pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

4 conselhos para recrutar o candidato certo para a sua empresa de contabilidade

Atrair e recrutar novos candidatos para o seu escritório de serviços de contabilidade pode ser um desafio. Embora bastante procurados, os perfis com a experiência necessária são difíceis de encontrar. Profissionais com conhecimentos profundos de contabilidade e questões fiscais ou de tributação são poucos, e bastante procurados no comércio e indústria. 

Ao longo do tempo, os contabilistas e responsáveis de contabilidade podem querer mudar para empresas de outros setores e com outras atividades. Por outro lado, a mudança no sentido contrário é menos óbvia, pois os candidatos que vêm de empresas de outros setores têm backgrounds mais especializados, e precisam de ter perfis mais generalistas. Consequentemente, as empresas que prestam serviços de contabilidade têm uma fonte de talento reduzida para recrutar, pelo que a busca de candidatos pode parecer interminável ou impossível. 

Embora uma oferta de salário atrativo seja importante, este não é o primeiro aspeto a ter em conta, já que a remuneração de um contabilista costuma ser análoga numa empresa de contabilidade e numa empresa privada. Por outro lado, um contabilista numa empresa privada irá provavelmente focar-se no setor a que a companhia pertence, enquanto um contabilista num escritório de contabilidade tem de estar familiarizado com questões fiscais e de impostos em diferentes setores. Desta forma, quando um contabilista de uma empresa privada procura passar para um escritório de contabilidade, terá de pedir um salário apenas ligeiramente acima de um contabilista júnior. 

Assim, como atrair os perfis certos que encaixem na sua empresa? E em que aspetos se deve focar durante a procura? A nossa equipa de consultores de Contabilidade e Finanças deixa-lhe quatro conselhos para contratar os melhores candidatos. 

1. Aproveite os interesses do candidato

Está à procura de candidatos com um grande interesse em contabilidade e assuntos fiscais? Utilize esse interesse e chame a atenção para cursos de formação atualizados e outros tipos de training que a sua empresa pode oferecer. Os candidatos mais júnior vão ficar agradecidos pela oportunidade, enquanto os perfis mais experientes podem continuar a aprender e tornar-se verdadeiros especialistas. 

As responsabilidades dentro de uma empresa de contabilidade tendem a ser mais variadas que numa empresa específica de outro setor, já que no primeiro caso os contabilistas têm clientes de todos os tipos de empresa e área de negócio, e gerem a sua contabilidade do início ao fim. Além disso, empresas de contabilidade têm processos automatizados para várias funções de contabilidade mais básicas, tornando as tarefas diárias muito mais interessantes para profissionais que querem realmente aprender o assunto.

2. Dê uma imagem clara do trabalho

Obviamente, não existem duas empresas de contabilidade iguais. Há grandes diferenças quanto à tecnologia utilizada para apoiar as tarefas, e o tipo de aconselhamento dado. Além disso, o número de empregados varia significativamente de uma empresa para outra. Assim, é importante criar as expectativas corretas nos candidatos e apresentar-lhes uma imagem realista do emprego a ser oferecido.  

Procure encontrar um perfil que realmente encaixe com a oferta de emprego, pois assim o seu novo candidato vai ficar mais tempo na empresa. Uma oferta de emprego clara e com uma descrição completa é essencial para ser bem-sucedido neste âmbito.

Pode sempre pedir a uma consultora de recrutamento especializado para rever a oferta se sentir insegurança, ou se achar que não está a transmitir exatamente a essência do trabalho. Uma agência de recrutamento pode ajudar na descrição das competências exatas requeridas para o posto, e acrescentar no texto da oferta elementos adicionais que podem ser muito importantes.

3. Sublinhe o pacote de benefícios oferecido

Considere todas as regalias que pode oferecer: por exemplo, um carro da empresa é um forte ponto a favor em escritórios de contabilidade, em que pode mesmo valer a pena investir. Igualmente, ter uma forte presença local apela a muitos candidatos, júnior e sénior.

Procure encontrar um perfil que realmente encaixe com a oferta de emprego, pois assim o seu novo candidato vai ficar mais tempo na empresa. Uma oferta de emprego clara e com uma descrição completa é essencial para ser bem-sucedido neste âmbito.

E não se esqueça dos subsídios para despesas, que muitas vezes se revelam um acessório ao salário básico bastante atraente para os candidatos.

4. Recrute dentro da empresa e estabeleça estratégias de retenção de talento 

Finalmente, será que vale a pena recrutar um novo candidato para um posto que abriu na sua empresa quando, se calhar, já tem o candidato certo a trabalhar consigo? Vá analisando os interesses e aspirações dos seus funcionários, independentemente de gerir uma empresa grande ou pequena. Seria uma pena se um profissional talentoso se fosse embora por estar infeliz com a falta de progressão de carreira ou nível salarial. 

Talvez um dos seus empregados gostasse de avançar na sua carreira? Segundo a nossa Pesquisa Salarial, 96% dos profissionais estaria aberto a uma nova oportunidade sem estar ativamente à procura.

Assim, se já tem empregados na companhia há algum tempo, estes serão mais fáceis de formar do que um candidato recém-chegado. Afinal, já conhecem a empresa, o negócio e os processos, pelo que poderiam ser, potencialmente, bons perfis para uma promoção. Além disso, importa sublinhar que profissionais com mais experiência são muito mais difíceis de encontrar do que perfis júnior. 

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

4 tendências importantes para a área financeira

O diretor financeiro moderno está cada vez mais envolvido no processo de contratação. Por isso, é importante saber o que está a acontecer no mercado da gestão operacional provisória. Apresentamos as tendências mais importantes: Tendência 1: O método backfill Uma tendência a que estamos a assistir mu

Ler mais

Evolução do papel do CFO

A figura do CFO evoluiu nos últimos anos de um gestor de recursos financeiros responsável pela administração e contabilidade da empresa, para um impulsionador de negócios no qual os membros da administração confiam para a tomada de decisões. Susana Costa, Head of Finance da Robert Walters Lisboa, pa

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.