pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

5 motivos pelos quais os profissionais se demitem e como impedi-los

Os motivos pelos quais um funcionário deseja se demitir podem ser comuns ou óbvios, como querer buscar outras oportunidades ou por se sentir desvalorizado. Mas antes de um profissionais se arriscar, os empregadores geralmente já receberam alguns sinais.

Cerca de 85% dos empregadores na Europa afirmam que podem dizer quando alguém de sua equipa está prestes a sair, de acordo com uma pesquisa recente da Robert Walters. Eles acreditam que podem prever quando um funcionário está pensando em desistir se ele ou ela está distraído, desinteressado, menos eficiente e frequentemente ausente.

Manter uma vigilância consciente sobre os sinais reveladores da saída de um funcionário é vital por três motivos:

  • Em primeiro lugar, ajuda a resolver o problema em um estágio inicial e, com sorte, mudar a opinião do colaborador.
  • Em segundo lugar, dá a chance de controlar a negatividade desse funcionário, impedindo-o de afectar os outros colaboradores, o que pode derrubar a moral e reduzir a produtividade geral.
  • E, por fim, permite que tenha mais tempo para implementar uma estratégia de recrutamento.

Então, por que os profissionais se demitem e o que pode fazer para evitar de perder os melhores talentos?

1. Crescimento limitado dentro da empresa

Os profissionais têm um forte desejo de crescer em uma empresa, e a falta de oportunidades de crescimento é um dos dois principais motivos pelos quais os funcionários se demitem. Reconhecer o trabalho árduo e os funcionários por um trabalho bem executado, além de definir um plano de carreira claro, pode fazer com que os funcionários sintam que têm um futuro de longo prazo na organização.

2. Sentir-se mal remunerado

O salário é outro motivo importante. Os funcionários podem descobrir facilmente o que seus colegas em outras empresas estão a ganhar, o que os torna perfeitamente cientes de seu valor de mercado. Oferecer salários competitivos e outros benefícios pode, portanto, motivá-los a ficar.

‘’Porém, nem todas as demissões são de natureza financeira e que descobrir outros fatores subjacentes pode ser necessário para reter um funcionário.’’ Comenta François Pierre-Puech, Country Director Portugal e Brasil da Robert Walters.

3. Não se sente desafiado

Bons funcionários não querem fazer um trabalho sem sentido; eles querem se envolver em seu trabalho e sentir que estão a aprender continuamente. Criar novos desafios e definir novas metas ajuda os funcionários a se sentirem úteis e os mantém interessados.

4. Se sentir desvalorizado

Os colaboradores querem reconhecimento por seu trabalho. Quando uma empresa ignora as realizações de um funcionário, eles podem buscar valor em outro lugar, como em um novo emprego. Implemente um sistema que valide os bons trabalhadores para que seus funcionários se sintam parte integrante da empresa.

5.  A cultura corporativa já não se encaixa mais

Essa pode ser a causa mais difícil de corrigir. Embora outros motivos se centrem no indivíduo, esse costuma ser um problema de todas as empresas. No entanto, a promoção de uma comunicação aberta no local de trabalho entre gestores e funcionários pode aumentar as taxas de retenção. Oferecer oportunidades de networking fora do escritório também promove um senso de ‘camaradagem’ e lealdade.

Em última análise, embora os empregadores geralmente prefiram reter um funcionário valioso do que contratar alguém novo, não precisa ser frustrante perder alguém. Muitos empregadores acreditam que há motivos para optimismo depois que os profissionais pedem demissão: 87% viram as demissões como uma boa oportunidade para adicionar novos talentos ao negócio.

‘’A saída de funcionários também pode ser uma chance de obter uma melhor compreensão do que pode ser melhorado em sua organização por meio do feedback que surge do processo de saída.’’ Finaliza François.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

53% dos profissionais preferem trabalho híbrido

53% dos profissionais Portugueses começariam a procurar um novo emprego se lhes dissessem que teriam de trabalhar mais dias no escritório – apesar de 27% dos empregadores quererem mais profissionais no escritório. As conclusões são de uma pesquisa recente com 2.000 profissionais e empregadores de Po

Ler mais

Trabalho flexível insatisfatório para 64% dos funcionários

Dois terços dos colaboradores entrevistados afirmam que as práticas de trabalho flexíveis das suas empresas não se adequam às suas necessidades pessoais – com outros 36% a afirmarem que os seus arranjos de trabalho flexível atualmente estão em linha com suas conveniências. De fato, apenas 25% das em

Ler mais

O que impulsiona a geração Z no mercado de trabalho?

Com a ascensão da Geração Z no mercado de trabalho, as empresas estão a enfrentar o desafio de atrair e reter os jovens talento. O que move a geração Z ao tomar decisões de carreira? O especialista em recrutamento da Robert Walters realizou recentemente uma pesquisa entre jovens profissionais com 1

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.