As profissões tecnológicas mais procuradas e os seus respetivos salários

homem loiro com smart phone

Desenvolvedores (back e front), CyberSecurity, Data&BI vão ser os três perfis mais procurados pelas empresas em Portugal no setor das tecnologias da informação.

Segundo os dados da empresa, estes empregos tecnológicos vão todos conhecer uma melhoria salarial em 2023, quando comparado com o intervalo de salários registado em 2021/2022. Em baixo, uma lista dos salários anuais expectáveis em Portugal para estas posições – excluindo bónus:

Front-end developer
2-4 anos de experiência: 35k-55k
4-10 anos de experiência: 50k-75k
10+ anos de experiência: 55k-85k

Back-end developer
2-4 anos de experiência: 35k-60k
4-10 anos de experiência: 50k-75k
10+ anos de experiência: 55k-75k

CyberSecurity Manager
2-4 anos de experiência: 55k-70k
4-10 anos de experiência: 65k-130k
10+ anos de experiência: 75k-120k

Data & Analytics Manager
2-4 anos de experiência: 60k-90k
4-10 anos de experiência: 70k-110k
10+ anos de experiência: 72k-140k

BI Specialist
2-4 anos de experiência: 40k-60k
4-10 anos de experiência: 50k-70k
10+ anos de experiência: 52k-75k

Neste momento, 18,6% de todo o talento tecnológico em Portugal está a trabalhar à distância para empresas de outros países. Apenas 8,9% de toda a força de trabalho em Portugal nesta indústria provém de outros países, contra uma média de 12% na Europa e 38% na América do Norte. As próprias empresas portuguesas não se têm adaptado à globalização do trabalho tecnológico e com um aumento do salário até +36,5% face ao ano passado, o que causa um enorme impacto tanto na disponibilidade de talento local como nos salários locais é o que as empresas portuguesas estão a começar a perceber.

Tem sido bastante claro em Portugal que empresas estrangeiras sabem disso e têm feito movimentos muito agressivos na contratação de profissionais de tecnologia altamente qualificados.

Competências em demanda

Também não é de estranhar que a indústria tecnológica tenha mostrado uma recuperação pós-pandemia muito forte e, no final de 2021, a necessidade de profissionais técnicos altamente qualificados foi maior do que nunca. A procura de profissionais qualificados chegou a crescer em 191% face ao mesmo período do ano anterior. ‘’Uma das maiores mudanças que tivemos de enfrentar em Portugal é que as fronteiras já não são barreiras para as empresas contratarem talento tecnológico entre países da Europa ou até mesmo de outros continentes.’’ Comenta Fabienne Viegas, Manager da divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal.

Dentre as soft skills mais procuradas temos:

  • Resiliência
  • Pensamento crítico
  • Trabalho em equipa
  • Comunicação

Atração e retenção dos melhores talentos

As ofertas de emprego são muitas vezes recusadas pelos candidatos e a enorme mão-de-obra tecnológica está a aumentar muito em Portugal. ‘’Por essa razão, aconselho os gestores de contratação a analisarem as possibilidades de uma escala flexível.’’ Comenta Fabienne.

Portugal hoje em dia já é lar de trabalhadores remotos e um grande número de nómadas digitais, por isso, chegará mais cedo do que estamos à espera para o mercado português. O governo português aprovou a criação de um novo visto para procurar trabalho e, além disso, o português oferece um visto Tech muito facilmente acessível o que pode ajudar a atrair talentos de outros países.

Para ter acesso a mais informações salariais e tendências de contratação em Tecnologia e outros diversos setores, peça o seu acesso à Pesquisa Salarial Digital da Robert Walters.

»

Webinars
Robert Walters 

»

Trabalhe connosco

Carreiras na Robert Walters

»

A Revolução do Smart Working

»

Pesquisa Salarial 2022

Peça para aceder

»

Últimas ofertas