Por que recorrer a uma consultora de RH

mulher com telemóvel na rua

As consultoras de recrutamento são utilizadas por muitos profissionais os ajudar a encontrar um novo emprego. Tomar a decisão de fazer uma mudança de carreira pode ser uma experiência um pouco assustadora para muitos, e saber onde começar a sua procura pode causar stress e confusão.

Por que utilizar uma consultora de recrutamento?

Muitos dos profissionais que procuram de um novo emprego não querem contactar as empresas diretamente, seja por receio de perder a confidencialidade, ou por se exporem como alguém que não é dedicada ao seu empregador atual. Ao utilizar um parceiro, porém, o seu anonimato é preservado até ao momento certo. Isto é também um passo prático se estiver em posições mais séniores, pois oportunidades executivas nem sempre são muito divulgadas e raramente se saberá delas se não estiver a trabalhar com recrutadores.

Headhunters contactam empresas e companhias que talvez nem conheça. Eles podem ajudar a divulgar o seu currículo às pessoas certas, dando-lhe exposição a potenciais empregadores.

Os consultores de recrutamento passam boa parte dos seus dias a negociar com quem toma as decisões no mercado. Um bom headhunter é alguém capaz não só de avaliar as suas principais competências e capacidades, mas também de encontrar uma empresa na qual o candidato se encaixe culturalmente. Esta seria uma informação da qual não saberia se não fosse o conhecimento dos consultores de recrutamento, que possuem uma visão mais profunda das empresas.

Uma consultora de recrutamento é objetiva entre o candidato e seu possível empregador, eliminando qualquer sensação de desconfiança que possa sentir quando tiver de falar acerca do salário, benefícios e desenvolvimento de carreira.

Muitas organizações não estão a recrutar atualmente – se uma organização acabou de passar por um processo de downsizing, é bem provável que não estejam a contratar no momento. Os consultores de recrutamento geralmente recebem informações estratégicas dos seus clientes, como por exemplo o facto de, embora não estejam oficialmente a contratar, gostarem de receber potenciais CVs para determinada área.

A escolha da consultora certa é chave quando estiver a considerar uma mudança de carreira. É essencial que o recrutador entenda perfeitamente as suas experiências e tenha avaliado as suas capacidades amplamente, para que possa ajudá-lo a progredir na sua carreira, oferecendo oportunidades que encaixem com o seu perfil e preferências. Um bom consultor não vai apenas oferecer oportunidades de emprego: irá também ajudar com conselhos de carreira, entrevistas, currículo, principais competências para determinado cargo, expectativas salariais e caminhos de desenvolvimento.

Com isto em mente, deve considerar os seguintes critérios para a escolha da consultora que melhor corrresponde às suas necessidades:

  • Base de clientes: quais são os clientes com quem a consultora de recrutamento trabalha? Verifique se esse portfólio de clientes vai oferecer o desenvolvimento esperado na sua carreira.
  • Seja dono do seu próprio CV: algumas consultoras irão enviar o seu currículo para empresas, sem sequer pedir sua permissão para tal. Não aceite trabalhar dessa forma – trata-se de uma prática extremamente inaceitável e em nenhuma circunstancia deve sentir-se obrigado a trabalhar com elas.
  • Remuneração dos consultores: a consultora trabalha em regime de comissão? Quem trabalha com comissões diretas pode permitir que a prospecção financeira ultrapasse os interesses do candidato. Procure uma consultora que não remunera diretamente o seu staff pelo volume de colocações que fazem, mas sim que se foque na retenção de clientes, indicações de candidatos, etc.
  • Cuidado e satisfação do candidato: deve sentir-se, também, no direito de perguntar à sua consultora sobre a política de tratamento e cuidado de candidatos. Deve sentir que entrou numa parceria de trabalho na qual pode confiar, que cuidará de toda a sua carreira e não apenas de uma transição pontual.
  • Credibilidade: sua consultora entende as suas necessidades, o negócio e a função que quer desempenhar? É vital que sinta que está a falar com consultores de credibilidade, com conhecimentos relevantes sobre o setor e o mercado. Certifique-se de que confia no consultor, e que é completamente honesto com ele, esperando e procurando reciprocidade. Pergunte-lhe acerca da sua experiência, pois é importante que o headhunter tenha experiência de mercado e que seja especialista na sua área de atuação.
  • Confiança: mais importante, deve sempre ter confiança na consultora que escolheu para trabalhar consigo. Ela deve ser ética e responsável para o representar de forma positiva e correta no mercado.
banner bolas de luz desfocada - alertas de emprego

Subscrever
alertas de emprego  

Read more »

Fale connosco 

banner vista da cidade à noite - contacto
Read more »

Últimas ofertas
de emprego 

banner seta azul - ofertas emprego
Read more »

Compare o
seu salário 

banner bolas laranja - salary survey
Read more »

Descubra como criar
o discurso da sua
marca pessoal 

banner homem com tablet - artigo marca pessoal
Read more »

Últimas ofertas