Tem de entrevistar vários candidatos para a vaga que abriu na sua empresa, e decidiu fazer uma dinâmica de grupo para os conhecer em simultâneo. Sabe que assim vai facilitar o processo de pré-seleção para o posto que pretende preencher, contudo sente-se inseguro sobre como gerir uma entrevista com tantas pessoas.
As entrevistas de grupo devem ser feitas de forma organizada e pensada, porque são as mais difíceis de conduzir do que as entrevistas individuais. Arrisca-se a selecionar candidatos menos indicados para o cargo que abriu se não estiver a prestar atenção, e deixar passar algum que seria uma estrela no papel.
Como não quer que isso aconteça, deixamos-lhe aqui algumas dicas para aplicar quando realizar entrevistas em grupo que irão facilitar o processo:
Uma das etapas mais importantes quando opta por realizar dinâmicas de grupo é informar os candidatos de que a primeira fase do processo vai ser essa.
Muitas pessoas consideram as entrevistas de grupo um pouco intimidantes, e até assustadoras, por isso o melhor é deixar que os candidatos saibam logo que possível como vai ser a dinâmica, para lhes dar a oportunidade de se prepararem para este tipo de entrevista.
A última coisa que quer é sentir-se mal preparado perante um grupo de potenciais colegas de trabalho, certo? Planeie tudo com antecedência, preparando uma lista de perguntas, dinâmicas ou tarefas que incentivem uma discussão aberta, apropriada para a vaga que abriu. Desta forma, será mais fácil identificar os candidatos que comunicam de forma clara e profissional, observar como se comportam em equipa, e como raciocinam.
Os cenários ou casos práticos para os candidatos resolverem também são uma excelente maneira de entender como estes abordariam problemas do mesmo tipo numa situação real no local de trabalho.
É melhor realizar uma entrevista em grupo com mais do que um entrevistador. Isto irá permitir que todos os candidatos sejam observados – se fosse apenas uma pessoa a tratar de tudo, poderia não conseguir ter muita atenção a um candidato forte.
Assim, quando chegar o momento da entrevista de grupo, comece por apresentar cada entrevistador com detalhes específicos, incluindo a sua posição e formação, de que forma os candidatos selecionados poderiam potencialmente trabalhar com eles, e qualquer outra informação relevante.
Depois de uma breve introdução, e da apresentação dos entrevistadores, comece a dinâmica de grupo pedindo a cada candidato que se apresente. Desta forma, todos terão a oportunidade de se familiarizarem com o grupo e de ganharem confiança para a atividade seguinte.
Para ser menos aborrecido, em vez de pedir para indicarem apenas os seus nomes e formação, peça mais algum pormenor interessante. Por exemplo, qual seria a sua viagem de sonho, ou o que gostam de fazer no tempo livre?
Embora algumas perguntas sejam inevitavelmente iguais para todos os entrevistados, tente fazer uma a duas perguntas únicas por candidato.
Uma vez que muitas das perguntas já terão sido respondidas várias vezes antes de todos os candidatos terem hipótese de o fazer, quando finalmente chega a sua vez, é possível que já não se lembrem de mais nada original para dizer, o que pode dar a impressão de serem candidatos menos fortes do que são na realidade.
Ao fazer perguntas únicas, é mais fácil de observar e analisar cada pessoa, mesmo as que têm a desvantagem de responder em último lugar.
As entrevistas de grupo devem ser feitas de forma organizada e pensada, porque são mais difíceis de conduzir do que as entrevistas individuais. Arrisca-se a selecionar candidatos menos indicados para o cargo que abriu se não estiver a prestar atenção, e deixar passar algum que seria uma estrela no papel.
Certifique-se de que deixa tempo para responder às perguntas dos candidatos, no final ou quando achar apropriado. Assim, é possível estabelecer comparações entre todos os entrevistados mais facilmente. Os candidatos com boas perguntas revelam interesse e boa preparação, destacando-se dos demais.
Gostou mesmo da Maria, ou será que o nome dela era Marta? Tomar notas é imperativo ao realizar entrevistas em grupo para conseguir guiar-se, e recordar-se do que se passou mais tarde. Caso contrário, arrisca-se a chamar o candidato errado para uma segunda entrevista...
Assegure-se de que escreve logo os nomes de todos os candidatos que estiveram presentes de forma a recordar-se de quem era quem. Pode desenhar o plano da sala, ou como estavam sentados, desde que consiga lembrar-se de como foi a dinâmica. Escreva também alguma coisa para cada candidato, pontos positivos e negativos, ou ideias-chave que queira memorizar.
Seguindo estes passos, a entrevista de grupo tem tudo para correr bem, e no final já terá conseguido identificar os candidatos mais fortes que poderão passar para a fase seguinte. Já está mais próximo de contratar o candidato ideal para a sua vaga!
A cibersegurança é um tema cada vez mais presente nos conselhos de administração, devido à preocupação despertada pela proteção de sistemas, dados e redes das empresas. Por isso, perfis tecnológicos especializados em cibersegurança são essenciais para o desenho de sistemas de segurança, e o hacking
Ler maisContratar profissionais de IT qualificados é um dos maiores desafios tanto para os gestores de contratação quanto para os gestores de RH, e embora existam grandes equipes de Talent Acquisition dentro das empresas especificamente para recrutar esses perfis, continua sendo uma missão exigente. A Pesqu
Ler maisO mercado de Big Data e Data Analytics está em grande expansão em Portugal. Para além dos profissionais serem bastante requisitados pelas empresas, há diversas consultoras nacionais e internacionais a prestar serviços nesta área. Falámos com os consultores da nossa divisão de IT, que nos explicam em
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.