Está preparado para uma envolvente tecnológica dinâmica?

homens trabalhando com um computador

Num setor tão dinâmico como o de IT, ficar parado não é opção. A tecnologia muda constantemente e a uma velocidade vertiginosa, e por isso os profissionais da área precisam de se manter atualizados.

Com a transformação digital no topo da agenda em muitos negócios, os nossos especialistas em IT partilham as suas dicas sobre como estar um passo à frente num setor onde a mudança é difícil de prever.

Nem tudo acontece das nove às cinco

Quando se está imerso no trabalho diário, apenas se está consciente da envolvente imediata. Se o seu próprio empregador está a deixar-se ficar para trás no que toca a tecnologia, não irá notar o que está a acontecer se continuar envolvido num ambiente familiar como pode ser o do seu trabalho diário. Pense naquilo que pode aprender fora o seu horário laboral de modo a manter-se informado sobre as tendências no setor.  

Newsflash - as mudanças na área de IT têm de ser bem comunicadas

A transformação rápida e o uso da cloud, por exemplo, foram relatadas e analisadas ao pormenor por muitos meios de comunicação. Portanto, fique de olho às notícias do setor para ter a certeza de que está ciente das mudanças no mercado.

Exponha-se às tecnologias emergentes

Vai ser mais difícil apresentar-se como um potencial funcionário se não tiver uma ideia estruturada sobre aquilo que pode vir a ser a tecnologia no futuro. Dedique um pouco de tempo a esta questão e faça perguntas em entrevistas sobre tecnologias emergentes e esclareça que nível de maturidade qualquer potencial empregador tem com essas tecnologias.

Não é o que se sabe, é quem se conhece

Falar com pessoas fora da empresa vai dar-lhe uma melhor perspectiva do que está a acontecer no mercado. É muito frequente aprender com a experiência dos outros, por isso não descarte a hipótese de participar em Meetups de IT ou de pertencer a grupos ligados às tecnologias mais recentes, de forma a poder partilhar mais conhecimento.

Procure um mentor

Procure um mentor na área da tecnologia: alguém influente no setor, que esteja envolvido  no planeamento estratégico de outras organizações. Ele irá saber quais são as últimas tendências e as mudanças que estão a acontecer.

Treine para o sucesso

Seja proativo e investa no seu próprio desenvolvimento.

Veja oportunidades de formação de maneira a conseguir atualizar e aprofundar os seus conhecimentos - afinal, os profissionais mais proativos são mais propensos a conseguir melhores oportunidades.

banner bolas desfocadas alertas de emprego

Subscrever alertas de emprego 

Read more »

Ofertas de emprego em IT

banner seta azul neon - emprego IT
Read more »

Veja os nossos
conselhos de carreira 

banner telhado azul de vidro - conselhos de carreira
Read more »

Contacte-nos 

banner ponte azul iluminada - contacto
Read more »

Compare o
seu salário 

banner telhado azul ripado - salary survey
Read more »