O impacto da robótica e da inteligência artificial no futuro do emprego na indústria
O automatismo industrial vive uma nova revolução que é reinventar empregos no setor.
"Apesar do que se acredita, todo o avanço tecnológico é o gerador de empregos no campo industrial. A robótica amplamente estendida nas áreas de automotiva, química ou manufatura, ajudou a melhorar os processos e permitiu o crescimento e expansão de muitas empresas, o que leva diretamente a mais emprego e melhor qualidade", afirma Javier De Gregorio, Manager na divisão de Engenharia na Robert Walters Portugal.
O que esperar das novas tecnologias
Muitos dispositivos robóticos já possuem Inteligência Artificial integrada para a melhoria dos processos industriais. Por exemplo, em uma linha de montagem, a IA é capaz de analisar e tomar decisões antes mesmo de ocorrer um problema ou imprevisto. Por isso, esta tecnologia é uma aliada perfeita em termos de segurança na indústria.
Além disso, a IA não só é capaz de ajudar na fabricação em si, mas também permite que a cadeia de suprimentos seja automatizada para aumentar sua eficácia e eficiência por meio de análise preditiva ou otimização de transporte.
As três áreas com maior criação de emprego no sector industrial são:
- Conceção, desenvolvimento e fabrico de tecnologia robótica com aplicações de inteligência artificial.
- Big data para a análise e melhoria de processos, com foco na sustentabilidade e economia de energia na fabricação, armazenamento e transporte.
- Suporte técnico para a correta manutenção das máquinas.
"Na Robert Walters, temos visto uma procura crescente por perfis
especializados de engenharia e programação para realizar o projeto e a fabricação da robótica industrial do futuro", comenta Javier.
Reinventar ou Morrer
Para se adaptarem às mais recentes tecnologias e tendências, os profissionais que trabalham no setor devem ser continuamente treinados, só assim poderão manter-se atualizados e permanecer um perfil de elevado valor acrescentado para a sua empresa ou, em caso de procura de emprego, para empresas concorrentes.
Para fidelizar este talento bem-preparado e especializado, as empresas devem envidar maiores esforços e aumentar os seus orçamentos, não só para a formação dos colaboradores, mas também para políticas de bem-estar social que gerem um sentimento de pertença.
"O que hoje parece para uma empresa é um alto investimento para atrair ou reter um profissional especializado, amanhã se traduz em redução de custos graças ao aumento da produtividade e eficiência nos processos. Se analisado desta forma, um engenheiro com conhecimento e experiência nas últimas tendências em robótica industrial, sabe que tem maior poder para negociar salário e benefícios com a sua empresa atual ou um futuro contratante", finaliza Javier.
Conteúdo relacionado
Ver todosÉ um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro
Ler maisÉ essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as
Ler maisExiste um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem
Ler mais