pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

5 perguntas que deve fazer antes de contratar um manager

Recrutar um novo manager é das decisões mais importantes de uma empresa. Um bom manager deve ser experiente, dinâmico, de confiança e possuir fortes capacidades de liderança. Contudo, encontrar um candidato que preencha todos estes requisitos pode revelar-se um verdadeiro desafio. Uma contratação sénior como esta tem o poder de fortalecer ou devastar um departamento inteiro, pelo que é essencial acertar na escolha do candidato.

A Robert Walters recomenda fazer estas 5 perguntas fundamentais aos candidatos para facilitar o processo de seleção de um novo Manager:   

1 - A experiência do candidato corresponde à realidade?

“Quando se contrata um manager, há algumas expectativas relativamente aos candidatos, ao contrário de quando se está a contratar para posições mais júnior, em que existe muito mais flexibilidade, uma vez que o candidato pode adaptar-se e moldar-se ao longo do tempo. No entanto, para posições ao nível de manager ou acima, não temos esse luxo”, comenta François-Pierre Puech, Country Director da Robert Walters Portugal. “Durante a entrevista, deve assegurar que as suas perguntas se adaptam à experiência e conhecimentos específicos do candidato para ter a certeza de que este disse a verdade no seu CV, e que está pronto para começar este novo desafio na sua empresa.” 

“Por exemplo, se estiver a contratar um Manager para a área financeira, precisa de fazer perguntas específicas para testar a sua experiência e conhecimento real”, acrescenta François, que sugere perguntas que avaliem as competências e sucessos dos candidatos, para além dos tipos de projetos e equipas que lideraram. Além disso, ao analisar o CV dos candidatos, “pergunte-se se demonstram uma progressão de carreira compreensível e com sentido, com permanência suficiente em cada função de forma a ter tempo de adquirir as competências de gestão que procura para a posição.” No que diz respeito a interrogar o CV, “é essencial avaliar o conjunto de habilidades de cada candidato em relação à vaga em aberto, em vez de simplesmente tirar conclusões precipitadas sobre a sua experiência com base em funções e títulos anteriores”, conclui François-Pierre Puech. 

2 - Em algum momento progrediu demasiado rápido?

“Um candidato que volta a aparecer no mercado de trabalho menos de um ano após mudar para uma posição de gestão pode ser uma preocupação se quiser contratar um manager”, adverte François-Pierre Puech, Country Director na Robert Walters. François-Pierre Puech, explica que isto pode significar que o candidato foi promovido antes de estar preparado e que as novas responsabilidades de uma posição de Manager estavam fora da sua zona de conforto, ou então que simplesmente não possui a resiliência necessária para uma carreira de gestão. 

Por outro lado, “se um candidato é promovido dentro de uma mesma empresa mais do que uma vez num curto espaço de tempo, pode significar que não passou tempo suficiente em nenhuma função para ganhar a experiência necessária para uma pessoa do seu nível de senioridade”, comenta François-Pierre Puech. No entanto, “este nem sempre é o caso, pelo que os responsáveis de contratação devem explorar a progressão de carreira do candidato no processo de entrevistas, fazendo perguntas relativamente às suas responsabilidades dentro das funções de gestão nas suas diferentes funções até à data.”

Quando se contrata um manager, há algumas expectativas relativamente aos candidatos, ao contrário de quando se está a contratar para posições mais júnior.

3 - Possui algum talento único?

“Cada pessoa tem um talento único. Assim, quando estiver a entrevistar alguém para uma posição de Manager, procure descobrir o talento em que se destaca. Garantir que o candidato é capaz de utilizar esse talento no local de trabalho é uma das melhores maneiras de assegurar que será bem-sucedido na função de Manager na sua empresa”, refere François, acrescentando: “É essa a essência de um bom Manager – ser capaz de utilizar o seu talento pessoal para criar um impacto positivo numa situação, indivíduo ou equipa.”

Porém, nem todos os talentos se encaixam com todas as funções de manager, e nem todas as funções de manager farão um profissional sentir-se realizado, pelo que é essencial contratar o candidato cujo talento se encaixe nos requisitos da função específica. 

4 - Consegue tomar decisões importantes?

Uma das perguntas mais relevantes que deve fazer aos candidatos é: “Qual foi a decisão mais importante que já tomou enquanto manager, e por que é que esta foi crítica?”

“Uma parte essencial de se ser um bom manager é ter a capacidade de se sentir confortável a tomar decisões importantes de maneira independente. É isso que distingue os bons managers: a capacidade de pegar nas rédeas de uma situação e tomar decisões difíceis quando necessário”, explica François.

Outro aspeto essencial da capacidade de decisão de um manager é conseguir lidar bem com qualquer conflito que surja dentro da sua equipa. François-Pierre Puech sugere: “Avalie as capacidades de comunicação e decisão dos candidatos que entrevistar pedindo-lhes para descrever alguma situação ou experiência de gestão de conflitos pela qual tenham passado. Pergunte-lhes como geriram a equipa de forma a ultrapassar o conflito, e assim terá uma boa noção de como cada candidato toma decisões que influenciam o sucesso da equipa em geral.”

5 - Irá integrar-se bem na cultura da empresa?

“É essencial garantir que o estilo de gestão de um candidato a manager se encaixa bem com a cultura corporativa da sua empresa”, declara François-Pierre Puech, continuando: “Para perceber se um candidato seria a escolha certa, peça-lhes para comentar como o seu diretor atual descreveria a sua técnica de gestão. A resposta a esta questão vai revelar não apenas o seu estilo, como também a perceção que tem si mesmo.”

Outra pergunta importante a fazer é se o seu estilo de gestão sofreu alguma mudança com o tempo. “Uma qualidade de um bom manager é a capacidade de alterar o seu estilo de gestão com o tempo e adaptar-se às novas tecnologias, colegas e práticas no trabalho.” Finalmente, pergunte aos candidatos que entrevistar se já alguma vez receberam feedback relativamente à sua gestão e, caso tenham recebido, se foram capazes de responder positivamente ao mesmo.

Precisa de conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego? Entre em contacto connosco.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

5 principais motivos pelos quais os profissionais procuram uma mudança de trabalho em 2024

A Pesquisa Salarial 2024 está disponível, onde compartilhamos insights sobre o mercado de contratações, habilidades em maior demanda, tendências salariais e muito mais. A alta inflação segue impactando muitos países e aumentando o custo de vida, o que leva muitos profissionais a tomarem decisões imp

Ler mais

Como evitar fraudes em ofertas de emprego online

O número de candidatos que procuram por novas oportunidades online aumentam a cada dia. Infelizmente, com esta tendência, surgem oportunidades falsas cujo intuito é a exploração dos candidatos, a fim de obter seus dados pessoais e, até, informações bancárias. François-Pierre Puech, country director

Ler mais

Alto salário de recém-chegados leva à frustração interna no local de trabalho

A igualdade na remuneração dos membros da mesma equipa parece ser uma regra incontornável para estabelecer ou restabelecer um clima de trabalho calmo. A escassez de talentos continua a prevalecer em muitos setores. Os empregadores muitas vezes precisam cavar fundo para convencer os novos funcionário

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.