As consultoras de recrutamento são utilizadas por muitos profissionais os ajudar a encontrar um novo emprego. Tomar a decisão de fazer uma mudança de carreira pode ser uma experiência um pouco assustadora para muitos, e saber onde começar a sua procura pode causar stress e confusão.
Muitos dos profissionais que procuram de um novo emprego não querem contactar as empresas diretamente, seja por receio de perder a confidencialidade, ou por se exporem como alguém que não é dedicada ao seu empregador atual. Ao utilizar um parceiro, porém, o seu anonimato é preservado até ao momento certo. Isto é também um passo prático se estiver em posições mais séniores, pois oportunidades executivas nem sempre são muito divulgadas e raramente se saberá delas se não estiver a trabalhar com recrutadores.
Headhunters contactam empresas e companhias que talvez nem conheça. Eles podem ajudar a divulgar o seu currículo às pessoas certas, dando-lhe exposição a potenciais empregadores.
Os consultores de recrutamento passam boa parte dos seus dias a negociar com quem toma as decisões no mercado. Um bom headhunter é alguém capaz não só de avaliar as suas principais competências e capacidades, mas também de encontrar uma empresa na qual o candidato se encaixe culturalmente. Esta seria uma informação da qual não saberia se não fosse o conhecimento dos consultores de recrutamento, que possuem uma visão mais profunda das empresas.
Uma consultora de recrutamento é objetiva entre o candidato e seu possível empregador, eliminando qualquer sensação de desconfiança que possa sentir quando tiver de falar acerca do salário, benefícios e desenvolvimento de carreira.
Muitas organizações não estão a recrutar atualmente – se uma organização acabou de passar por um processo de downsizing, é bem provável que não estejam a contratar no momento. Os consultores de recrutamento geralmente recebem informações estratégicas dos seus clientes, como por exemplo o facto de, embora não estejam oficialmente a contratar, gostarem de receber potenciais CVs para determinada área.
A escolha da consultora certa é chave quando estiver a considerar uma mudança de carreira. É essencial que o recrutador entenda perfeitamente as suas experiências e tenha avaliado as suas capacidades amplamente, para que possa ajudá-lo a progredir na sua carreira, oferecendo oportunidades que encaixem com o seu perfil e preferências. Um bom consultor não vai apenas oferecer oportunidades de emprego: irá também ajudar com conselhos de carreira, entrevistas, currículo, principais competências para determinado cargo, expectativas salariais e caminhos de desenvolvimento.
Com isto em mente, deve considerar os seguintes critérios para a escolha da consultora que melhor corresponde às suas necessidades:
O gestor de remunerações e benefícios é a pessoa responsável pela conceção, implementação e gestão de políticas de remuneração dos colaboradores. Estas políticas assumiram uma maior relevância no papel de atração e retenção de talento. É um perfil comum em grandes empresas que necessitam de um númer
Ler maisProgramadores de software e engenheiros de dados. São dois dos perfis profissionais mais procurados pelas empresas do setor das fintechs. De acordo com o nosso Global Fintech Talent Report, "embora a tendência do mercado esteja se movendo para as áreas de pagamentos, criptomoedas e empréstimos, a fo
Ler maisMetade dos licenciados do Estado levaram até 6 meses a encontrar emprego depois de concluir os seus estudos Dos que encontraram emprego, 53% dizem que os seus empregos atuais não estão relacionados com a sua licenciatura 72% dos licenciados sentem que não têm "muita margem" no mercado de trabalho 45
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.