pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

10 conselhos para iniciar uma carreira em IT

Quando a gigante tecnológica Google descreve uma carreira em IT, resume o essencial a uma frase: “Do cool things that matter”. Os profissionais desta área têm a capacidade de transformar negócios diariamente, disfrutando de uma carreira dinâmica e rica em variedade.  

Mas como começar? Os nossos especialistas em recrutamento de IT deixam-lhe estas dicas:

1. Conseguir uma vantagem competitiva

Uma formação em IT irá prepará-lo para uma carreira na área, mas, conseguir alguma experiência prática é também um fator chave. Veja quais as instituições de ensino que oferecem formação na área que procura e considere ver regularmente plataformas onde se publiquem ofertas de trabalho e estágios.   

2. Programas de pós-graduação

Estes podem ser uma via rápida para uma progressão de carreira em IT. Os programas costumam abrir vagas com um ano de antecedência, portanto, ser proativo e candidatar-se cedo é a melhor estratégia.

3. Fale com o departamento de IT

Muitas universidades e escolas técnicas da área têm seus próprios departamentos internos, oferecendo regularmente oportunidades de estágio para estudantes.

4. Contactar start-ups para estágios

As start-ups têm, geralmente, necessidade de contratar pessoas formadas na área da tecnologia. Esta é uma óptima oportunidade para conseguir experiência e ao mesmo tempo começar a construir uma rede de contactos.

5. Participar em eventos e feiras de emprego

A maioria das universidades fomenta eventos onde os alunos possam contactar directamente com potenciais empregadores. Estar presente, apresentar-se e ouvir o que as empresas têm para dizer é uma excelente oportunidade de começar a compreender melhor o setor.  

6. Candidate-se às ofertas

Mark Zuckerberg disse à CNN: "Não se descarte, não importa o que esteja a fazer, todos têm uma perspectiva única que podem trazer para o mundo". Portanto, candidate-se às ofertas com funções que correspondam ao seu perfil. De cada vez que se candidatar, mais hipóteses tem de conseguir o emprego que quer.

7. Pense fora da caixa

Os empregadores irão impressionar-se com um candidato que demonstre interesse pela área, além do trabalho. Os seus hobbies envolvem as novas tecnologias? Esses hobbies têm que ver com código ou programação? Tem capacidades mais amplas que envolvam a área de negócios, como por exemplo, a parte de vendas? Não deixe de mencionar estes aspectos no seu CV.

8. Continue sempre a aprender

Achar que se acaba de estudar quando se recebe um diploma de licenciatura é um erro. Esse é apenas o início de um longo percurso de aprendizagem. Além disso, os profissionais de IT precisam de constantemente fazer upskills de forma a acompanhar o dinamismo da área.

9. Fale com especialistas

Aproxime-se de profissionais de IT e peça-lhe conselhos. Se não tem a certeza de como ou com quem entrar em contato aproveite alguns IT Meetups, são uma ótima maneira de começar a trabalhar em rede no setor.

10. Seja flexível

Não se pode aterrar no trabalho tech ideal logo no primeiro dia - esteja aberto às oportunidades entry-level para começar. Funções de help desk, por exemplo, são ideais para se iniciar no setor.

Para obter mais informações sobre as últimas ofertas em Tecnologia de Informação ou para uma discussão confidencial sobre sua carreira ou necessidades de contratação, entre em contacto connosco hoje.  

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Que tipos de desenvolvedores web existem?

Quais as diferenças entre desenvolvedores frontend, backend e fullstack? O salário varia de acordo com o tipo de empreendimento? Qual o perfil ideal de desenvolvedor estão as empresas a procurar? Fabienne Viegas, senior manager da Divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal, explica as diferenç

Ler mais

10 conselhos para iniciar uma carreira em IT

Quando a gigante tecnológica Google descreve uma carreira em IT, resume o essencial a uma frase: “Do cool things that matter”. Os profissionais desta área têm a capacidade de transformar negócios diariamente, disfrutando de uma carreira dinâmica e rica em variedade. Mas como começar? Os nossos espec

Ler mais

Como ter sucesso em entrevistas para vagas de desenvolvimento e programação

O avanço da tecnologia nunca pára, com novidades e inovações a aparecerem no mercado todos os dias. Isto são ótimas notícias para developers que pretendam elevar a sua carreira a um novo patamar, ao serem perfis cada vez mais procurados, ainda que a competição possa ser dura. Nunca foi tão important

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.