A importância de uma boa preparação não pode ser sobrestimada: para além de aumentar a sua confiança, vai ajudar a que seja a melhor versão de si mesmo.
Os entrevistadores testam frequentemente a preparação de um candidato para analisar quão entusiasmados estão em relação ao posto e à companhia. Uma grande preparação mostra-lhes que o candidato quer realmente o trabalho.
Para uma entrevista standard, deve deixar meio dia de preparação, mas para postos mais sénior, que obrigam a uma pesquisa mais a fundo, é melhor alocar um dia inteiro para se preparar.
A primeira coisa a fazer é visitar o site da companhia e as suas redes sociais. Assegure-se de ler a Homepage, bem como as secções “Sobre nós” e “Serviços” ou “Produtos”, consoante o caso, e tome nota dos principais aspetos da companhia, incluindo ainda a sua história, visão e missão/valores.
O passo seguinte é uma pesquisa na Internet sobre a companhia, para descobrir se apareceu nas notícias recentemente. Isto garante que encontra a informação mais atualizada, e vai conseguir mostrar isso mesmo na entrevista.
Também é uma boa ideia ficar com uma noção de quem são os principais concorrentes da empresa, e o que é que a diferencia destes outros negócios do mesmo setor.
Para ajudá-lo a preparar-se, conheça as 11 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego.
Reveja o seu CV ao ponto de o saber de cor, para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais êxitos e resultados. Perca algum tempo a analisar como as suas competências e experiência encaixam com a descrição da oferta de emprego.
O seu objetivo é fazer o entrevistador ver que você seria um excelente candidato para o posto.
Sugerimos ainda que pesquise online os seus empregadores atuais e passados, bem como o seu potencial manager futuro, para poder responder a perguntas com mais confiança.
Peça a alguém de confiança para o ajudar a praticar as perguntas de entrevista mais comuns, bem como perguntas por competências. Praticar as respostas em voz alta evitará que divague muito no dia da entrevista, e também lhe permitirá comunicar os seus pensamentos de forma mais clara e organizada. No nosso guia de entrevistas explicamos tudo sobre o tipo de perguntas que podem surgir.
Reveja o seu CV ao ponto de o saber de cor, para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais êxitos e resultados.
Procure pensar em perguntas que lhe permitirão destacar-se dos outros candidatos. Os entrevistadores costumam ficar impressionados com candidatos com uma atitude mais entusiástica, especialmente aqueles que demonstrarem ter feito um esforço extra na preparação para a entrevista.
Use as suas perguntas ao entrevistador para demonstrar a sua preparação e conhecimento. Por exemplo, se tiver visto os perfis do LinkedIn de alguns dos trabalhadores da empresa, e reparou que estes costumam ser promovidos a cada dois ou três anos, pergunte qualquer coisa sobre isso.
Embora seja uma boa ideia pesquisar o perfil do LinkedIn do seu entrevistador, tenha cuidado para não parecer assustador ao comentar algum aspecto pessoal que tenha encontrado – é melhor manter os comentários estritamente profissionais.
De igual modo, leia o relatório anual e últimas notas de imprensa. Procure coisas que possa ligar ao posto e departamento de que espera fazer parte. Por exemplo:
“Li que acabaram de lançar o produto X – em que medida é que isso vai promover o crescimento deste posto?”
Finalmente, seja criativo, mas evite fazer perguntas sobre salário e benefícios na primeira entrevista. Estes temas poderão ser discutidos quando lhe fizerem a oferta de emprego.
Se parecer que o candidato não tem uma boa ideia do que é a empresa e por que razão esta se encontra a contratar, o entrevistador pode apenas concluir que a pessoa que está a entrevistar não está verdadeiramente interessada no emprego.
Boa sorte!
Quer elevar todo o seu potencial como gerente? Criámos um checklist definitivo para garantir que tem as habilidades e os insights necessários para alcançar todo o seu potencial. O nosso checklist foi elaborado para fornecer os insights práticos que o ajudarão a elevar seu estilo de gerência, quer se
Ler maisDe acordo com os resultados do inquérito realizado globalmente pela Robert Walters, consultora de recrutamento, as pessoas que se formaram nos últimos 12 meses sentem que os seus estudos não proporcionam os conhecimentos necessários para enfrentar o mercado de trabalho. Destes, 72% consideram que a
Ler maisO número de candidatos que procuram por novas oportunidades online aumentam a cada dia. Infelizmente, com esta tendência, surgem oportunidades falsas cujo intuito é a exploração dos candidatos, a fim de obter seus dados pessoais e, até, informações bancárias. François-Pierre Puech, country director
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.