pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Como se preparar para uma entrevista de emprego

A importância de uma boa preparação não pode ser sobrestimada: para além de aumentar a sua confiança, vai ajudar a que seja a melhor versão de si mesmo. 

Os entrevistadores testam frequentemente a preparação de um candidato para analisar quão entusiasmados estão em relação ao posto e à companhia. Uma grande preparação mostra-lhes que o candidato quer realmente o trabalho. 

Para uma entrevista standard, deve deixar meio dia de preparação, mas para postos mais sénior, que obrigam a uma pesquisa mais a fundo, é melhor alocar um dia inteiro para se preparar. 

1. Pesquise

A primeira coisa a fazer é visitar o site da companhia e as suas redes sociais. Assegure-se de ler a Homepage, bem como as secções “Sobre nós” e “Serviços” ou “Produtos”, consoante o caso, e tome nota dos principais aspetos da companhia, incluindo ainda a sua história, visão e missão/valores. 

O passo seguinte é uma pesquisa na Internet sobre a companhia, para descobrir se apareceu nas notícias recentemente.  Isto garante que encontra a informação mais atualizada, e vai conseguir mostrar isso mesmo na entrevista. 

Também é uma boa ideia ficar com uma noção de quem são os principais concorrentes da empresa, e o que é que a diferencia destes outros negócios do mesmo setor. 

Para ajudá-lo a preparar-se, conheça as 11 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego.

2. Aprenda

Reveja o seu CV ao ponto de o saber de cor, para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais êxitos e resultados. Perca algum tempo a analisar como as suas competências e experiência encaixam com a descrição da oferta de emprego.

O seu objetivo é fazer o entrevistador ver que você seria um excelente candidato para o posto. 

Sugerimos ainda que pesquise online os seus empregadores atuais e passados, bem como o seu potencial manager futuro, para poder responder a perguntas com mais confiança. 

3. Pratique

Peça a alguém de confiança para o ajudar a praticar as perguntas de entrevista mais comuns, bem como perguntas por competências. Praticar as respostas em voz alta evitará que divague muito no dia da entrevista, e também lhe permitirá comunicar os seus pensamentos de forma mais clara e organizada. No nosso guia de entrevistas explicamos tudo sobre o tipo de perguntas que podem surgir.

Reveja o seu CV ao ponto de o saber de cor, para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais êxitos e resultados.

4. Prepare as suas perguntas 

Procure pensar em perguntas que lhe permitirão destacar-se dos outros candidatos. Os entrevistadores costumam ficar impressionados com candidatos com uma atitude mais entusiástica, especialmente aqueles que demonstrarem ter feito um esforço extra na preparação para a entrevista. 

Use as suas perguntas ao entrevistador para demonstrar a sua preparação e conhecimento. Por exemplo, se tiver visto os perfis do LinkedIn de alguns dos trabalhadores da empresa, e reparou que estes costumam ser promovidos a cada dois ou três anos, pergunte qualquer coisa sobre isso.

Embora seja uma boa ideia pesquisar o perfil do LinkedIn do seu entrevistador, tenha cuidado para não parecer assustador ao comentar algum aspecto pessoal que tenha encontrado – é melhor manter os comentários estritamente profissionais.

De igual modo, leia o relatório anual e últimas notas de imprensa. Procure coisas que possa ligar ao posto e departamento de que espera fazer parte. Por exemplo:

“Li que acabaram de lançar o produto X – em que medida é que isso vai promover o crescimento deste posto?”

Finalmente, seja criativo, mas evite fazer perguntas sobre salário e benefícios na primeira entrevista. Estes temas poderão ser discutidos quando lhe fizerem a oferta de emprego. 

Se parecer que o candidato não tem uma boa ideia do que é a empresa e por que razão esta se encontra a contratar, o entrevistador pode apenas concluir que a pessoa que está a entrevistar não está verdadeiramente interessada no emprego. 

RECORDE

  • Faça um esforço extra na sua pesquisa para ir mais a fundo
  • Esquematize como as suas competências e experiência encaixam com a descrição da oferta de emprego
  • Faça uma entrevista de treino com um amigo ou recrutador
  • Prepare perguntas interessantes para sobressair
     

Boa sorte!

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

+53% de vagas de emprego de alto nível no último ano 52% da Geração Z esperam uma promoção anual 5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colabor

Ler mais

Melhore a sua carreira: Destaque-se na próxima avaliação de desempenho

Em um mundo competitivo para evoluir profissionalmente, a sua avaliação anual de desempenho é mais do que apenas uma verificação. É uma oportunidade para ostentar as suas vitórias, delinear o seu futuro e ser reconhecido pelas suas conquistas. Com o mês anual de avaliação à porta, é hora de se prepa

Ler mais

Dois terços das mães que trabalham alegam falta de reconhecimento e oportunidades

Uma pesquisa realizada com 2.000 profissionais pela empresa de recrutamento Robert Walters descobriu que 56% das mães trabalhadoras ainda não receberam uma promoção de seu empregador atual, apesar de sentirem que a ganharam – uma diferença de 14% em comparação com os pais que trabalham. Mais de um q

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.