pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

'Funcionários boomerang’: Considerava a contratá-los?

À medida que a escassez de talentos se instala em muitos locais de trabalho, um novo relatório está a pedir aos empregadores que aproveitem o interesse de ex-funcionários que estão a considerar voltar.

As conclusões da Robert Walters revelaram que 71% dos trabalhadores em Portugal estão abertos a regressar a um empregador anterior.

De acordo com os resultados, 46% considerariam voltar se o empregador anterior oferecesse uma remuneração melhor (25%) ou se houvesse mudanças na liderança ou na estrutura da equipa (23%).

Na verdade, 27% dos funcionários já entraram em contato com um empregador anterior nos últimos dois anos sobre oportunidades de emprego, enquanto outros 20% disseram que pretendem fazê-lo.

Mais de um quarto (78%) dos funcionários também disseram que permanecem em contacto com um chefe anterior, com 25% deles a dizer que isso ocorre porque querem permanecer abertos para futuras oportunidades de emprego.

Essas descobertas vêm depois que a chamada Grande Demissão impactou muitos locais de trabalho depois que os funcionários fugiram em busca de melhores remunerações e benefícios.

Empregadores "abertos" à recontratação

O interesse dos funcionários em retornar é recebido com abertura das empresas, de acordo com o relatório, com mais de 90% dos empregadores a dizer que estão dispostos a considerar a recontratação de funcionários boomerang para posições adequadas.

"Nossas descobertas mostram que os managers são os mais abertos a considerar a recontratação de seus ex-funcionários", disse François-Pierre Puech, Country Manager da Robert Walters Portugal.

Mais de um quarto dos entrevistados (76%) disse que considerará deixar bons ex-funcionários retornarem. Outros 20% disseram que vão continuar com hesitação, enquanto três por cento disseram que não vão recontratar ex-funcionários.

Solução para a escassez de competências

Toby Fowlston, CEO da Robert Walters, disse que os funcionários boomerang devem "empolgar os líderes" em meio à escassez de candidatos em todo o mundo.

"À luz desta pesquisa, as empresas que estão a contratar podem considerar voltar a se envolver com ex-alunos e treinar os managers sobre a realização de um processo de saída positivo, pois os 'funcionários boomerang' podem muito bem ser uma solução para a escassez de habilidades", disse Fowlston.

Outro benefício de contratar um funcionário boomerang é que ele já sabe como se locomover pela organização, de acordo com o CEO.

"Este é um talento que pode chegar ao terreno – eles já foram introduzidos em seu negócio, estarão familiarizados com os processos e têm um interesse anterior na marca – todas as qualidades que podem levar anos para serem incutidas em um novo funcionário", disse Fowlston.

Integração de funcionários 'boomerang '

Mas isso não significa que algumas etapas da integração do profissional boomerang  possam ser ignoradas. Pesquisas anteriores aconselhavam um "onboarding personalizado" para esses funcionários.

"Uma coisa fundamental para os empregadores é gerir o retorno dos funcionários boomerang entre os trabalhadores existentes – em particular se alguém estiver a retornar em uma posição mais sénior do que quando saiu", disse Fowlston.

Com o aumento dos funcionários boomerang  devido à remuneração e progressão na carreira, os empregadores também são aconselhados a garantir que ser recontratado não seja a única maneira de progredir no local de trabalho.

"É preciso encontrar um equilíbrio e os empregadores devem avaliar que estão a fazer tudo o que podem para abrir linhas de oportunidade dentro de uma organização ou arriscam-se a enviar uma mensagem de que um caminho para a promoção e um pacote melhor é seguir a rota do boomerang ", disse Fowlston.

 

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.