Aprenda a desenvolver as suas capacidades de liderança

grupo de jovens em uma reunião informal

Se este ano tem em mente assumir uma posição de liderança, a sua trajectória profissional vai levá-lo inevitavelmente nessa direção.

Apostar na melhoria das suas capacidades - mantendo sempre as competências atuais - é uma excelente forma de conseguir dar um passo em frente.

A formação em competências diretivas é uma das áreas em que as organizações mais investem. Segundo a revista Forbes, “Todas as nossas investigações sobre talento diretivo demonstram o vazio em termos de liderança como um dos temas cruciais para líderes de negócios e de RH.”

Se as empresas dão tanta importância à formação de capacidades diretivas, pode ter a certeza de que também procuram incorporar líderes qualificados nesta área. Desenvolver-se neste aspeto dar-lhe-á uma vantagem competitiva na sua procura de emprego.

Managers vs líderes

“Um manager nem sempre é um líder, e quanto mais se sobe na hierarquia, mais óbvia se torna essa diferença. Ser um autêntico líder numa empresa implica ter um perfil generalista, responder às necessidades que vão surgindo, ser capaz de ver mais além, fazer recomendações sensatas, assegurando que toda a equipa as segue”- Marco Laveda, Managing Director da Robert Walters em Portugal e Espanha.

Um bom líder foca-se em fazer crescer a sua equipa, em selecionar e contratar de forma eficiente e a levar a cabo uma gestão de rendimento implacável. Tem de ser capaz de conceber uma ideia para um empresa ou produto, partilhá-la e desenvolvê-la juntamente com as pessoas que lidera.

Qual é o seu estilo de liderança?

O primeiro passo para se converter num verdadeiro líder é reconhecer o seu estilo e ser honesto consigo próprio acerca das suas qualidades e áreas a melhorar, com o fim de aperfeiçoar as suas capacidades.  

Na altura de valorizar o seu talento e competências, considere os seguintes aspetos:

  1. Ser um exemplo na hora de levar a cabo o seu trabalho com paixão e dedicação;
  2. Fomentar e oferecer reconhecimento à sua equipa: promover a criatividade;
  3. Saber ouvir e comunicar com diferentes tipos de personalidades, sendo pragmático em vez de reativo;
  4. Motivar e inspirar a equipa;
  5. Saber aplicar disciplina;
  6. Não ter medo de experimentar coisas novas, ou de manter uma atitude positiva ao enfrentar novos desafios;

Identificar os aspetos em que pode melhorar pode ser um bom começo para desenvolver as suas capacidades de liderança.

Subscrever alertas de emprego  

Read more »

Conselhos de carreira 

Read more »

Saiba como organizar a sua demissão de forma profissional 

Read more »

Veja as nossas ofertas de emprego 

Read more »

Solicite a sua cópia gratuita da Pesquisa Salarial Europeia 2019 

Read more »

Últimas ofertas