pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

7 maneiras de gerir uma vídeo-entrevista de de sucesso

As entrevistas de emprego podem ser uma experiência complexa tanto para o entrevistador como para o candidato, particularmente quando não são presenciais.

Embora os candidatos sejam tipicamente vistos como quem está mais sob pressão para conseguir a oportunidade de emprego, o entrevistador tem o papel essencial de conseguir o melhor do candidato, enquanto explica todos os benefícios de trabalhar naquela organização. 

A Robert Walters oferece-lhe 7 conselhos para preparar uma vídeo-entrevista de sucesso com qualquer candidato:

1 - Enviar com antecedência todos os detalhes relevantes 

Nos dias que correm, há várias formas de conseguir fazer entrevistas sem ter de se encontrar pessoalmente com o candidato. Perante a situação do novo coronavírus, as vídeo entrevistas são a única opção segura, pelo que as empresas estão a focar-se totalmente nesta modalidade para continuarem com os seus processos de recrutamento. 

Organizar entrevistas via Skype é bastante comum, mas muitos responsáveis de recrutamento usam outras ferramentas de vídeo-chamada semelhantes, como o FaceTime ou o Zoom. 

Antes da entrevista, não se esqueça de enviar aos candidatos todos os detalhes necessários para aceder, incluindo data, hora, detalhes de log in e URLs se necessário. 

2 - Ler o CV do candidato antes da entrevista

Talvez pareça óbvio, mas saber o máximo possível sobre o candidato antes da entrevista, desde os seus conhecimentos, habilidades, formação académica e experiência prévia faz com que a entrevista seja muito mais produtiva. Tente guardar 20 ou 30 minutos para rever o CV e perfil do LinkedIn do candidato, tomando nota de aspetos que gostaria de conhecer melhor e perguntas que seriam interessantes fazer.

3 - Compreender as funções da vaga 

Para fazer as perguntas certas durante a entrevista em vídeo, é necessário entender a oferta de emprego e que tipo de perfil é necessário para o cargo. Se compreender bem a oferta, poderá tirar o máximo proveito da entrevista por vídeo e obter informações importantes sobre a experiência e as habilidades do candidato.

4 - Fazer o candidato sentir-se confortável

Para ter uma conversa fluida, é importante conseguir fazer o candidato sentir-se à vontade, o que se torna ainda mais essencial no caso de uma entrevista por vídeo. Uma boa maneira de conseguir isto é começar a entrevista com uma abordagem informal. Experimente fazer conversa de circunstância que não tenha a ver com a entrevista, com perguntas que ajudem a quebrar o gelo. Por exemplo, “como está a correr a semana?” ou “quais são os seus planos para o fim-de-semana?” (no caso de este se estar a aproximar) – perguntas assim ajudam a que o candidato se sinta menos nervoso. 

Dê tempo suficiente ao candidato para responder a todas as suas perguntas e para partilhar a sua experiência

5 - Saber escutar 

A importância da escuta ativa não deve ser subestimada. Dê tempo suficiente ao candidato para responder a todas as suas perguntas e partilhar a sua experiência de forma a demonstrar as suas competências. Se falar muitas vezes por cima ou interromper o seu discurso, pode desencorajar o candidato, que começará a encurtar as suas respostas.

6 – Antecipar falhas técnicas

Se sofrer falhas técnicas continuamente durante a entrevista, como uma ligação fraca ou interferências, mencione-o de forma educada e tente reconectar-se para evitar que o candidato perca alguma informação crucial. Não se esqueça de testar todo o equipamento (som, imagem, ligação) com antecedência e imediatamente antes da entrevista para garantir que tudo funciona bem.

7 – Explicar os benefícios de trabalhar na empresa e a cultura corporativa

Uma entrevista de emprego é uma oportunidade para os candidatos venderem as suas habilidades e experiência ao potencial empregador, mas é também o momento ideal para promover a empresa e a marca, destancando os seus valores e benefícios. É provável que o candidato esteja em outros processos de recrutamento, pelo que, se quiser oferecer-lhe a posição por ser a escolha ideal, deve demonstrar todos os aspetos positivos de trabalhar na empresa, da sua cultura, da equipa que iria integrar e da própria organização. 

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Descubra como criar um CV envolvente em 4 passos

Como um profissional experiente com mais de uma década de experiência, sem dúvida, sua carreira se entrelaçou através de várias empresas e inúmeras funções. Mas como transmitir de forma convincente esta riqueza de experiência no seu CV para captar a atenção tanto dos recrutadores como dos líderes em

Ler mais

5 principais motivos pelos quais os profissionais procuram uma mudança de trabalho em 2024

A Pesquisa Salarial 2024 está disponível, onde compartilhamos insights sobre o mercado de contratações, habilidades em maior demanda, tendências salariais e muito mais. A alta inflação segue impactando muitos países e aumentando o custo de vida, o que leva muitos profissionais a tomarem decisões imp

Ler mais

Conheça os 4 temas mais relevantes para entender o cenário de contratação em 2024

Lançámos recentemente a sua mais nova versão da Pesquisa Salarial Digital, onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências em maior exigência, tendências salariais e muito mais. François-Pierre Puech, Diretor dos escritórios da Robert Walters no Brasil e em Portugal, respondeu a

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.