Obtenha a visão mais abrangente sobre salários e tendências de contratação no seu setor na nossa nova plataforma digital

Ao longo de mais de 20 anos, empresas e profissionais têm confiado no Salary Survey da Robert Walters para os apoiar a tomar decisões importantes sobre os seus negócios e carreiras. 

Este ano, oferecemos-lhe ainda mais insights com a nova plataforma 100% digital do Salary Survey, dando-lhe acesso facilitado a todas as tendências salariais e de mercado que precisa de saber, onde quer que esteja.

Peça já o seu acesso a esta nova ferramenta digital gratuita no formulário desta página.

O que encontrará nesta pesquisa salarial digital?

Para além de um guia compreensivo e dinâmico sobre salários para centenas de funções em 31 países, o nosso novo Salary Survey digital está repleto de ferramentas e recursos úteis tanto para responsáveis de contratação como profissionais em busca de uma nova oportunidade, incluindo as últimas tendências e análises para o seu setor e função, uma nova calculadora salarial com resultados personalizados, e vídeos dos nossos especialistas sobre o mercado de trabalho em diferentes setores.

Tendências de contratação

Veja como serão as tendências de contratação para o seu setor em 2023

Expectativas salariais

Explore os salários que esperam os melhores profissionais do seu setor

Habilidades mais procuradas

Descubra que conjuntos de habilidades chamarão a atenção das empresas

Calculadora Salarial

Obtenha uma previsão de salário pessoal para 2023 e veja salários de funções semelhantes

Para empresas

Se está a aumentar a sua equipa ou precisa de manter o talento atual, as ferramentas do Salary Survey digital oferecem-lhe a informação que precisa para ter a equipa certa que possa favorecer o crescimento do seu negócio.

Para profissionais

Quer esteja em busca de uma nova oportunidade ou a preparar-se para a sua avaliação anual, as ferramentas e recursos do Salary Survey digital irão fornecer-lhe toda a informação que precisa para conseguir chegar mais longe.

As nossas previsões para Portugal em 2023

Desde a pandemia, esperávamos que 2022 fosse um ano de regresso à normalidade: indicadores macro positivos e ambiciosos que passo a passo foram atingidos por outra realidade de instabilidade geopolítica, aumento do preço da energia e matérias-primas, tensão contínua na cadeia de abastecimento de muitos bens manufaturados e, finalmente, a inflação.

Apesar do desvanecimento do ambiente, 2022 acabou com um forte crescimento, uma inflação YoY dos preços contida na Europa e realizações iniciais do Plano de Recuperação e Resiliência.

Esperamos um ano desafiante para 2023, mas ainda com muitas oportunidades para a economia portuguesa, e, graças a uma taxa de desemprego ainda entre as mais baixas da UE, acreditamos que o mercado de contratações seguirá um caminho semelhante, com uma procura crescente de perfis altamente especializados e uma procura mais contida de perfis generalistas, entre sectores e funções.

O mercado de contratações vai ficar mais dinâmico e ainda mais desafiante do que no ano passado. Indústrias como as Energias Renováveis, e Infraestruturas & Tecnologia, continuarão a liderar o mercado de contratações. Os Centros de Dados e Centros de Competência Tecnológica estão a crescer na região, uma vez que os Dados, Automação, IA e Software estão a apoiar a produção e a tomada de decisões em quase todas as indústrias.

Na indústria tecnológica sempre em movimento e em evolução, muitas empresas internacionais vão continuar a focar em Portugal, uma vez que o mercado português não é tão seco como nos países do norte da Europa, o que significa que um número crescente de empresas implementará práticas de DevOps. As necessidades para desenvolvedores continuarão a ser muito elevadas, bem como os perfis de CiberSegurança e Data&BI.

Em Engenharia, a capacidade de reindustrialização continua a ser uma prioridade, e as Energias Renováveis continuarão a ser a indústria mais acelerada em Portugal, com ainda milhões de euros de investimentos internacionais e leilões de sucesso por vir. Os projetos verdes de hidrogénio também estarão no topo do mercado, bem como o aumento das tecnologias híbridas.

François-Pierre Puech
Country Director, Portugal

As empresas procurarão também garantir uma boa saúde financeira, reduzindo a exposição ao risco e garantindo o cashflow: CFO, Diretor financeiro, Gestor de Contabilidade e Auditor Financeiro serão as funções mais procuradas em 2023.

Do ponto de vista dos Recursos Humanos, os perfis generalistas deveriam ser a principal tendência do mercado, os especialistas em RH, HRBP e RH estarão no topo da mente de muitas empresas.

Finalmente, para Vendas & Marketing, a especialização será a palavra principal. No Marketing, as competências técnicas estarão ligadas ao Ambiente Digital e ao Comércio Eletrónico, e nas vendas, vendas técnicas, expansão internacional e exportação, bem como Novos Negócios e Desenvolvimento de Negócios serão altamente procurados.

Por último, mas não menos importante, para além da especialização e do conhecimento do setor, um profissional de topo detém um conjunto completo de soft skills, uma vez que as empresas procuram garantir o seu investimento em termos de recrutamento e são mais aguçadas quando os profissionais mostram capacidades de resiliência e inteligência emocional.

Quer saber mais?

Preencha o formulário com os seus dados para pedir acesso ao Salary Survey 2023 da Robert Walters e utilizar esta nova ferramenta digital quando e onde quiser.

Pedir acesso agora