Embora as empresas procurem tornar os processos de entrevistas justos e objetivos, o facto de os entrevistadores serem humanos faz com que transportem consigo, inconscientemente, alguns preconceitos e suposições sobre diferentes tipos de pessoas. A isto se chama “parcialidade inconsciente” ou “preconceitos inconscientes” (“unconscious bias”), e é a tendência que todos temos para favorecer aqueles que se parecem e agem mais como nós, para além daqueles que consideramos cativantes ou atraentes.
No entanto, não se sinta desencorajado: há várias maneiras de garantir que um entrevistador não aplica a sua parcialidade inconsciente ou os seus preconceitos a si. Deixamos-lhe algumas dicas:
Sabendo que tendemos a favorecer aqueles que agem como nós, é uma excelente ideia adaptar a forma como fala e se comporta numa entrevista à atitude do seu entrevistador. Isto não quer dizer que tem de mudar a sua personalidade; antes pelo contrário. Por exemplo, se lhe falarem num tom formal, deve fazer o mesmo, e vice-versa. Relaxe se o entrevistador relaxar, sorria se ele sorrir. Não é muito positivo ter um entrevistador a tentar manter um tom formal e um candidato que lhe responde constantemente de forma demasiado familiar ou à vontade.
Não tenha medo de referir um preconceito específico que tenha enfrentado num emprego anterior, e de que forma o conseguiu ultrapassar. Por exemplo, a sua idade pode ter levado a que os seus managers não o considerassem para uma promoção, pelo que pode explicar o que fez para abordar a situação. Porém, tenha cuidado para não insinuar que o entrevistador tem algum preconceito inconsciente em relação a si.
Tenha cuidado para não insinuar que o entrevistador tem algum preconceito inconsciente em relação a si
Esteja atento a oportunidades para criar uma ligação pessoal com o seu entrevistador. Isto pode ser feito quando referir os seus hobbies e interesses, ou quando fizer conversa de circunstância. Se notar que algo que tenha referido atraiu o interesse do seu entrevistador, aprofunde o tema. Pode também perguntar ao entrevistador o que gosta na empresa. Procure descobrir mais acerca das suas motivações para encontrar um possível gosto comum.
Precisa de mais conselhos de entrevista? Veja o nosso guia completo para brilhar no seu próximo processo de recrutamento, ou fale com um dos nossos consultores especializados.
O gestor de remunerações e benefícios é a pessoa responsável pela conceção, implementação e gestão de políticas de remuneração dos colaboradores. Estas políticas assumiram uma maior relevância no papel de atração e retenção de talento. É um perfil comum em grandes empresas que necessitam de um númer
Ler maisProgramadores de software e engenheiros de dados. São dois dos perfis profissionais mais procurados pelas empresas do setor das fintechs. De acordo com o nosso Global Fintech Talent Report, "embora a tendência do mercado esteja se movendo para as áreas de pagamentos, criptomoedas e empréstimos, a fo
Ler maisMetade dos licenciados do Estado levaram até 6 meses a encontrar emprego depois de concluir os seus estudos Dos que encontraram emprego, 53% dizem que os seus empregos atuais não estão relacionados com a sua licenciatura 72% dos licenciados sentem que não têm "muita margem" no mercado de trabalho 45
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.