pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Compreender o processo de contratação

O processo de contratação é o primeiro passo para construir uma equipa de primeira linha. Criar uma experiência positiva para os candidatos durante o processo de entrevistas pode ser uma grande oportunidade de trabalhar indiretamente o marketing da empresa. Por outro lado, uma experiência negativa pode prejudicar a reputação da marca.

Para uma start up que está a construir uma boa imagem e uma base de clientes no mercado, entender a experiência do candidato é muito importante. Apesar de ser uma etapa crucial, o processo de contratação é muitas vezes ignorado e subestimado – e ainda há muito para melhorar.

Veja as melhores dicas para garantir que os candidatos têm um envolvimento positivo com a sua empresa durante o processo de entrevistas.

Uma das maneiras mais fáceis e eficientes de melhorar a experiência do candidato é incentivar os membros atuais da equipa a receber de forma amistosa os convidados, antes ou depois de entrarem no seu escritório.

  1. Na pré-entrevista, garanta que o diálogo com o entrevistado é educado e amigável. Em breve, poderá estar a trabalhar com essa pessoa e é bom ter a certeza de que a relação interpessoal começa com o pé direito. As primeiras impressões fazem toda a diferença – isto pode parecer um clichê, mas efetivamente funciona.
  2. Tente garantir que os entrevistados chegam ao escritório sem estarem muito stressados ou aborrecidos. Se o seu edifício usa um telefone para receber as pessoas, certifique-se de que ele está a funcionar. Se há duas entradas diferentes, garanta que ele não chega pela porta dos fundos. Esteja prevenido para eventuais problemas que podem aparecer e dê ao candidato os seus contactos, ou o da sua rececionista, no caso de acontecer algum imprevisto. Não vai querer que a futura "estrela" da sua equipa esteja frustrada, presa ou não chegue a tempo para a entrevista, pois não?
  3. Uma das maneiras mais fáceis e eficientes de melhorar a experiência do candidato é incentivar os membros atuais da equipa a receber de forma amistosa os convidados, antes ou depois de entrarem no seu escritório. Esta atitude é muitas vezes ignorada – claro que toda a gente está ocupada, mas nunca subestime o valor de um sorriso e um sincero “olá/como está/prazer em conhecê-lo”. Estará essencialmente a vender a sua empresa aos novos empregados através de uma série de boas impressões. Tente garantir que todos dão o seu melhor para se comportarem de forma acolhedora.
  4. Assim que entrarem pela porta, os entrevistados vão procurar pistas de como é trabalhar na sua empresa. Esta caminhada de 30 segundos pelo escritório antes da entrevista oferece aos potenciais empregados uma visão rápida da “verdadeira alma” do seu negócio. Eles podem perceber se a atual equipa parece feliz, envolvida, frustrada, motivada ou (nos piores casos) ansiosa para "abandonar o barco". Certifique-se de que a sua equipa está consciente do impacto da sua atitude – e de que está a mostrar a empresa e a sua cultura da forma mais positiva possível.
  5. Se os lanches, almoços, bebidas e etc. estão entre os benefícios de trabalhar na sua empresa, faça com que eles estejam visíveis. No entanto, se todos comem juntos no escritório no estilo “família”, saiba que a imagem do almoço espalhado em cima da mesa e o cheiro a tomar conta das salas o dia inteiro não é a ideal aos olhos de um potencial contratado. Portanto, se já passou a hora do almoço, é melhor colocar a comida no frigorífico.
  6. Quando estiver a finalizar as entrevistas, seja educado e certifique-se de que todos saem com uma ideia clara dos próximos passos do processo. Não há vantagem nenhuma em ser rude ou desrespeitoso com candidatos que não o impressionaram. Afinal de contas, o mundo é pequeno, e essa pessoa pode ser amiga do seu próximo melhor funcionário.

Apenas contratará uma pequena percentagem de todas as pessoas que entrevistou, no entanto, é importante que todos os que saiam de uma reunião consigo fiquem bem impressionados com empresa e contem à sua rede de contatos a ótima experiência que tiveram. Sinta-se à vontade para fazer comentários ou dar feedbacks com base na sua experiência tanto como gestor de recrutamento ou candidato.

Boa sorte com as próximas entrevistas!

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Descubra como criar um CV envolvente em 4 passos

Como um profissional experiente com mais de uma década de experiência, sem dúvida, sua carreira se entrelaçou através de várias empresas e inúmeras funções. Mas como transmitir de forma convincente esta riqueza de experiência no seu CV para captar a atenção tanto dos recrutadores como dos líderes em

Ler mais

Conheça os 4 temas mais relevantes para entender o cenário de contratação em 2024

Lançámos recentemente a sua mais nova versão da Pesquisa Salarial Digital, onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências em maior exigência, tendências salariais e muito mais. François-Pierre Puech, Diretor dos escritórios da Robert Walters no Brasil e em Portugal, respondeu a

Ler mais

Tendências de contratação em destaque

Lançámos recentemente a Pesquisa Salarial Global onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências mais exigentes, tendências salariais e muito mais. A previsão de crescimento do PIB para 2024 foi recentemente reduzida em 1,5% (- 0,7% vs. 2023 e -5,3% vs. 2022). Considerando uma t

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.