pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

7 maneiras de gerir uma vídeo-entrevista de de sucesso

As entrevistas de emprego podem ser uma experiência complexa tanto para o entrevistador como para o candidato, particularmente quando não são presenciais.

Embora os candidatos sejam tipicamente vistos como quem está mais sob pressão para conseguir a oportunidade de emprego, o entrevistador tem o papel essencial de conseguir o melhor do candidato, enquanto explica todos os benefícios de trabalhar naquela organização. 

A Robert Walters oferece-lhe 7 conselhos para preparar uma vídeo-entrevista de sucesso com qualquer candidato:

1 - Enviar com antecedência todos os detalhes relevantes 

Nos dias que correm, há várias formas de conseguir fazer entrevistas sem ter de se encontrar pessoalmente com o candidato. Perante a situação do novo coronavírus, as vídeo entrevistas são a única opção segura, pelo que as empresas estão a focar-se totalmente nesta modalidade para continuarem com os seus processos de recrutamento. 

Organizar entrevistas via Skype é bastante comum, mas muitos responsáveis de recrutamento usam outras ferramentas de vídeo-chamada semelhantes, como o FaceTime ou o Zoom. 

Antes da entrevista, não se esqueça de enviar aos candidatos todos os detalhes necessários para aceder, incluindo data, hora, detalhes de log in e URLs se necessário. 

2 - Ler o CV do candidato antes da entrevista

Talvez pareça óbvio, mas saber o máximo possível sobre o candidato antes da entrevista, desde os seus conhecimentos, habilidades, formação académica e experiência prévia faz com que a entrevista seja muito mais produtiva. Tente guardar 20 ou 30 minutos para rever o CV e perfil do LinkedIn do candidato, tomando nota de aspetos que gostaria de conhecer melhor e perguntas que seriam interessantes fazer.

3 - Compreender as funções da vaga 

Para fazer as perguntas certas durante a entrevista em vídeo, é necessário entender a oferta de emprego e que tipo de perfil é necessário para o cargo. Se compreender bem a oferta, poderá tirar o máximo proveito da entrevista por vídeo e obter informações importantes sobre a experiência e as habilidades do candidato.

4 - Fazer o candidato sentir-se confortável

Para ter uma conversa fluida, é importante conseguir fazer o candidato sentir-se à vontade, o que se torna ainda mais essencial no caso de uma entrevista por vídeo. Uma boa maneira de conseguir isto é começar a entrevista com uma abordagem informal. Experimente fazer conversa de circunstância que não tenha a ver com a entrevista, com perguntas que ajudem a quebrar o gelo. Por exemplo, “como está a correr a semana?” ou “quais são os seus planos para o fim-de-semana?” (no caso de este se estar a aproximar) – perguntas assim ajudam a que o candidato se sinta menos nervoso. 

Dê tempo suficiente ao candidato para responder a todas as suas perguntas e para partilhar a sua experiência

5 - Saber escutar 

A importância da escuta ativa não deve ser subestimada. Dê tempo suficiente ao candidato para responder a todas as suas perguntas e partilhar a sua experiência de forma a demonstrar as suas competências. Se falar muitas vezes por cima ou interromper o seu discurso, pode desencorajar o candidato, que começará a encurtar as suas respostas.

6 – Antecipar falhas técnicas

Se sofrer falhas técnicas continuamente durante a entrevista, como uma ligação fraca ou interferências, mencione-o de forma educada e tente reconectar-se para evitar que o candidato perca alguma informação crucial. Não se esqueça de testar todo o equipamento (som, imagem, ligação) com antecedência e imediatamente antes da entrevista para garantir que tudo funciona bem.

7 – Explicar os benefícios de trabalhar na empresa e a cultura corporativa

Uma entrevista de emprego é uma oportunidade para os candidatos venderem as suas habilidades e experiência ao potencial empregador, mas é também o momento ideal para promover a empresa e a marca, destancando os seus valores e benefícios. É provável que o candidato esteja em outros processos de recrutamento, pelo que, se quiser oferecer-lhe a posição por ser a escolha ideal, deve demonstrar todos os aspetos positivos de trabalhar na empresa, da sua cultura, da equipa que iria integrar e da própria organização. 

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

4 formas das empresas lidarem com a maternidade de forma inclusiva e estratégica

As políticas no local de trabalho que não conseguem criar inclusão e igualdade correm o risco de custar às empresas, uma vez que os profissionais talentosos deixam a sua força de trabalho e vão para empresas concorrentes ou até criam a sua própria empresa. Alguns líderes empresariais e os profission

Ler mais

53% dos profissionais preferem trabalho híbrido

53% dos profissionais Portugueses começariam a procurar um novo emprego se lhes dissessem que teriam de trabalhar mais dias no escritório – apesar de 27% dos empregadores quererem mais profissionais no escritório. As conclusões são de uma pesquisa recente com 2.000 profissionais e empregadores de Po

Ler mais

Trabalho flexível insatisfatório para 64% dos funcionários

Dois terços dos colaboradores entrevistados afirmam que as práticas de trabalho flexíveis das suas empresas não se adequam às suas necessidades pessoais – com outros 36% a afirmarem que os seus arranjos de trabalho flexível atualmente estão em linha com suas conveniências. De fato, apenas 25% das em

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.