pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

6 em cada 10 mulheres mudariam de emprego para serem mães

Ou dito de outra forma: 57% das mulheres trocariam de emprego por uma política de maternidade mais atraente.

Isso fica claro pelo menos no estudo Estratégias para Talentos Sustentáveis, Diversidade de Género e Liderança, realizado pelo Grupo Robert Walters. Estamos na segunda década do século XXI, mas os trabalhadores são obrigados a decidir entre desenvolver uma vida familiar plena ou uma carreira profissional. De acordo com esta análise, a nível geral, nas empresas não existem políticas centradas na conciliação dos diferentes papéis desempenhados pelas mulheres.

Hoje apenas 5% dos CEOs da Fortune 500 são mulheres; a disparidade salarial entre homens e mulheres é estimada em uma média de 23%, e preconceitos inconscientes de género continuam a dificultar o progresso em direção à diversidade real dentro das empresas.

O estudo faz parte do programa Empowering Women in the Workplace, que procura estimular a conversa, conectar profissionais e fornecer informações e conselhos às mulheres à procura do sucesso profissional.

Por que as mulheres não estão presentes nas cúpulas?

A desigualdade de género nos ambientes de trabalho persiste, tanto local quanto globalmente. Fabienne Viegas, Senior Manager da divisão de Tecnologia na Robert Walters Portugal, analisa os dados mais relevantes contidos no estudo. “As empresas estão a investir em suas equipas, mas deixando de abordar as questões de por que as mulheres deixam os seus empregos. E por que elas continuam sub-representados nos negócios nos níveis mais altos. A questão não é mais o porquê, mas o que as empresas podem fazer para atrair e reter mulheres talentosas em suas empresas”, argumenta ela.

Assim, 5 em cada 10 mulheres indicam que ter um trabalho gratificante e satisfatório é a principal prioridade em sua carreira profissional, segundo o estudo Estratégias para Talentos Sustentáveis, Diversidade de Género e Liderança, realizado pelo Grupo Robert Walters.

De acordo com o relatório:

  • 32% dos profissionais pesquisados ​​indicam que a cultura corporativa não incentiva a diversidade. Ou seja, não há esforços proativos para mudar a dinâmica de liderança dentro de muitas empresas.
  • 27% acreditam que as mulheres não são representadas em cargos gerenciais por costume: tem sido a norma e não se busca mudança. Promover políticas com foco na diversidade de género muitas vezes implica sair da zona de conforto, o que, por sua vez, gera atritos nas lideranças empresariais.
  • 12% acreditam que essa diferenciação existe devido a políticas de maternidade pouco desenvolvidas. Nesse sentido, as mulheres são obrigadas a decidir entre desenvolver uma vida familiar plena ou uma vida profissional. Ou seja, em um nível geral, dentro das empresas não há políticas voltadas para conciliar os diferentes papéis que as mulheres desempenham.
  • 71% dos profissionais consideram que devem ser implementadas políticas de educação e formação sobre diversidade de género no local de trabalho. Uma vez que sem conscientização em relação a esta questão, as mudanças nunca serão geradas. Além disso, 24% consideram que esse treinamento deve ser especialmente voltado para os gerentes de contratação para que sejam imparciais em relação ao género dos candidatos.

Como atrair mais talentos femininos?

De acordo com os dados coletados pela Robert Walters, os fatores determinantes da mudança laboral entre as mulheres são:

  • 82% recursos recompensadores
  • 74% conciliar trabalho e família
  • 63% local de trabalho que incentiva a colaboração entre os funcionários
  • 61% horários flexíveis e/ou teletrabalho
  • 56% poder opinar abertamente
  • 52% salário base competitivo
     

No entanto, a área responsável por avançar nessas questões deve ser a direção geral da organização, pelo menos 80% dos profissionais esperam que assim seja. E o que é curioso: apenas 16% acreditam que os departamentos de RH devem ser responsáveis ​​por promover políticas de diversidade de género.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

5 principais motivos pelos quais os profissionais procuram uma mudança de trabalho em 2024

A Pesquisa Salarial 2024 está disponível, onde compartilhamos insights sobre o mercado de contratações, habilidades em maior demanda, tendências salariais e muito mais. A alta inflação segue impactando muitos países e aumentando o custo de vida, o que leva muitos profissionais a tomarem decisões imp

Ler mais

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

+53% de vagas de emprego de alto nível no último ano 52% da Geração Z esperam uma promoção anual 5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colabor

Ler mais

Inflação de cargos na Geração Z

+53% de aumento nos cargos seniores no ano passado 52% da Geração Z espera promoção anual 47% dos jovens trabalhadores não vêem a gestão de outra pessoa como um indicador de antiguidade 40% da Geração Z acredita que as suas "ideias" são o seu maior trunfo Mais de um quarto dos empregadores acredita

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.