pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

53% dos profissionais preferem trabalho híbrido

53% dos profissionais Portugueses começariam a procurar um novo emprego se lhes dissessem que teriam de trabalhar mais dias no escritório – apesar de 27% dos empregadores quererem mais profissionais no escritório.

As conclusões são de uma pesquisa recente com 2.000 profissionais e empregadores de Portugal conduzida pela empresa de recrutamento global especializada Robert Walters.

Apesar disso, de acordo com a pesquisa salarial Robert Walters 2024, o trabalho híbrido permanece entre os três benefícios mais procurados em todas as áreas profissionais.

François-Pierre Puench, Country Director da Robert Walters Portugal, comenta: "A pandemia não só abriu as portas para o trabalho híbrido, como o tornou um pilar em muitas empresas. Os líderes que tentam implementar um retorno completo ao escritório rapidamente terão problemas – pois é claro que muitos profissionais não desistirão prontamente das rotinas de trabalho flexíveis com as quais passaram os últimos 3-4 anos se sentindo confortáveis.”

A pesquisa comprova que se foi o tempo em que os empregadores competiam por talentos apenas com salário – portanto, ter um modelo de trabalho híbrido claramente definido será um benefício fundamental para alavancar a atração e retenção de candidatos este ano, particularmente onde os orçamentos de contratação permanecem rigorosos.

Dissuasores de escritório

A pesquisa descobriu que os principais fatores que dissuadem os profissionais de passar mais dias presencial são: custos associados (46%), perturbação do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (28%), deslocações longas (16%) e demasiadas distrações no trabalho (10%).

François comenta: "Com a inflação ainda alta e preocupações contínuas com o custo de vida, gastar dinheiro no deslocamento para o trabalho, comprar almoço entre outras despesas apresenta mais um obstáculo importante para os profissionais que retornam ao escritório.

Questão principal no local de trabalho de 2024

45% dos profissionais afirmaram que as "mudanças para o trabalho híbrido" terão o maior impacto nos locais de trabalho este ano – antes das mudanças nos esquemas de recompensas e benefícios (20%), avanços em IA generativa (19%) e liderança eficaz (16%).

François comenta: "Embora a nossa pesquisa indique que os profissionais estão a antecipar mudanças na forma como trabalhamos este ano, o trabalho híbrido não é algo que os empregadores podem simplesmente tirar sem oferecer algum incentivo ou compromisso."

Atrações do escritório

François comenta: "Os benefícios de trabalhar no escritório são claros – apenas por ser um rosto mais familiar no escritório, estar à disposição para ajudar ou se envolver com seus colegas em projetos e ser reconhecível pela liderança senior pode mantê-lo em boa posição para promoções de meio ano.”

Há uma série de outros benefícios, como a exposição a novas habilidades, a obtenção de orientação de colegas seniores e, geralmente, sentir-se mais conectado à cultura e à comunidade do local de trabalho.

François compartilha suas dois principais maneiras de trazer os funcionários de volta ao escritório:

  1. Ajudar com os gastos dos funcionários – coisas como subsidiar viagens, fornecer pacotes de café da manhã ou almoço são incentivos de baixo custo que fazem uma enorme diferença nos custos diários e no orçamento dos profissionais.
  2. Oportunidades de mentoria/formação de alto nível – ter um programa de mentoria ou oportunidades de formação adicionais no escritório proporciona um atrativo significativo para os profissionais que procuram melhorar as suas competências.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.