pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

  •  +53% de vagas de emprego de alto nível no último ano
  •  52% da Geração Z esperam uma promoção anual 
  •  5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados


A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração.

"No passado, cargos como líder, diretor ou sócio exigiam anos de experiência e trabalho árduo. No entanto, isso agora parece estar mudando. É o que podemos chamar coloquialmente de 'titulitis' e é cada vez mais comum entre jovens profissionais da geração Z", afirma Javier de Gregorio, Manager do departamento de Engenharia na Robert Walters, consultora de recrutamento.

De acordo com uma análise de mais de 2 milhões de anúncios no setor de tecnologia feita pela Datapeople, os recrutadores triplicaram o uso da palavra "líder" para empregos voltados para jovens profissionais desde 2019. Ao mesmo tempo, o uso da palavra "júnior" foi reduzido para metade. 

Qual é a raiz da inflação do emprego?

A proliferação destes títulos profissionais surge numa altura em que as empresas têm de fazer grandes esforços para se adaptarem às expectativas dos profissionais das gerações mais recentes, como a geração Z, sem necessariamente disporem de meios financeiros para refletir isso na sua remuneração.

De acordo com a nossa pesquisa realizada, mais da metade da geração Z espera ser promovida a cada 12-18 meses e, se não o fizer, começará a procurar ativamente um novo emprego.

Por que as empresas permitem a inflação de empregos?

Ao inflacionar os postos de trabalho, as empresas pretendem dar uma imagem de credibilidade perante os seus clientes e parceiros. Além disso, isso pode compensar oportunidades limitadas de promoção interna ou salários abaixo do mercado. Portanto, o diploma profissional se tornaria um meio adicional de reter os melhores talentos em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

"É comum que um profissional da Geração Z prefira um cargo de diretor de dados dentro de uma startup a ser analista de dados em uma Big 4. Além disso, é importante que as startups mostrem um organograma sênior ao procurar financiamento", diz Javier.

Que problemas podem criar a inflação do emprego?

A Datapeople observa que, se o termo "senior" for usado incorretamente, o número de pessoas que se candidatam à oferta de emprego pode diminuir em 39%. Os candidatos menos experientes podem ser vistos como não qualificados para o cargo, mesmo que possuam as competências certas. Por outro lado, os candidatos com uma vasta experiência podem ser desencorajados por um desenvolvimento de tarefas e um nível de responsabilidade inferior ao seu nível.

"Candidatos com diplomas bombásticos que são superiores às suas habilidades reais não serão capazes de justificar adequadamente sua trajetória profissional durante uma entrevista de emprego e, portanto, podem ter dificuldades na hora de conseguir o emprego que desejam", diz Javier.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.