pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Ultrapassar preconceitos inconscientes

Embora as empresas procurem tornar os processos de entrevistas justos e objetivos, o facto de os entrevistadores serem humanos faz com que transportem consigo, inconscientemente, alguns preconceitos e suposições sobre diferentes tipos de pessoas. A isto se chama “parcialidade inconsciente” ou “preconceitos inconscientes” (“unconscious bias”), e é a tendência que todos temos para favorecer aqueles que se parecem e agem mais como nós, para além daqueles que consideramos cativantes ou atraentes. 

No entanto, não se sinta desencorajado: há várias maneiras de garantir que um entrevistador não aplica a sua parcialidade inconsciente ou os seus preconceitos a si. Deixamos-lhe algumas dicas: 

Adapte o seu discurso e comportamento

Sabendo que tendemos a favorecer aqueles que agem como nós, é uma excelente ideia adaptar a forma como fala e se comporta numa entrevista à atitude do seu entrevistador. Isto não quer dizer que tem de mudar a sua personalidade; antes pelo contrário. Por exemplo, se lhe falarem num tom formal, deve fazer o mesmo, e vice-versa. Relaxe se o entrevistador relaxar, sorria se ele sorrir. Não é muito positivo ter um entrevistador a tentar manter um tom formal e um candidato que lhe responde constantemente de forma demasiado familiar ou à vontade.

Aborde o preconceito

Não tenha medo de referir um preconceito específico que tenha enfrentado num emprego anterior, e de que forma o conseguiu ultrapassar. Por exemplo, a sua idade pode ter levado a que os seus managers não o considerassem para uma promoção, pelo que pode explicar o que fez para abordar a situação. Porém, tenha cuidado para não insinuar que o entrevistador tem algum preconceito inconsciente em relação a si. 

Tenha cuidado para não insinuar que o entrevistador tem algum preconceito inconsciente em relação a si
 

Crie empatia

Esteja atento a oportunidades para criar uma ligação pessoal com o seu entrevistador. Isto pode ser feito quando referir os seus hobbies e interesses, ou quando fizer conversa de circunstância. Se notar que algo que tenha referido atraiu o interesse do seu entrevistador, aprofunde o tema. Pode também perguntar ao entrevistador o que gosta na empresa. Procure descobrir mais acerca das suas motivações para encontrar um possível gosto comum.  

Precisa de mais conselhos de entrevista? Veja o nosso guia completo para brilhar no seu próximo processo de recrutamento, ou fale com um dos nossos consultores especializados

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos
A importância dos profissionais de remuneração e benefícios

O gestor de remunerações e benefícios é a pessoa responsável pela conceção, implementação e gestão de políticas de remuneração dos colaboradores. Estas políticas assumiram uma maior relevância no papel de atração e retenção de talento. É um perfil comum em grandes empresas que necessitam de um númer

Ler mais
Perfis profissionais mais procurados por fintechs

Programadores de software e engenheiros de dados. São dois dos perfis profissionais mais procurados pelas empresas do setor das fintechs. De acordo com o nosso Global Fintech Talent Report, "embora a tendência do mercado esteja se movendo para as áreas de pagamentos, criptomoedas e empréstimos, a fo

Ler mais
Atualmente um licenciado demora 6 meses a encontrar emprego

Metade dos licenciados do Estado levaram até 6 meses a encontrar emprego depois de concluir os seus estudos Dos que encontraram emprego, 53% dizem que os seus empregos atuais não estão relacionados com a sua licenciatura 72% dos licenciados sentem que não têm "muita margem" no mercado de trabalho 45

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.