pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Como comunicar eficazmente com máscara numa entrevista de emprego?

Algumas empresas ainda solicitam o uso obrigatório de máscara durante entrevistas presencialis, o que pode dificultar algumas situações. Ao cobrir uma grande parte do rosto do candidato e do entrevistador, a máscara limita a leitura de expressões faciais e a compreensão do discurso.

“Recomendamos que uma primeira entrevista com um candidato nesta fase seja realizada por vídeo, o que permite evitar as deslocações em transportes públicos e a utilização de máscara. Por outro lado, para uma entrevista final, em que as empresas preferem conhecer os candidatos cara-a-cara para tomar uma decisão, o uso da máscara torna-se essencial como forma de proteção individual, mas também cria algumas dificuldades”, comenta Susana Costa, Manager da divisão de Finanças e RH da Robert Walters. 

Assim, para que o seu desempenho na entrevista não seja prejudicado pela utilização de máscara, a Robert Walters deixa-lhe 6 dicas para facilitar a comunicação e empatia nessas circunstâncias:

1. Confirme as indicações de segurança antes da entrevista

Muitas empresas já começaram a aceitar reuniões com pessoas externas nos seus escritórios, mantendo as medidas de segurança e distanciamento social necessárias. As salas têm um limite de ocupação, os elevadores devem levar uma pessoa de cada vez, e a utilização de máscara é obrigatória em reuniões e deslocações dentro escritório. Recomendamos que nesta fase não retire a sua máscara durante a entrevista, principalmente se esta se realizar numa sala fechada, de forma a evitar potenciais riscos de infeção. 

2. Informe o seu entrevistador que pretende seguir todas as medidas de distanciamento social

Após entrar na sala onde se realizará a entrevista e de cumprimentar, idealmente à distância, o entrevistador, avise que planeia manter a máscara durante o decorrer da entrevista, para evitar situações em que o entrevistador possa querer retirá-la, embora tal seja desaconselhado. Sublinhe também que poderá repetir o que quer que seja caso não entendam alguma coisa do que disser devido à máscara.

3. Não tenha medo de se repetir ou de pedir que repitam uma ideia

Quando todos estão a utilizar máscara, é muitas vezes difícil perceber o que a outra pessoa está a dizer. Além disso, duas pessoas reunidas com máscara sentadas a 2 metros de distância torna a comunicação ainda mais desafiante. Pode sentir preocupação em não conseguir expressar as suas ideias ao entrevistador de forma clara, ou frustração se a comunicação não se proceder sem problemas. Para diminuir a sua ansiedade, o melhor é aceitar que irá haver momentos em que simplesmente terá de repetir o que disse, e vice-versa. Se não for capaz de perceber a explicação ou pergunta do entrevistador, não hesite em pedir-lhe educadamente que repita o que disse.

 O melhor é aceitar que irá haver momentos em que simplesmente terá de repetir o que disse, e vice-versa

4. Tenha mais atenção à forma como fala

Uma vez que a sua voz normal vai soar mais baixa ao utilizar máscara, procure falar de forma mais clara e articulada, enunciando bem as palavras (sem exagerar). Pode ser também necessário falar num tom mais alto que o normal, pois a máscara abafa a sua voz. Números e palavras chave importantes devem ser repetidos pelo menos duas vezes ou enfatizados no final da sua resposta para garantir que não há falhas de compreensão da outra parte. Se costuma falar muito depressa, faça um esforço para falar mais devagar para que a outra pessoa possa perceber tudo o que está a dizer. Pequenas pausas antes e depois de palavras ou exemplos importantes que deseja enfatizar também ajudarão o entrevistador a compreender melhor a sua mensagem. 

Top tip: Antes da entrevista, grave-se a si mesmo a responder a perguntas utilizando máscara e veja como soa a sua voz – peça uma segunda opinião para ir para a entrevista com a melhor preparação possível. Ao ajustar o seu tom, volume e velocidade, entrará na entrevista sem preocupações.

5. Utilize o contacto visual e gestos a seu favor

Quando metade da sua cara está tapada, ler as expressões faciais do outro torna-se complicado. Assim, utilize o contacto visual e linguagem corporal e gestual para transmitir melhor as suas ideias. Mantenha o contacto visual com o entrevistador enquanto este se dirige a si. Para demonstrar que está a perceber o que este está a dizer e que está atento, vá assentindo com a cabeça.

Ao utilizar máscara, demonstrar o seu entusiasmo com um sorriso é impossível, pelo que deve apostar na linguagem corporal para demonstrar o seu interesse e evitar parecer aborrecido. Quando for a sua vez de falar, mantenha também o contacto visual e não tenha medo de utilizar as suas mãos para gesticular o que for necessário como apoio às suas palavras. Quando utilizados de forma eficaz, os gestos podem fazê-lo parecer dinâmico e entusiástico. Porém, fazê-lo em demasia pode também ser uma distração para o entrevistador, pelo que deve encontrar um equilíbrio.

6. Prefira máscaras simples e lisas

Embora existam muitas opções de máscaras por onde escolher em termos de estilo e cor, o ideal é utilizar máscaras simples e lisas, brancas, negras ou de tons claros. As máscaras cirúrgicas descartáveis são uma boa opção e costumam ser mais confortáveis. Se a cor da sua máscara for muito berrante ou tiver desenhos ou um padrão colorido e/ou chamativo, pode distrair a outra pessoa daquilo que está a dizer. Tente também manter os seus olhos visíveis, retirando o cabelo da cara. O essencial é estar o mais apresentável e simples que conseguir. 

“Seguindo todas estas recomendações, não há razão para que uma entrevista com máscara seja pior do que as outras. A preparação do candidato (e do entrevistador) deve ser igual, com uma atenção extra à forma como fala e se apresenta durante a entrevista”, conclui Susana.

Visite a nossa página Smart Working ou assista aos nossos webinars. Descubra todos os nossos e-guides aqui.

Precisa de mais conselhos de carreira? Entre em contacto connosco.

Share this article

Related Solutions

Sign up for job alerts
Salary Survey
Career Advice
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

+53% de vagas de emprego de alto nível no último ano 52% da Geração Z esperam uma promoção anual 5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colabor

Ler mais

Melhore a sua carreira: Destaque-se na próxima avaliação de desempenho

Em um mundo competitivo para evoluir profissionalmente, a sua avaliação anual de desempenho é mais do que apenas uma verificação. É uma oportunidade para ostentar as suas vitórias, delinear o seu futuro e ser reconhecido pelas suas conquistas. Com o mês anual de avaliação à porta, é hora de se prepa

Ler mais

Dois terços das mães que trabalham alegam falta de reconhecimento e oportunidades

Uma pesquisa realizada com 2.000 profissionais pela empresa de recrutamento Robert Walters descobriu que 56% das mães trabalhadoras ainda não receberam uma promoção de seu empregador atual, apesar de sentirem que a ganharam – uma diferença de 14% em comparação com os pais que trabalham. Mais de um q

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.