pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

4 tendências importantes para a área financeira

O diretor financeiro moderno está cada vez mais envolvido no processo de contratação. Por isso, é importante saber o que está a acontecer no mercado da gestão operacional provisória.

Apresentamos as tendências mais importantes:

Tendência 1: O método backfill

Uma tendência a que estamos a assistir muito atualmente é o chamado método de backfill. Tradicionalmente, os gestores interinos são contratados para assumir trabalho extra ou um projeto específico dentro de uma empresa, como a implementação de um sistema ERP, por exemplo. O método backfill inverte este processo: a equipa permanente trabalha no novo projeto, enquanto os gestores interinos são contratados temporariamente para se ocuparem das operações do dia a dia.

Este novo processo tem várias vantagens. A mais óbvia é que todo o conhecimento sobre o novo projeto permanece na organização. No passado, acontecia por vezes que este conhecimento desaparecia juntamente com o gestor interino quando o projeto era concluído. Além disso, o backfill dá aos colaboradores permanentes a oportunidade de trabalharem eles próprios num projeto interessante. Deste modo, mantêm-se mais envolvidos e podem desenvolver-se mais. Por último, o gestor interino identifica regularmente restrições ou pontos de melhoria nos processos empresariais diários, o que permite ganhos de eficiência também nas atividades regulares.

No entanto, é frequentemente contratado um gestor de projetos externo experiente para orientar todo o processo na direção certa. Em muitos casos, trata-se de implementações ou projetos complicados e é importante ter alguém capaz de orientar a equipa e ajudar sempre que necessário.

Tendência 2: Contratação de gestores operacionais interinos para selecionar o software de BI adequado

Atualmente, é um trabalho a tempo integral encontrar as ferramentas de Business Intelligence mais adequadas para a sua empresa. Todos os intervenientes têm de ser consultados sobre as suas preferências, é necessário distinguir entre o que é bom e o que é necessário, os fornecedores destas ferramentas têm de ser convidados a fazer apresentações, etc. Numa pequena organização, ainda é possível organizar isto internamente, mas nas grandes empresas a tendência é para contratar um perito externo para fazer esta seleção.

Existem muitos gestores operacionais interinos especializados neste tipo de ferramenta, por exemplo, controladores ou analistas de negócios. Eles mantêm o processo claro e garantem que a empresa escolha a solução de BI mais adequada para a empresa. É muito comum que este profissional fique também a supervisionar a implementação.

Tendência 3: A procura de controladores empresariais e financeiros só irá aumentar devido à pandemia

Devido à pandemia, muitas empresas estão a concentrar-se nos custos, o que significa que estão a ser contratados muitos gestores interinos no âmbito do controlo empresarial para fazer um levantamento completo e detalhado da situação financeira. As empresas querem saber exatamente em que ponto se encontram e se estão preparadas para o futuro, ou como podem tornar-se preparadas para o futuro.

Ao mesmo tempo, os controladores financeiros também são procurados. A razão para isso é que ainda há muito trabalho a fazer no que diz respeito às contas anuais e muitas empresas têm de estar atentas ao fluxo de caixa, aos relatórios e a uma maior digitalização.

Muitas empresas têm os seus próprios controladores de negócios, controladores financeiros ou ambos, mas especialmente devido à crise do coronavírus, a carga de trabalho aumentou de tal forma que são necessários mais profissionais financeiros.

Tendência 4: Após uma pequena descida, as taxas voltaram ao nível anterior

No início da crise do coronavírus, as taxas de gestão interina para os profissionais do sector financeiro baixaram. Devido a toda a incerteza que prevaleceu inicialmente, os gestores interinos contentaram-se com um pouco menos ou reduziram o seu horário de trabalho. Mas depois de a situação se ter estabilizado e de todos se terem habituado à nova normalidade, as taxas voltaram a subir rapidamente e estão agora de volta aos níveis anteriores à pandemia.

Além disso, não há qualquer problema para os gestores interinos trabalharem a partir de casa e começarem a trabalhar de forma autónoma. Aconselho as empresas a organizarem uma boa integração e a conhecerem-se pelo menos uma vez na vida real.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.