pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

8 passos para implementar uma estratégia de talento sem fronteiras

A adoção de uma estratégia de talento sem fronteiras para funções que não exijam presença física no local de trabalho pode mitigar a escassez de talento e aumentar a diversidade da sua empresa. Atualmente, é cada vez mais fácil separar localização e função 

Para os mercados de trabalho que enfrentam escassez de talento em conjuntos de habilidades emergentes, como é o caso da área tecnológica e digital, assegurar os melhores profissionais num mercado competitivo é um desafio cada vez maior para as empresas.

“A implementação de estratégias de trabalho remoto para ampliar o conjunto de talento disponível para lá da localização física do escritório é uma solução a considerar, preenchendo assim as lacunas de qualificação do mercado local e aumentando a diversidade da empresa”, comenta François-Pierre Puech, Country Director da Robert Walters Portugal e Brasil. 

Depois de a sua empresa perceber que funções podem funcionar independentemente da localização geográfica do candidato, terá uma oportunidade de ampliar a sua estratégia de atração de talento sem a restrição da localização.

A Robert Walters lançou um novo guia digital sobre como as empresas podem separar o trabalho da localização geográfica.

Antes de sugerir esta estratégia, considere estes 8 aspetos:

  1. Compliance: as leis laborais e vistos de trabalho apoiam o trabalho remoto? Quais os requisitos necessários? Quais são as implicações fiscais? É importante que as organizações observem cuidadosamente as leis do país em que se localizam, bem como do país onde o novo colaborador remoto estará baseado para evitar qualquer risco legal.
  2. Onboarding remoto: a sua organização conta com um plano sólido e eficaz para onboarding remoto de novos colaboradores? 
  3. Gestão remota: os chefes de equipa estão equipados com a formação, as ferramentas e a tecnologia certas para gerir uma força de trabalho remota com eficácia? 
  4. Tecnologia: de que vão precisar os colaboradores remotos no que diz respeito a acesso a sistemas e infraestrutura de tecnologia para realizar o seu trabalho com sucesso e produtividade?
  5. Custo: os colaboradores localizados noutros países ou cidades podem ser mais eficientes no que diz respeito a custos. Para garantir que este é verdadeiramente o caso, deve analisar a sua situação geográfica. Se estiverem localizados numa cidade, a poupança de custos será menor em comparação com um profissional a viver em zonas rurais ou países em desenvolvimento, onde o custo de vida é menor.
  6. Cultura: que impacto terá uma força de trabalho remota na cultura da empresa? Irá a cultura diminuir ou prosperar?
  7. Preparação: os executivos da empresa estarão prontos para aceitar esta estratégia? A organização ainda é muito tradicional na forma como opera? Se a sua empresa não estiver pronta para adotar esta estratégia, isso pode afetar o desempenho dos colaboradores remotos, que poderão sentir-se isolados.
  8. Mapeamento de talento: onde moram os profissionais com as habilidades desejadas e para que empresas trabalham? Mesmo que possa ampliar o alcance da localização, é importante que a sua pesquisa permaneça direcionada.
A implementação de estratégias de trabalho remoto para ampliar o conjunto de talento disponível para lá da localização física do escritório é uma solução

Sobre o e-guide - Decoupling Job and Location

A experiência global de teletrabalho em consequência do Covid-19 levantou questões importantes sobre o futuro do trabalho, e se conceitos totalmente remotos, como nómades digitais, se tornarão parte das novas estratégias de atração de talento. Se o trabalho em si deixar de estar confinado pela presença geográfica e física num lugar e tempo fixos, haverá uma mudança de paradigma? Um trabalho e um local podem ser separados e os profissionais manterem-se produtivos? Este guia oferece uma visão geral das tendências atuais e emergentes no trabalho remoto, discute que funções se beneficiariam mais com uma força de trabalho remota e como as organizações podem adotar uma estratégia de talento sem fronteiras para combater a escassez de talento e aumentar a diversidade no local de trabalho. Solicite uma cópia gratuita aqui.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

53% dos profissionais preferem trabalho híbrido

53% dos profissionais Portugueses começariam a procurar um novo emprego se lhes dissessem que teriam de trabalhar mais dias no escritório – apesar de 27% dos empregadores quererem mais profissionais no escritório. As conclusões são de uma pesquisa recente com 2.000 profissionais e empregadores de Po

Ler mais

Trabalho flexível insatisfatório para 64% dos funcionários

Dois terços dos colaboradores entrevistados afirmam que as práticas de trabalho flexíveis das suas empresas não se adequam às suas necessidades pessoais – com outros 36% a afirmarem que os seus arranjos de trabalho flexível atualmente estão em linha com suas conveniências. De fato, apenas 25% das em

Ler mais

O que impulsiona a geração Z no mercado de trabalho?

Com a ascensão da Geração Z no mercado de trabalho, as empresas estão a enfrentar o desafio de atrair e reter os jovens talento. O que move a geração Z ao tomar decisões de carreira? O especialista em recrutamento da Robert Walters realizou recentemente uma pesquisa entre jovens profissionais com 1

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.