceptics and is being implemented into workplaces to increase productivity, innovation, emotional intelligence, and leadership. Robert Walters recently coordinated an event where Debbie Schultz from BlueSkyMinds spoke about mi

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.