Num setor tão dinâmico como o de IT, ficar parado não é opção. A tecnologia muda constantemente e a uma velocidade vertiginosa, e por isso os profissionais da área precisam de se manter atualizados.
Com a transformação digital no topo da agenda em muitos negócios, os nossos especialistas em IT partilham as suas dicas sobre como estar um passo à frente num setor onde a mudança é difícil de prever.
Quando se está imerso no trabalho diário, apenas se está consciente da envolvente imediata. Se o seu próprio empregador está a deixar-se ficar para trás no que toca a tecnologia, não irá notar o que está a acontecer se continuar envolvido num ambiente familiar como pode ser o do seu trabalho diário.
Pense naquilo que pode aprender fora o seu horário laboral de modo a manter-se informado sobre as tendências no setor.
A transformação rápida e o uso da cloud, por exemplo, foram relatadas e analisadas ao pormenor por muitos meios de comunicação. Portanto, fique de olho às notícias do setor para ter a certeza de que está ciente das mudanças no mercado.
Vai ser mais difícil apresentar-se como um potencial funcionário se não tiver uma ideia estruturada sobre aquilo que pode vir a ser a tecnologia no futuro. Dedique um pouco de tempo a esta questão e faça perguntas em entrevistas sobre tecnologias emergentes e esclareça que nível de maturidade qualquer potencial empregador tem com essas tecnologias.
Falar com pessoas fora da empresa vai dar-lhe uma melhor perspectiva do que está a acontecer no mercado. É muito frequente aprender com a experiência dos outros, por isso não descarte a hipótese de participar em Meetups de IT ou de pertencer a grupos ligados às tecnologias mais recentes, de forma a poder partilhar mais conhecimento.
Procure um mentor na área da tecnologia: alguém influente no setor, que esteja envolvido no planeamento estratégico de outras organizações. Ele irá saber quais são as últimas tendências e as mudanças que estão a acontecer.
Seja proativo e investa no seu próprio desenvolvimento.
Veja oportunidades de formação de maneira a conseguir atualizar e aprofundar os seus conhecimentos - afinal, os profissionais mais proativos são mais propensos a conseguir melhores oportunidades.
Quais as diferenças entre desenvolvedores frontend, backend e fullstack? O salário varia de acordo com o tipo de empreendimento? Qual o perfil ideal de desenvolvedor estão as empresas a procurar? Fabienne Viegas, senior manager da Divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal, explica as diferenç
Ler maisQuando a gigante tecnológica Google descreve uma carreira em IT, resume o essencial a uma frase: “Do cool things that matter”. Os profissionais desta área têm a capacidade de transformar negócios diariamente, disfrutando de uma carreira dinâmica e rica em variedade. Mas como começar? Os nossos espec
Ler maisO avanço da tecnologia nunca pára, com novidades e inovações a aparecerem no mercado todos os dias. Isto são ótimas notícias para developers que pretendam elevar a sua carreira a um novo patamar, ao serem perfis cada vez mais procurados, ainda que a competição possa ser dura. Nunca foi tão important
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.