10 conselhos para iniciar uma carreira em IT

pessoas andando apressadas

Quando a gigante tecnológica Google descreve uma carreira em IT, resume o essencial a uma frase: “Do cool things that matter”. Os profissionais desta área têm a capacidade de transformar negócios diariamente, disfrutando de uma carreira dinâmica e rica em variedade.  

Mas como começar? Os nossos especialistas em recrutamento de IT deixam-lhe estas dicas:

 

1. Conseguir uma vantagem competitiva

Uma formação em IT irá prepará-lo para uma carreira na área, mas, conseguir alguma experiência prática é também um fator chave. Veja quais as instituições de ensino que oferecem formação na área que procura e considere ver regularmente plataformas onde se publiquem ofertas de trabalho e estágios.   

2. Programas de pós-graduação

Estes podem ser uma via rápida para uma progressão de carreira em IT. Os programas costumam abrir vagas com um ano de antecedência, portanto, ser proativo e candidatar-se cedo é a melhor estratégia.

3. Fale com o departamento de IT

Muitas universidades e escolas técnicas da área têm seus próprios departamentos internos, oferecendo regularmente oportunidades de estágio para estudantes.

4. Contactar start-ups para estágios

As start-ups têm, geralmente, necessidade de contratar pessoas formadas na área da tecnologia. Esta é uma óptima oportunidade para conseguir experiência e ao mesmo tempo começar a construir uma rede de contactos.

5. Participar em eventos e feiras de emprego

A maioria das universidades fomenta eventos onde os alunos possam contactar directamente com potenciais empregadores. Estar presente, apresentar-se e ouvir o que as empresas têm para dizer é uma excelente oportunidade de começar a compreender melhor o setor.  

6. Candidate-se às ofertas

Mark Zuckerberg disse à CNN: "Não se descarte, não importa o que esteja a fazer, todos têm uma perspectiva única que podem trazer para o mundo". Portanto, candidate-se às ofertas com funções que correspondam ao seu perfil. De cada vez que se candidatar, mais hipóteses tem de conseguir o emprego que quer.

7. Pense fora da caixa

Os empregadores irão impressionar-se com um candidato que demonstre interesse pela área, além do trabalho. Os seus hobbies envolvem as novas tecnologias? Esses hobbies têm que ver com código ou programação? Tem capacidades mais amplas que envolvam a área de negócios, como por exemplo, a parte de vendas? Não deixe de mencionar estes aspectos no seu CV.

8. Continue sempre a aprender

Achar que se acaba de estudar quando se recebe um diploma de licenciatura é um erro. Esse é apenas o início de um longo percurso de aprendizagem. Além disso, os profissionais de IT precisam de constantemente fazer upskills de forma a acompanhar o dinamismo da área.

9. Fale com especialistas

Aproxime-se de profissionais de IT e peça-lhe conselhos. Se não tem a certeza de como ou com quem entrar em contato aproveite alguns IT Meetups, são uma ótima maneira de começar a trabalhar em rede no setor.

10. Seja flexível

Não se pode aterrar no trabalho tech ideal logo no primeiro dia - esteja aberto às oportunidades entry-level para começar. Funções de help desk, por exemplo, são ideais para se iniciar no setor.

 

Para obter mais informações sobre as últimas ofertas em Tecnologia de Informação ou para uma discussão confidencial sobre sua carreira ou necessidades de contratação, entre em contacto connosco hoje.  

banner seta luzes alertas de emprego

Subscrever
alertas de emprego 

Read more »

Ofertas de emprego em tecnologias de informação 

banner escadas rolantes verdes - emprego em IT
Read more »

Fale connosco 

Read more »

Reserve uma cópia gratuita da nossa Pesquisa Salarial Europeia 2019  

Read more »

Conselhos de carreira 

Read more »