pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Como tornar a vida do seu manager (e a sua) mais fácil? 4 recomendações eficazes

A existência e desenvolvimento da gestão “de baixo para cima” é essencial para potenciar as relações profissionais com os cargos de chefia

“Um bom manager gasta uma grande parte do seu tempo e energia a tentar compreender as pessoas da sua equipa – por exemplo, o tipo de suporte que necessitam e como conseguir que deem o seu melhor. Por seu turno, os melhores membros da equipa procuram compreender os seus managers e como obter o melhor deles. Esta gestão de baixo para cima pode ajudar a fortalecer a sua relação profissional e a criar mais confiança com o seu chefe”, comenta François-Pierre Puech, Country Director da Robert Walters Portugal.

O e-guide Como Sobreviver ao Teletrabalho da Robert Walters recomenda 4 formas de melhorar a relação profissional com os chefes de equipa para facilitar o entendimento entre todos: 

1. Descubra o estilo de trabalho do seu manager

Descobrir o que motiva o seu manager pode ser uma grande ajuda para a construção de uma relação de trabalho bem-sucedida e duradoura. Ao perceber como o seu manager prefere comunicar, como gosta de receber feedback ou quais são as suas maiores irritações, pode adaptar o seu próprio comportamento para tornar a vida de ambos um pouco mais fácil. Desta forma, beneficiará de uma relação mais positiva, o seu manager apreciará o seu esforço de adaptação e o trabalho fluirá muito melhor. 

2. Partilhe mais do que faria tipicamente 

É sempre uma boa ideia ser visível para o seu manager, mas, estando em teletrabalho, isto torna-se ainda mais importante. Não se trata de encher a caixa de entrada do seu manager com mensagens e atualizações constantes (uma espécie de micromanagement ao contrário). Na verdade, ao descobrir o seu estilo de trabalho prestando atenção ao seu comportamento e a tudo aquilo que vão falando, deve entender os níveis e métodos de comunicação que o seu chefe (ou chefes) prefere. Ao manter o seu manager informado sobre o seu progresso, este não sentirá necessidade de ir atrás de si para saber o estado de cada projeto, pelo que é menos uma coisa com que se preocupar. 

Ao descobrir o seu estilo de trabalho prestando atenção ao seu comportamento e a tudo aquilo que vão falando, deve entender os níveis e métodos de comunicação que o seu chefe (ou chefes) prefere

“Às vezes reportamos a mais do que uma pessoa, e cada uma delas tem o seu próprio estilo de trabalho e de gestão. É importante perceber como cada uma funciona de forma a conseguir o melhor de ambas e do seu próprio trabalho. Vai ver que se experimentar gerir as relações profissionais com as chefias desta forma tudo vai ser mais fácil”, sugere François-Pierre Puech.

3. Crie confiança através das suas ações 

Construir confiança tem tudo a ver com integridade. “Ninguém é perfeito o tempo todo, e há muitas coisas que fogem do nosso controlo diariamente, mas fazer realmente aquilo que se diz que vai fazer é uma das coisas que os managers mais valorizam, pois muitas pessoas dizem que vão fazer ou tratar do assunto X e depois não cumprem”, comenta François. Ao entregar o seu trabalho dentro do prazo, sendo realista e responsável com aquilo que pode fazer e cumprir as suas promessas, ou ao estar disponível para ajudar em projetos adicionais, irá apresentar-se como um trabalhador independente que não precisa ser “microgerido.” Afinal, o micromanagement é frequentemente o resultado da convicção de um manager de que as pessoas da sua equipa não vão fazer o seu trabalho sem o seu controlo ou ajuda.

4. Lembre-se de discordar

O seu manager não lê pensamentos. Se discordar de uma decisão que se está a tomar, ou se tiver uma sugestão de como algo podia ser melhorado, cabe-lhe a si fazer-se escutar. Não deixe que pareça que se está a queixar, pelo contrário, encontre o momento e local adequados para expressar as suas divergências e faça-o com todo o respeito. Fazer isso mostra que se preocupa, e “um bom manager respeitará e considerará bem vindo escutar pontos de vista alternativos – quem sabe a sua perspetiva simplesmente não lhe tenha ocorrido antes?” conclui François-Pierre Puech.

E-guide Como Sobreviver ao Teletrabalho

Neste guia, a Robert Walters oferece uma série de conselhos para diferentes tipos de personalidade ou situações de vida em teletrabalho, assim como estratégias essenciais para ajudar cada pessoa, a sua equipa e manager a trabalharem remotamente de forma eficaz e produtiva. Solicite uma cópia totalmente gratuita aqui.

Para mais informação, solicite o nosso Survival Guide to Working from Home, visite a nossa página sobre Smart Working ou assista aos nossos webinars. Descubra todos os nossos e-guides aqui.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Desafios e oportunidades para mulheres no ambiente de trabalho pós-pandemia

A pandemia trouxe consigo uma série de transformações profundas em todos os aspectos da vida, incluindo o profissional e o pessoal. Com o surgimento de novas realidades e necessidades, as mulheres enfrentam desafios únicos à medida que exploramos a era pós-pandemia. Desafios da mulher no ambiente de

Ler mais

Por que razão os profissionais de remuneração e benefícios se tornaram indispensáveis num departamento de RH

O gestor de remunerações e benefícios é a pessoa responsável pela conceção, implementação e gestão de políticas de remuneração dos colaboradores. Estas políticas assumiram uma maior relevância no papel de atração e retenção de talento. É um perfil comum em grandes empresas que necessitam de um númer

Ler mais

Como evitar fraudes em ofertas de emprego online

O número de candidatos que procuram por novas oportunidades online aumentam a cada dia. Infelizmente, com esta tendência, surgem oportunidades falsas cujo intuito é a exploração dos candidatos, a fim de obter seus dados pessoais e, até, informações bancárias. François-Pierre Puech, country director

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.