pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

3 pontos que tornam as Startups mais atraentes

Enquanto grandes marcas e grandes benefícios aos funcionários costumavam ser uma proposta atraente, parece que a força de trabalho de hoje valoriza mais do que apenas vantagens e recompensas financeiras e está a encontrar isso em startups.

É fácil apontar para o “fator coolness” das startups para explicar as mudanças das grandes empresas e mais estabelecidas, mas coolness por si só não contribui para a satisfação do funcionário no trabalho, nem ajuda as estatísticas assustadoras de que 3 em cada 4 startups não dão certo e saem do negócio com bastante rapidez.

Numa pesquisa recente global da Robert Walters, 50% dos profissionais preferem a experiência de trabalhar numa startup à estabilidade de uma empresa tradicional e bem estabelecida. Com o aumento do número de profissionais trabalhando em startups, fica claro que há movimento de funcionários de empresas tradicionais para empreendimentos da nova era.

Dentre os principais motivos em que os profissionais estão a deixar os seus atuais empregos em empresas tradicionais, temos:

  • 55% Progressão de carreira
  • 33% Para experimentar algo novo
  • 20% Cultura corporativa fraca
  • 14% Para requalificar
  • 13% Maior flexibilidade

Ao entrevistar diversos líderes de startups, a Robert Walters identificou as principais estratégias de atração que usam: Crescimento de carreira, Inovação e Cultura.

Crescimento de Carreira

Os colaboradores de hoje em dia querem sentir que a sua contribuição para a empresa tem um impacto. As pessoas ficam felizes em trabalhar arduamente, mas os profissionais investigados disseram que querem trabalhar numa cultura que os inspire a fazer o melhor (42%) e a ter autonomia sobre os seus projetos (28%). Também querem receber reconhecimento de maneiras além do pagamento e bónus.

Embora as startups às vezes não ofereçam um alto salário inicial, oferecem um ambiente de trabalho diferenciado e desafiador. 43% dos profissionais pesquisados disseram que o ambiente de trabalho desafiador vivenciado em uma startup é resultado do cenário de negócios em constante mudança.

As startups orgulham-se de se moverem rapidamente. É provável que a função para a qual alguém foi contratado pareça drasticamente diferente depois de alguns meses. Isso permite que profissionais ambiciosos prosperem ao abraçar a mudança e a trabalhar de forma independente.

Inovação

As startups são pequenas equipas autónomas que trabalham em condições de extrema incerteza, procurando um modelo de negócios repetível e escalável, com foco no valor que fornecem aos seus clientes. Há também muitas dinâmicas em jogo numa startup e um número importante de restrições. Por exemplo, tempo e dinheiro, e o tipo de financiamento que as startups conseguem precisam de validação constante e a prova de que estão no caminho certo para as incentivar a continuar a experimentar.

A startups e empreendedores de forma mais ampla incorporam os princípios fundamentais da inovação para gerar resultados comerciais. Aceitam falhas e riscos e respondem a desafios e oportunidades com facilidade devido à sua agilidade. Veem o fracasso como uma experiência de aprendizagem para melhorar um produto ou negócio e estão constantemente a ajustar, a dinamizar e a reafirmar os seus modelos de negócios, design, produto ou serviço para se adequar ao mercado e criar valor para o cliente.

Cultura

Como as startups geralmente são administradas por uma pequena equipa a trabalhar em conjunto, a sua “cultura” é tipicamente um reflexo das paixões e personalidades da equipa fundadora. Na maioria das situações, cada indivíduo que trabalha numa startup contribui para a cultura geral.

A cultura de startup visa quebrar as barreiras e obstáculos de crescimento que as corporações mais estabelecidas podem ter e é conhecida por ser criativa, descontraída em vez de rígida e movida pela paixão.

Quando questionamos os profissionais sobre o que mais valorizam hoje em dia em uma empresa a resposta foi:

  • 42% Colegas e cultura que os inspiram a fazer o seu melhor
  • 34% Trabalho desafiador e interessante
  • 30% Gestão aberta e eficaz
  • 28% Autonomia sobre tarefas e prioridades
  • 27% Trabalho fléxivel

Em conclusão vemos que as percepções dos profissionais sobre os contrastes entre empresas estabelecidas e pequenas empresas são significativas. As empresas estabelecidas precisam mover-se rapidamente para adotar as melhores partes da cultura de startup nos seus negócios para competir pelos melhores talentos.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

+53% de vagas de emprego de alto nível no último ano 52% da Geração Z esperam uma promoção anual 5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colabor

Ler mais

Melhore a sua carreira: Destaque-se na próxima avaliação de desempenho

Em um mundo competitivo para evoluir profissionalmente, a sua avaliação anual de desempenho é mais do que apenas uma verificação. É uma oportunidade para ostentar as suas vitórias, delinear o seu futuro e ser reconhecido pelas suas conquistas. Com o mês anual de avaliação à porta, é hora de se prepa

Ler mais

Dois terços das mães que trabalham alegam falta de reconhecimento e oportunidades

Uma pesquisa realizada com 2.000 profissionais pela empresa de recrutamento Robert Walters descobriu que 56% das mães trabalhadoras ainda não receberam uma promoção de seu empregador atual, apesar de sentirem que a ganharam – uma diferença de 14% em comparação com os pais que trabalham. Mais de um q

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.