Ultrapassar preconceitos inconscientes

3 homens de fato a caminhar

Embora as empresas procurem tornar os processos de entrevistas justos e objetivos, o facto de os entrevistadores serem humanos faz com que transportem consigo, inconscientemente, alguns preconceitos e suposições sobre diferentes tipos de pessoas. A isto se chama “parcialidade inconsciente” ou “preconceitos inconscientes” (“unsconscious bias”), e é a tendência que todos temos para favorecer aqueles que se parecem e agem mais como nós, para além daqueles que consideramos cativantes ou atraentes. 

No entanto, não se sinta desencorajado: há várias maneiras de garantir que um entrevistador não aplica a sua parcialidade inconsciente ou os seus preconceitos a si. Deixamos-lhe algumas dicas: 

Adapte o seu discurso e comportamento

Sabendo que tendemos a favorecer aqueles que agem como nós, é uma excelente ideia adaptar a forma como fala e se comporta numa entrevista à atitude do seu entrevistador. Isto não quer dizer que tem de mudar a sua personalidade; antes pelo contrário. Por exemplo, se lhe falarem num tom formal, deve fazer o mesmo, e vice-versa. Relaxe se o entrevistador relaxar, sorria se ele sorrir. Não é muito positivo ter um entrevistador a tentar manter um tom formal e um candidato que lhe responde constantemente de forma demasiado familiar ou à vontade.

Aborde o preconceito

Não tenha medo de referir um preconceito específico que tenha enfrentado num emprego anterior, e de que forma o conseguiu ultrapassar. Por exemplo, a sua idade pode ter levado a que os seus managers não o considerassem para uma promoção, pelo que pode explicar o que fez para abordar a situação. Porém, tenha cuidado para não insinuar que o entrevistador tem algum preconceito inconsciente em relação a si. 

Tenha cuidado para não insinuar que o entrevistador tem algum preconceito inconsciente em relação a si

Crie empatia

Esteja atento a oportunidades para criar uma ligação pessoal com o seu entrevistador. Isto pode ser feito quando referir os seus hobbies e interesses, ou quando fizer conversa de circunstância. Se notar que algo que tenha referido atraiu o interesse do seu entrevistador, aprofunde o tema. Pode também perguntar ao entrevistador o que gosta na empresa. Procure descobrir mais acerca das suas motivações para encontrar um possível gosto comum.  

Precisa de mais conselhos de entrevista? Veja o nosso guia completo para brilhar no seu próximo processo de recrutamento, ou fale com um dos nossos consultores especializados

RECORDE

Pratique resumir as suas competências, experiência e percurso de carreira

Tome nota dos seus pontos fortes e fracos

Pense sobre o futuro e de que forma quer ver a sua carreira crescer

Saiba por que quer trabalhar para a empresa a que se está a candidatar

RECORDE

Pratique resumir as suas competências, experiência e percurso de carreira

Tome nota dos seus pontos fortes e fracos

Pense sobre o futuro e de que forma quer ver a sua carreira crescer

Saiba por que quer trabalhar para a empresa a que se está a candidatar

Descubra mais no nosso guia completo para entrevistas 

Read more »

Veja mais conselhos
de carreira 

Read more »

Compare o seu
salário 

Read more »

Veja as nossas
ofertas de emprego 

Read more »

Saiba como se destacar
dos outros
candidatos 

Read more »