Como procurar emprego sem sair de casa?

hombre hablando con cascos

Está em busca de uma nova oportunidade mas, perante a situação atual, não sabe por onde começar? Muitas empresas continuam a recrutar de forma totalmente remota. Chegou a altura de usar a tecnologia a seu favor para iniciar a sua procura de emprego a partir de casa.

A Robert Walters, consultora líder em recrutamento e seleção especializada para postos intermédios e diretivos a nível global, deixa-lhe um plano de ação de 5 passos: 

1. Use a tecnologia a seu favor 

É possível ter o tão essencial contacto visual com empregadores e recrutadores usando tecnologia de vídeo, sem ter de se encontrar pessoalmente com ninguém neste período de distanciamento social. Informe o seu consultor de recrutamento que está aberto a entrevistas por vídeo, e adote diferentes plataformas para além do Skype que possa nunca ter utilizado antes, desde o Zoom ao FaceTime, ao Microsoft Teams, entre outros.

Se não tiver a certeza de como se comportar durante uma entrevista por vídeo, veja os nossos conselhos aqui.

Antes de qualquer entrevista por vídeo, teste sempre a sua ligação Wi-Fi e as configurações de áudio para garantir que tem o mínimo de perturbações durante a vídeo chamada. Certifique-se de ter desativado todos os pop-ups ou downloads que possam interromper a conferência.

François-Pierre Puech, Senior Manager na Robert Walters Portugal , comenta: “contamos com soluções de recrutamento digital na Robert Walters que permitem aos candidatos aplicarem às ofertas, terem entrevistas por vídeo com empresas nossas clientes e serem contratados sem necessidade de sair de casa uma única vez.”

2. Crie um CV interativo

CV tradicional… ou em vídeo? “Na Robert Walters podemos ajudar os nossos candidatos a criarem um vídeo-CV para acompanhar o seu CV escrito, enviando-lhes algumas perguntas pré-determinadas ou automáticas para que respondam em vídeo”, refere Surabhi Raju, consultora de IT na Robert Walters. “Depois, com o seu consentimento, enviamos aos nossos clientes este vídeo-CV, que representa algo mais apelativo e personalizado do que uma lista de CVs normal, principalmente agora que não se pode entrevistar os candidatos pessoalmente.”

Esta primeira imagem muito mais visual do candidato ajuda a que o processo de recrutamento seja mais rápido, pois a empresa fica logo com uma ideia de como é a pessoa antes de ter uma (vídeo)entrevista com a mesma.

3. Mantenha-se em contacto constante com o seu consultor de recrutamento

A procura de emprego a partir de casa pode ser solitária e enfadonha. Assim, recomendamos que seja proactivo e fale regularmente com um consultor de recrutamento. Este terá acesso a muito mais oportunidades que se poderiam adequar ao seu perfil, e fará a ponte com várias empresas interessantes para si, preparando-o para todas as entrevistas.

Aproveite o tempo em casa para ser o mais ativo possível em plataformas de networking como o LinkedIn

4. Considere o valor de trabalhar por contrato a termo

Num mercado de trabalho incerto, as empresas encontram-se mais cautelosas, pelo que estão disponíveis mais posições de trabalho temporário. Em momentos de crise, é mais fácil contratar profissionais para cobrir posições de forma temporária antes de existir um compromisso para uma contratação permanente. Trabalhar a termo é uma excelente oportunidade para ganhar exposição em vários setores e adquirir novas habilidades técnicas e “soft” ao longo do caminho. E, quem sabe, pode descobrir que gosta da flexibilidade que os contratos a termo oferecem. Além disso, um contrato a termo pode ser o primeiro passo para conseguir mais tarde um contrato permanente na empresa.

5. Atualize o seu perfil de LinkedIn

Aproveite o tempo em casa para ser o mais ativo possível em plataformas de networking como o LinkedIn. Altere as configurações do seu perfil do LinkedIn para informar os recrutadores e empregadores de que está aberto a novas oportunidades - isso significa que o seu perfil será exibido em pesquisas ativas relacionadas com o seu setor ou área. Desta forma, é muito mais provável que um consultor de recrutamento entre em contacto consigo com oportunidades interessantes que não teria encontrado através de pesquisas ativas em portais de emprego. 

Surabhi Raju recomenda: “Quer ir ainda mais longe? Seja ousado e faça um post no seu feed a dizer que se encontra em busca de novas oportunidades ativamente, incluindo o tipo de função que procura, detalhando as suas principais habilidades e experiência. Peça às pessoas para entrarem em contacto consigo para verem o seu CV ou para obterem mais informações.”

Descubra as 5 atualizações do LinkedIn que pode fazer já neste artigo.

Precisa de mais conselhos de carreira? Entre em contacto connosco.

A Revolução do Smart Working 

»

Webinars
Robert Walters 

»

Quem somos 

»

O nosso propósito 

»

Fale connosco 

»